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dc.creatorMatos, Márcia Helena Rodrigues de
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:12Z-
dc.date.available2010-03-16
dc.date.available2016-06-22T18:36:12Z-
dc.date.issued2009-07-07
dc.identifier.citationMATOS, Márcia Helena Rodrigues de. Educação e impressa em palcos republicanos : análise de jornais de Patos de Minas / MG (1889-1930). 2009. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13808-
dc.description.abstractThis master s degree s dissertation results from a research whose sources were newspapers published in the city of Patos de Minas, state of Minas Gerais, between 1889 and 1930. It aimed to examine the intensity of local discourses in favor of school education. According to the guidelines of the history and education historiography research line, the dealing with sources aimed to identify the social representations ascribed to education and how newspaper worked as a vehicle for the pedagogical discourses. The research development allowed to evaluate ideas spread by the press and to verify if the latter kept a link with the liberal ideas of order and progress related to the newly-created Brazilian republic. Results base the following understanding of the social changes taking place in Patos de Minas at the time: though disconnectedly newspaper articles reflected internally a conception of education promoted by the republican system; rather than defend education for all the people journalists approved the new government regime and spread the local notion of national order. In this regard, this work permit to assert that that the local press did not promoted education as way of reaching progress; rather, it adhered to the newly-established regime and acted as a transmitter of its ideology.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepúblicapor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectImprensapor
dc.subjectCivismopor
dc.subjectInstrução públicapor
dc.subjectRepubliceng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPresseng
dc.subjectCivismeng
dc.subjectPublic teachingeng
dc.subjectEducação na comunicação de massapor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectEducação História Patos de Minaspor
dc.titleEducação e impressa em palcos republicanos : análise de jornais de Patos de Minas / MG (1889-1930)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Guido, Humberto Aparecido de Oliveira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768684H6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744251A0por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação é o resultado da pesquisa com periódicos que circularam na cidade mineira de Patos de Minas no período de 1889 a 1930. A imprensa local se constitui na fonte da pesquisa e teve o objetivo de examinar a intensidade dos discursos locais em prol da educação escolar. Considerando as diretrizes metodológicas da Linha de Pesquisa em História e Historiografia da Educação do Programa de Pós-Graduação em Educação, o eixo norteador do manuseio das fontes esteve direcionado para a identificação das representações sociais atribuídas à educação escolar, bem como a fundamentação do discurso pedagógico veiculado nos jornais de época. Assim, o andamento da pesquisa permitiu a avaliação das idéias propagadas pela imprensa, procurando aferir a ocorrência do vínculo com o ideário liberal pretendido pela proclamação da República, a saber, o da ordem e do progresso. O resultado final das atividades com as fontes oferece a seguinte compreensão do processo de mudança social no município de Patos de Minas: os artigos selecionados refletiam em seu interior, com raciocínios desarticulados, a concepção de educação suscitada pela introdução do sistema republicano federativo; mais do que a defesa da escolarização para todas as camadas sociais, os articulistas davam assentimento ao novo regime e propagavam a percepção local da ordem nacional. Por fim, o trabalho permite afirmar que a imprensa local não desempenhou as funções de vanguarda e de proponente da escolarização como mobilização para o progresso; a imprensa se limitou a aderir ao novo regime, recém implantado e fez veicular a sua ideologia.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753503-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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