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dc.creatorSilva, Michelle Pereira da
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:06Z-
dc.date.available2009-03-12
dc.date.available2016-06-22T18:36:06Z-
dc.date.issued2005-04-18
dc.identifier.citationSILVA, Michelle Pereira da. Educação da mulher e evangelização católica: um olhar sobre a Escola Normal N. Sra. do Patrocínio. 2005. 198 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13767-
dc.description.abstractThe present study attempts to understand women in the context of Modernism, reading the classics of the Modernist Education and perceiving how the formation of women was linked to her role as mother-wife. In the same manner, we configured this reality within the Brazilian context, learning how the Roman Catholic Church utilized education, more precisely, the education of women, as an important means of the re-Christianization, in an era when the conflicts between Church and State were amalgamated, also, by an educational action. We focused on the participation of the Congregations that arrived in Brazil at the end of the XIX century, specifically to the region the of Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, so as to understand the context by which the Escola Normal N. Sra. do Patrocínio (Normal School Our Lady of Patrocínio) was constituted, becoming an important educational center for the formation of normal school students in the region. Upon these points we focus on education as an important vehicle for the Catholic evangelization. To develop our analyses, this study anchored itself initially on bibliographical and documental , attempting to learn this process of the development of female education during Modernism, and specifically, in the Brazilian context at a national and regional level (Patrocínio, MG). In search of this knowledge, we searched to better concept of the day-to-day life of the Normal School (Escola Normal). We formulated interviews with former students of the Normal School, which came to be of great value, not only for our research, but also for a better comprehension of the values and choices that were transmitted, appropriated or not by the lives of the students. Through the interpretations made, we understood that the education of females, were related to the social role that was expected of women: mother, wife, and house-wife. When we think of religious education, its formation was strickly associated to a process of evangelization of the actual society: molding the woman into an evangelizer. Such results allowed us to understand that her professionalization in the teaching profession was associated to the desired standards expected of a woman of good conduct: mother wife teacher, so as, to act in the different social setting, be it to heed the primary course demands, or the evangelization as catechizer.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação da mulherpor
dc.subjectModernidadepor
dc.subjectEvangelização católicapor
dc.subjectEducation of womeneng
dc.subjectModernismeng
dc.subjectCatholic evangelizationeng
dc.subjectEducação femininapor
dc.subjectIgreja católica - Educação de adultospor
dc.titleEducação da mulher e evangelização católica: um olhar sobre a Escola Normal N. Sra. do Patrocíniopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Inácio Filho, Geraldo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797761Z5por
dc.contributor.referee1Araujo, Jose Carlos Souza
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787936D6por
dc.contributor.referee2Stephanou, Maria
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786461T9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4756239J1por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO presente estudo procura compreender o ser mulher no contexto da modernidade, fazendo as leituras dos clássicos da Educação Moderna e perceber como a formação feminina estava atrelada ao seu papel de mãe-esposa. Do mesmo modo, configuramos esta realidade no contexto brasileiro, apreendendo como a Igreja Católica utilizou a educação, mais precisamente a educação feminina, como importante meio de recristianização, numa época em que os conflitos entre Igreja e Estado estiveram amalgamados, também, pela ação educativa. Focalizamos a participação das Congregações que chegaram ao Brasil no final do século XIX, especificamente no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, para entendermos o contexto no qual a Escola Normal N. Sra. do Patrocínio foi constituída, tornando-se importante centro educativo para a formação de normalistas na região. Sobre estes pontos focalizamos a educação como grande veículo para a evangelização católica. Para desenvolvermos nossa análise, este estudo ancorou-se num primeiro momento em pesquisa bibliográfica e documental, procurando apreender este processo de desenvolvimento da própria formação feminina na modernidade e, especificamente, no contexto brasileiro em nível nacional e regional (Patrocínio-MG). Na busca dessa compreensão, procuramos uma aproximação maior do cotidiano da Escola Normal. Desenvolvemos entrevistas com ex-alunas da Escola, as quais tornaram-se riquíssimas, não somente para a nossa aprendizagem de pesquisa, mas para uma compreensão maior dos valores e escolhas que eram transmitidos, apropriados ou não pela vida de tais alunas. A partir das interpretações realizadas, compreendemos que a educação feminina relacionava-se com o papel social que se esperava da mulher: mãe-esposa-doméstica. Quando pensamos na educação religiosa, sua formação estava estritamente configurada num processo de evangelização da própria sociedade: formar a mulher evangelizadora. Tais resultados permitiram-nos entender que a sua profissionalização no magistério estava associada aos padrões desejáveis para uma boa conduta feminina: mãe-esposa-professora, para atuar nos diferentes contextos sociais, quer para atender à demanda do curso primário, ou para a evangelização como catequista.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753467-
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