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dc.creatorRibeiro, Cristiane Angélica
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:08Z-
dc.date.available2009-08-10
dc.date.available2016-06-22T18:36:08Z-
dc.date.issued2009-02-20
dc.identifier.citationRIBEIRO, Cristiane Angélica. Escola rural e alfabetização: Uberlândia 1936 a 1946. 2009. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13781-
dc.description.abstractThe subject of this search is the illiteracy combat in Uberlandia city through rural schools between 1936 and 1946. The problem was delimited in order to evidence rural schools goals in educate local population. As the main aims of this search we try to analyse the relation between National Education Cruzade and rural education in Uberlandia. The main objectives are: learn about rural education contribuitions as a way to educate country population; to verify the National Education Cruzade projects influence; to analyse the possible conexions between this crusade and local politics projects and then, to comprehend rural primary school teacher s profile. To cover these objectives we use as historic sources Rural School Meeting Minutes, Advisory Board Minutesm, newspapers, rural student s notebooks, photos and rural former teachers interviews. The results that we get allow us to say that illiteracy combat was defended in national levels and local authorities agreed with this objective, as an example, these authorities reproduced the Cruzade speech about educate local population needing, which had as consequence an increase number os rural schools in this city. However, the interviewed former teachers who worked in rural schools said that they never heard or get to know about National Education Cruzade. We also learned through this investigation that most rural teachers was not graduated in teacher s school. The wage paid by the City Council was enough to maintain a modest life and it was one of the lowest wage paid comparing to the rest of the nation. Also, local public government did not offer training courses for teachers nor provide conditions to the teachers study in others cities.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino ruralpor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectCruzada nacional de educaçãopor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectLitteracyeng
dc.subjectNational education cruzadeeng
dc.subjectTeacherseng
dc.subjectEducação ruralpor
dc.subjectEscolas ruraispor
dc.titleEscola rural e alfabetização: Uberlândia 1936 a 1946por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Lima, Sandra Cristina Fagundes de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4701026Y6por
dc.contributor.referee1Santos, Sônia Maria dos
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767934E3por
dc.contributor.referee2Lucini, Marizete
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706244H4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4710277T5por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO tema desta pesquisa é o combate ao analfabetismo no município de Uberlândia por meio da escola rural nos anos de 1936 a 1946. O problema foi delimitado a partir da preocupação em evidenciar a tarefa atribuída à escola rural na alfabetização dos moradores do município. Como objetivo geral da pesquisa buscamos interpretar a relação entre a Cruzada Nacional de Educação e o ensino rural em Uberlândia. Os objetivos específicos foram: apreender a contribuição do ensino rural como meio de alfabetizar a população uberlandense habitante no campo; verificar a influência da campanha de alfabetização denominada Cruzada Nacional de Educação; analisar os possíveis liames entre a campanha e os projetos políticos locais; e, por último, entender o perfil dos professores primários que atuavam nas escolas rurais. Para contemplar esses objetivos foram utilizados como fontes de pesquisa: Atas de Reuniões das Escolas Rurais, Atas do Conselho Consultivo, Atas da Câmara Municipal, jornais, cadernos de um ex-aluno de uma das escolas rurais, fotografias; e entrevistas com ex-professoras das escolas rurais. Os resultados aos quais chegamos possibilitam afirmar que o combate ao analfabetismo era defendido em nível nacional, e as autoridades locais coadunavam com esse objetivo, uma vez que estas últimas, inclusive, reproduziam o discurso da campanha acerca da necessidade de alfabetizar a população, o que teve como conseqüência o aumento quantitativo das escolas rurais do município. Contudo, as professoras entrevistadas que atuaram na época, disseram não conhecer e nunca terem ouvido notícias a respeito da Cruzada Nacional de Educação. Ademais, a investigação a respeito do perfil, da formação, bem como da remuneração que os professores recebiam pelo desempenho profissional, permite-nos alegar que a maioria das docentes que atuavam no ensino rural não possuía o curso normal. Além disso, o salário que o município pagava era suficiente para manter uma vida modesta e estava entre um dos menores do Brasil, como também o poder público local não oferecia cursos de formação para os professores e nem proporcionava condições para que estes estudassem em outras cidades.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753479-
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