Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13780
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Vieira, Eva Aparecida | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:36:08Z | - |
dc.date.available | 2009-07-21 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:36:08Z | - |
dc.date.issued | 2009-04-13 | |
dc.identifier.citation | VIEIRA, Eva Aparecida. Tecnologias no Cotidiano escolar : limites e possibilidades. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13780 | - |
dc.description.abstract | This dissertation is the result of a case study that investigated and analysed the integration of technologies, namely, the object of learning: What can be done to reduce the environmental impact caused by the use of batteries? , in the teaching of Chemistry in a public high-school in the municipality of Uberaba MG. Twenty-seven students and one high-school teacher were part of the investigation. The procedures adopted for this research were: bibliographical revision, questionnaires with open and closed questions, semi-structured interviews and observation. The results pointed out to the fact that integration of technologies in the school context, depends on a number of determinants, such as an adequate technological infrastructure, investment in teacher training, review of teaching and learning paradigms and convictions about how to improve students learning by means of technologies, and the need to rethink the learning contexts. Results suggest that the integration of technologies is due more to enthusiasm concerning a differentiated manner of teaching and learning than by the adoption of educational views that may produce changes in the form of seeing and putting into practice the formative processes when there is the availability of other didactic resources other than the traditional blackboard and chalk. Thus, it is necessary to have a policy that will assure discussion and reflection about the integration of technologies in the school environment, meaning an improvement in the school. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Tecnologia educacional | por |
dc.subject | Escolas públicas - Minas Gerais | por |
dc.subject | Química - Estudo e ensino Bibliodata | por |
dc.subject | Ensino médio | por |
dc.subject | Cotidiano escolar | por |
dc.subject | Integração | por |
dc.subject | Tecnologias | por |
dc.subject | School day to day | eng |
dc.subject | Integration | eng |
dc.subject | Technologies | eng |
dc.title | Tecnologias no Cotidiano escolar : limites e possibilidades | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Rejane Maria Ghisolfi da | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768945J1 | por |
dc.contributor.referee1 | Souza Junior, Arlindo José de | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723098E9 | por |
dc.contributor.referee2 | Estevam, Humberto Marcondes | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709779U1 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4502419H4 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Educação | por |
dc.description.resumo | Esta dissertação é o resultado de um estudo de caso que investigou e analisou a integração de tecnologias, nomeadamente, o objeto de aprendizagem: O que fazer para reduzir o impacto ambiental causado pelo uso das pilhas? , no ensino de Química, numa escola pública de ensino médio, no município de Uberaba-MG. Participaram da investigação vinte e sete alunos e uma professora do ensino médio. Foram adotados como procedimentos para a pesquisa: a revisão bibliográfica, a aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, a realização de entrevistas semi-estruturadas e a observação. Os resultados apontaram que a integração das tecnologias no contexto escolar depende de múltiplos determinantes, entre os quais, uma infraestrutura tecnológica adequada, investimentos na formação docente, revisão das concepções sobre ensino e aprendizagem e convicções sobre como potencializar as aprendizagens dos alunos via tecnologias e repensar os ambientes de aprendizagem. Os resultados sugerem que a integração das tecnologias se deve mais ao entusiasmo pela forma diferenciada de ensinar e aprender do que pela adoção de visões educativas que produzam mudanças na forma de conceber e pôr em prática os processos formativos ao ter disponíveis outros recursos didáticos diferentes dos tradicionais quadro e giz. Desse modo, é necessária uma política que assegure a discussão e reflexão sobre a integração das tecnologias no ambiente escolar que signifique uma melhoria na escola. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81753461 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.