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dc.creatorChing, Handel Carrera
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:14Z-
dc.date.available2010-09-20
dc.date.available2016-06-22T18:36:14Z-
dc.date.issued2010-03-25
dc.identifier.citationCHING, Handel Carrera. Projetos de educação e civilidade : controle social e disciplinarização dos costumes em Uberabinha, MG (1888-1926). 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13828-
dc.description.abstractThis search sought to understand the construction of representations concerning to the ideal citizen for the new society of the Brazilian First Republic (1889-1930). The problem we aimed to answer through this research regards to the representations of the idealized citizen built by local newspapers in the city of Uberabinha on the period from 1888 to 1926. To better understand the qualifications of the new citizen and the republican society we plotted as specific goals the understanding of work positivity explicit in local newspapers and in criminal proceedings; the analysis of social groups that had their way of life and how they reorganized themselves during the attempted reordering and cleaning of public urban space; to conclude, we aimed to understand the role of primary school to the achievement of ideal citizen for this desired new society. To answer these questions, we used as documentary source local newspapers, criminal proceedings, Proceedings of the City Council, Municipal Code of postures and Laws and Statutes of Uberabinha. Our results have revealed that in a period in which the educational institution had not established itself inward the state of Gerais, the "space producers" used the journals as a strategy to highlight their citizenship plans of patriotism and civility. The defendants from the poor classes defend themselves using speech that was close to the dominant groups, an example of appropriation and (re) signification of the strategies made by the weak to get rid of the stigma of felon or subversive. The formation of the first elementary school in Uberabinha still was, over this period, insufficient to achieve the national representations of the republican ideal citizen and therefore the elites propagated their ideas through press.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectGrupo escolarpor
dc.subjectUberabinhapor
dc.subjectControle socialpor
dc.subjectCivilidadepor
dc.subjectHigienizaçãopor
dc.subjectHistory of educationeng
dc.subjectElementary schooleng
dc.subjectUberabinha social controleng
dc.subjectCivilityeng
dc.subjectHygieneeng
dc.subjectEducação - Históriapor
dc.subjectUberlândia (MG) - Ensino primário, 1888-1926por
dc.titleProjetos de educação e civilidade : controle social e disciplinarização dos costumes em Uberabinha, MG (1888-1926)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima, Sandra Cristina Fagundes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701026Y6por
dc.contributor.referee1Carvalho, Carlos Henrique de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791686A6por
dc.contributor.referee2Gondra, José Gonçalves
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785052E6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4713075A2por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho busca compreender a construção das representações acerca do cidadão ideal para a nova sociedade brasileira da Primeira República (1889-1930). A problemática que buscamos responder por meio desta pesquisa diz respeito às representações do cidadão idealizado construídas pelos periódicos locais da cidade de Uberabinha durante os anos de 1888 a 1926. Para melhor apreender a qualificação do novo cidadão e da sociedade republicana traçamos como objetivos específicos a compreensão da positividade do trabalho explícita nos jornais locais e nos processos-crimes; a análise dos grupos sociais que tiveram sua forma de vida contestada e como eles se reorganizaram durante a tentativa de reordenação e higienização do espaço público-urbano; para finalizar, buscamos compreender o papel dos grupo escolar na concretização deste cidadão ideal para a nova sociedade que se pretendia. Para responder estas questões, utilizamos como escopo documental, os jornais locais, os processos-crimes, Atas da Câmara Municipal, Código de Posturas do Município e Leis e Estatutos de Uberabinha. Os resultados alcançados nos permitem afirmar que em um período no qual a instituição escolar não tinha se firmado no interior do estado das Gerais, os produtores do espaço utilizaram os periódicos como estratégia para evidenciar seus projetos de cidadania, de patriotismo e civilidade. Os réus provenientes das camadas pobres se defendiam usando discursos que se acercavam aos dos grupos dominantes, um exemplo de apropriação e (res)significação das estratégias feitas pelos fracos para se livrarem do estigma de criminosos ou subversivos. A constituição do primeiro grupo escolar, em Uberabinha, ainda era, no período analisado, insuficiente para concretizar as representações do cidadão ideal republicano e, por isso, as elites propagavam suas ideias por meio da imprensa.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753561-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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