Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13820
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSantos, Welson Barbosa
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:13Z-
dc.date.available2010-08-13
dc.date.available2016-06-22T18:36:13Z-
dc.date.issued2010-05-26
dc.identifier.citationSANTOS, Welson Barbosa. A educação sexual no contexto do ensino de biologia: um estudo sobre as concepções de professores/as do ensino médio em escolas de Uberaba - MG. 2010. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13820-
dc.description.abstractThis research has investigated biology teachers comprehension regarding the possibilities and/or difficulties there are to face in the development of the sexual education. Based on the ideas of Parrot (1997, 1999 and 2000), Weeks (1999), Altman (2001, 2005 and 2007), Furlani (2008) and Cross (2008), amongst others, it s assumed that the exclusively anatomical-physiological boarding does not serve the needs or answer the questions of young adolescents and does not face the challenges presented for the sexual education of our time. On the other hand, inhaled in Freire (2006) it is defended the dialogued and critical boarding, that installs an open, free, aesthetic and ethic conversation between teachers and students in matters subject to sexuality. To achieve the point of view of biology teachers regarding the conditions that promote a critical boarding of sexual education focal groups techniques were used. Six biology secondary school teachers of Uberaba/MG, that had taught sexual education in its lessons took part of the focal group. The raised data showed that teachers attempt to develop the subject of sexual education upon the dialogue with the adolescent students, however, this practices shows out to be a great challenge, they try to overcome using their professional experience and the National Curricular Parameters, mainly. The biggest objections or difficulties teachers find when working sexual education are the restricted initial formation, limited to the domain of a specific area, the omission of families and the unpreparedness and disinformation of students.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de biologiapor
dc.subjectDiálogo ético e estéticopor
dc.subjectSexual educationeng
dc.subjectEducation of biologyeng
dc.subjectEthical and aesthetic dialogueeng
dc.subjectBiologia - Estudo e ensinopor
dc.subjectEducação sexualpor
dc.titleA educação sexual no contexto do ensino de biologia: um estudo sobre as concepções de professores/as do ensino médio em escolas de Uberaba - MGpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Naves, Marisa Lomônaco de Paula
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708092A9por
dc.contributor.referee1Cicillini, Graça Aparecida
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790897P4por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Cláudia Maria
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761614P5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282261Z7por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou a compreensão de professores/as de Biologia a respeito das possibilidades e/ou dificuldades que enfrentam no desenvolvimento da Educação Sexual. Por um lado, fundamentados em Louro, (1997, 1999 e 2000), Weeks, (1999), Altman, (2001, 2005 e 2007), Furlani, (2008) e Cruz, (2008), dentre outros, toma-se por pressuposto que a abordagem exclusivamente anatômico-fisiológica não atende aos anseios e curiosidades dos/as jovens adolescentes-discentes e não responde aos desafios apresentados para a Educação Sexual de nosso tempo. Por outro lado, inspirados em Freire, (2006), defende-se a abordagem dialogada e crítica, que instala a conversação aberta e livre, ética e estética entre professores/as e alunos/as em assuntos relativos à sexualidade. Para conhecer o ponto de vista dos/as professores/as de Biologia a respeito das condições que favoreçam uma abordagem dialogada da Educação Sexual foi utilizado o Grupo Focal do qual participaram seis sujeitos professores/as de Biologia do Ensino Médio em Uberaba/MG que desenvolvem a educação sexual em suas aulas. Os dados levantados revelam que os/as docentes procuram desenvolver uma Educação Sexual baseada no diálogo com os/as adolescentes, entretanto, essa prática se lhes apresenta como um grande desafio, que procuram vencer valendo-se principalmente da experiência profissional e dos Parâmetros Curriculares Nacionais. Os maiores obstáculos ou dificuldades que encontram ao trabalharem tal conteúdo estão numa formação inicial limitada ao domínio da área específica, na omissão das famílias e no despreparo e desinformação dos/as alunos/as.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753556-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss Welson.pdf602.14 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.