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dc.creatorVieira, Eva Aparecida
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:08Z-
dc.date.available2009-07-21
dc.date.available2016-06-22T18:36:08Z-
dc.date.issued2009-04-13
dc.identifier.citationVIEIRA, Eva Aparecida. Tecnologias no Cotidiano escolar : limites e possibilidades. 2009. 122 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13780-
dc.description.abstractThis dissertation is the result of a case study that investigated and analysed the integration of technologies, namely, the object of learning: What can be done to reduce the environmental impact caused by the use of batteries? , in the teaching of Chemistry in a public high-school in the municipality of Uberaba MG. Twenty-seven students and one high-school teacher were part of the investigation. The procedures adopted for this research were: bibliographical revision, questionnaires with open and closed questions, semi-structured interviews and observation. The results pointed out to the fact that integration of technologies in the school context, depends on a number of determinants, such as an adequate technological infrastructure, investment in teacher training, review of teaching and learning paradigms and convictions about how to improve students learning by means of technologies, and the need to rethink the learning contexts. Results suggest that the integration of technologies is due more to enthusiasm concerning a differentiated manner of teaching and learning than by the adoption of educational views that may produce changes in the form of seeing and putting into practice the formative processes when there is the availability of other didactic resources other than the traditional blackboard and chalk. Thus, it is necessary to have a policy that will assure discussion and reflection about the integration of technologies in the school environment, meaning an improvement in the school.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectEscolas públicas - Minas Geraispor
dc.subjectQuímica - Estudo e ensino Bibliodatapor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectCotidiano escolarpor
dc.subjectIntegraçãopor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectSchool day to dayeng
dc.subjectIntegrationeng
dc.subjectTechnologieseng
dc.titleTecnologias no Cotidiano escolar : limites e possibilidadespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Rejane Maria Ghisolfi da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768945J1por
dc.contributor.referee1Souza Junior, Arlindo José de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723098E9por
dc.contributor.referee2Estevam, Humberto Marcondes
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709779U1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4502419H4por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação é o resultado de um estudo de caso que investigou e analisou a integração de tecnologias, nomeadamente, o objeto de aprendizagem: O que fazer para reduzir o impacto ambiental causado pelo uso das pilhas? , no ensino de Química, numa escola pública de ensino médio, no município de Uberaba-MG. Participaram da investigação vinte e sete alunos e uma professora do ensino médio. Foram adotados como procedimentos para a pesquisa: a revisão bibliográfica, a aplicação de questionários com perguntas abertas e fechadas, a realização de entrevistas semi-estruturadas e a observação. Os resultados apontaram que a integração das tecnologias no contexto escolar depende de múltiplos determinantes, entre os quais, uma infraestrutura tecnológica adequada, investimentos na formação docente, revisão das concepções sobre ensino e aprendizagem e convicções sobre como potencializar as aprendizagens dos alunos via tecnologias e repensar os ambientes de aprendizagem. Os resultados sugerem que a integração das tecnologias se deve mais ao entusiasmo pela forma diferenciada de ensinar e aprender do que pela adoção de visões educativas que produzam mudanças na forma de conceber e pôr em prática os processos formativos ao ter disponíveis outros recursos didáticos diferentes dos tradicionais quadro e giz. Desse modo, é necessária uma política que assegure a discussão e reflexão sobre a integração das tecnologias no ambiente escolar que signifique uma melhoria na escola.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753461-
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