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dc.creatorBrito, Lucia Elena Pereira Franco
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:06Z-
dc.date.available2009-02-03
dc.date.available2016-06-22T18:36:06Z-
dc.date.issued2008-12-17
dc.identifier.citationBRITO, Lucia Elena Pereira Franco. A educação na reestruturação produtiva do capital: um estudo sobre as reformas educativas e seu impacto no trabalho docente na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais (2003-2008). 2008. 174 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13764-
dc.description.abstractThis research aims at analyzing the new measures that teaching work has been taking on in the State-Owned Teaching Schools in Minas Gerais, from 2003 to 2008, bearing in mind that the educational policies pursued during this period by the Aécio Neves Government in line with the broader principles that guide the reform of the institutional apparatus in the State, known as Shock Management have been creating a great impact on the teachers work at the State-Owned Schools of Minas Gerais. Bibliographic research and documental analysis have been used which contextualize the recent restructure carried out in the capitalist way of production, highlighting the changes occurred in the political sphere, in the world labor market as well as in the educational field, approaching the new functions attributed to the teaching work in the context of the educational reforms with neo-liberal inspiration. This research also analyses the strong points of Shock Management, identifying the breaks and continuities of the implemented policies in the State of Minas Gerais over the past two decades of the twentieth century and onwards. Finally, a survey of the educational measures undertaken by Neves have been carried out as well as their rationale, and this had the aim of elucidating how such actions and principles have been affecting the shape of the teaching work in the State-Owned Teaching Schools of Minas Gerais, all of which regarding both the school organization work and the process that rule teaching remuneration and career. The results have shown that, through contradiction professionalization/precarization, great efforts have been made in order to give new dimensions to the teaching work, thus adjusting teachers to the current societal standards and, at the same time, electing teaching as the privilege locus, by the potential dissemination, to reaffirm the pertinent values to the hegemonic neo-liberal thinking.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPolítica educacionalpor
dc.subjectTrabalho docentepor
dc.subjectProfissionalizaçãopor
dc.subjectPrecarizaçãopor
dc.subjectEducational policieseng
dc.subjectTeaching workeng
dc.subjectProfessionalizationeng
dc.subjectPrecarizationeng
dc.subjectEducação e Estado - Minas Geraispor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectEscolas públicas - Condições de trabalhopor
dc.titleA educação na reestruturação produtiva do capital: um estudo sobre as reformas educativas e seu impacto no trabalho docente na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais (2003-2008)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1França, Robson Luiz de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737323E6por
dc.contributor.referee1Lucena, Carlos Alberto
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911T7por
dc.contributor.referee2Moraes, Simone Alves
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737255T3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137628A4por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoA presente pesquisa busca analisar as novas configurações que o trabalho docente vem assumindo, na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais, de 2003 a 2008, uma vez que a política educacional empreendida, nesse período, pelo governo Aécio Neves em consonância com os princípios mais gerais que norteiam a reforma do aparato institucional do Estado, denominada Choque de Gestão tem impactado significativamente no trabalho dos professores nas escolas públicas mineiras. Utilizando-se da pesquisa bibliográfica e da análise documental, contextualiza a recente reestruturação ocorrida no modo de produção capitalista, com destaque para as mudanças ocorridas na esfera política, no mundo do trabalho e também no campo educacional, abordando as novas funções atribuídas ao trabalho docente no contexto das reformas educativas de inspiração neoliberal. Analisa também os pontos relevantes do Choque de Gestão, identificando rupturas e continuidades nas políticas implementadas no Estado mineiro das duas últimas décadas do século XX em diante. Finalmente, faz um levantamento das medidas educacionais empreendidas por Neves e da racionalidade nelas presente, com vistas a elucidar como tais ações e princípios vêm repercutindo na conformação do trabalho do professor na REE/MG, tanto no que se refere à organização do trabalho escolar, quanto aos processos que normatizam a carreira e a remuneração docente. Os resultados apontam que, por meio da contradição profissionalização/precarização, têm sido realizados consideráveis esforços no sentido de conferir novas dimensões ao trabalho docente, ajustando os professores aos padrões societais atuais e, ao mesmo tempo, elegendo a docência como locus privilegiado, pelo potencial disseminador, para reafirmar os valores pertinentes ao hegemônico pensamento neoliberal.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753426-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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