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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13810
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Barros, Fernanda | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:36:12Z | - |
dc.date.available | 2006-04-24 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:36:12Z | - |
dc.date.issued | 2006-02-08 | |
dc.identifier.citation | BARROS, Fernanda. Lyceu de Goyaz : elitização endossada pelas oligarquias goianas 1906-1937. 2006. 167 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13810 | - |
dc.description.abstract | The choice of this invetigation object, the Lyceu de Goyaz, was possible by French Rebolution of Historiograph. Tpublished in 1929, by Lucien Febvre and Marc Bloch entitled:Annales d’histoire économique et sociale, was founded to promote a new history and encouraged the historiographer to the XX century in your three stage, 1929-1945, 1946-1968, 1968 to front. Add the division, this movement characterized how a usual point, interation between the history and the social science. The object of this study, how instituition, introduce characteristics accept with us, how exact to your classification. Possess one planning how a pratice system, organize by your agents in divers periods. In special presentation demand one education model to the young, boys class. The study period was debilitaded, considerade in 1906 begins the reformulate of the instituition regulation to equiparat to Ginásio Nacional was effect, exigence of Epitácio Pessoa Reform of 1901. The nacional legislation agreement was made by all First Republic period and still to seven following years to 1930 Revolution. The wealthiness fount was a considerable thing to choice the topic and established in periods. The oral founts by the instituitions refering to students groups of 1937 with are alive, even obtain impotants things in procedings interview, not to exalt oral fount to one prominence place in this investigation. The first documental fount was considerated how the principal and guide to take the conclusion, first to the big quality and than the real representation value to collection informations. Exist one diversity of documents about Lyceu de Goyaz they’re meeting in four departments. The Lyceu funcion is the social handspike. Who possess money, after Lyceu win the society respect. The elite people not happen just in economic elite and occupy the public job, politic connected to cultural education in Goiás. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | História da educação | por |
dc.subject | História das instituições | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Education history | eng |
dc.subject | History of intituition | eng |
dc.subject | Educação - Goiás (Estado) - História | por |
dc.title | Lyceu de Goyaz : elitização endossada pelas oligarquias goianas 1906-1937 | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor-co1 | Goncalves Neto, Wenceslau | |
dc.contributor.advisor-co1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787504U5 | por |
dc.contributor.advisor1 | Carvalho, Carlos Henrique de | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791686A6 | por |
dc.contributor.referee1 | Araujo, Jose Carlos Souza | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787936D6 | por |
dc.contributor.referee2 | Xavier, Libânia Nacif | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763883A8 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739504H6 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Educação | por |
dc.description.resumo | A escolha deste objeto de pesquisa, o Lyceu de Goyaz, foi possibilitada pela chamada “Revolução Francesa da Historiografia”. A revista publicada em 1929, por Lucien Febvre e Marc Bloch, intitulada: Annales d’histoire économique et sociale, foi fundada para promover uma nova história e encorajou os historiadores do século XX nas suas três fases, 1929-1945, 1946-1968, 1968 à frente. Apesar das divisões, o movimento se caracterizou com um ponto em comum, interação entre a história e as ciências sociais. O objeto deste estudo, sendo uma instituição, apresenta as características aceitas por nós, como as corretas para a sua classificação. Possuiu um planejamento, bem como um sistema de práticas, organizado por seus agentes em diversos períodos. Em especial apresentou claramente o ideal de educar uma classe de jovens rapazes. O período de estudo foi delimitado levando em consideração que, em 1906 iniciaram-se as reformulações do regulamento da instituição para que a equiparação ao Ginásio Nacional fosse efetivada, exigência da reforma Epitácio Pessoa de 1901. Os ajustes à legislação nacional foram feitos por todo o período de Primeira República, e continuaram nos sete anos que seguiram a Revolução de 1930. A riqueza de fontes para este estudo foi algo relevante na escolha do tema e na periodização estabelecida. As fontes orais sobre a instituição referem-se à turma de alunos de 1937 que ainda estão vivos, mesmo obtendo dados importantes nas entrevistas processadas não elevamos as fontes orais a um lugar de destaque nesta pesquisa. As fontes documentais primárias foram consideradas como principais e norteadoras na busca de conclusões, primeiramente pela grande quantidade e, por conseguinte, o valor que representaram à coleta de dados. Há uma diversidade de documentos acerca do Lyceu de Goyaz que se encontram em quatro arquivos. O Lyceu funcionou também como uma alavanca social. Quem possuía dinheiro, depois do Lyceu tinha cultura, quem não tinha posses, depois de ser aluno do Lyceu ganhava respeito da sociedade. A elitização não ocorreu somente em termos econômicos, mas também e principalmente em termos de prestígio social. A elite neste caso era a elite pensante, que ocupava os cargos públicos, políticos e ligados à cultura educacional em Goiás. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81753504 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
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