Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13814
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCosta, Patrícia Oliveira
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:13Z-
dc.date.available2010-05-11
dc.date.available2016-06-22T18:36:13Z-
dc.date.issued2010-03-11
dc.identifier.citationCOSTA, Patrícia Oliveira. Educação on-line na Universidade: o processo de ensinar e aprender cálculo na era das tecnologias digitais. 2010. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2010.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13814-
dc.description.abstractIn this research, we analyzed the development of a collective and cooperative effort involving teachers and graduate and undergraduate of the Federal University at Uberlândia. This effort was that of forming a Virtual Learning Environment applied to teaching and learning processes in the study of a 1st course of Differential and Integral Calculus. In planning this effort, working with projects was organized considering the development of activities that enable an integration of educative moments in classrooms, in computer labs and a Virtual Learning Environment. The production of data was improved little by little along the three years of research. The analysis of this data was undertaken according to the organization of the axes: I The process of producing collective teacher knowledge from an on-line education point of view in the University and II The construction and the use of a VTE in teaching and learning environments for university Calculus. The improvement of Information and Communication Technologies enabled the development of on-line Education in a University. In this study, we came to understand that collective work was a strategy that supported the development of this complex educational practice. Analyzing the practice of constituting Virtual Learning Environment in university level, we came to understand the challenge of producing teacher knowledge related to interactivity and interaction.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação on-linepor
dc.subjectCálculo diferencial e integralpor
dc.subjectModelagem matemáticapor
dc.subjectOn-line educationeng
dc.subject1st level differential and integral calculuseng
dc.subjectMathematic modelingeng
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpor
dc.subjectCálculo diferencialpor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.titleEducação on-line na Universidade: o processo de ensinar e aprender cálculo na era das tecnologias digitaispor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza Junior, Arlindo José de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723098E9por
dc.contributor.referee1Meyer, João Frederico da Costa Azevedo
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783805Z4por
dc.contributor.referee2Freitas, Maria Teresa Menezes
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772596U5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137316Z6por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoNesta investigação, analisamos o desenvolvimento de um trabalho coletivo, envolvendo professores e alunos de Graduação e de Pós-Graduação da Universidade Federal de Uberlândia, na constituição de um Ambiente Virtual de Aprendizagem aplicado ao processo de ensinar e aprender a disciplina Cálculo Diferencial e Integral I. No planejamento dessa disciplina, o trabalho de projetos foi organizado em torno do desenvolvimento de atividades que possibilitassem uma integração dos momentos educativos desenvolvidos na sala de aula, no laboratório de Informática e no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O processo de produção dos dados foi paulatinamente aprimorado ao longo de três anos. A análise dos dados foi elaborada por meio da organização dos seguintes eixos: Eixo I - O processo de produção coletiva de saberes docentes sobre a Educação ON-LINE na Universidade e Eixo II - A constituição e utilização de AVA no processo de ensinar e aprender Cálculo. Observamos que o aprimoramento das Tecnologias da Informação e da Comunicação possibilitou o desenvolvimento da Educação on-line no interior da Universidade. Neste estudo, compreendemos que o trabalho coletivo foi uma estratégia que permitiu o desenvolvimento dessa prática educativa complexa. Ao analisarmos a prática de constituição de Ambientes Virtuais de Aprendizagem no Ensino Superior, percebemos o desafio de se produzir saberes docentes relacionados aos processos de Interatividade e Interação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753518-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Diss.pdf5.63 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.