Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13755
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAraújo, Osmar Ribeiro de
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:04Z-
dc.date.available2006-03-06
dc.date.available2016-06-22T18:36:04Z-
dc.date.issued2005-12-22
dc.identifier.citationARAÚJO, Osmar Ribeiro de. Modos de leitura de alfabetizadoras: história, memória e representação. 2005. 68 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2005.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13755-
dc.description.abstractThis research is inserted in the field of discussion about reading, enlightening questions relating to the teachers who teach children how to read and write in the educational system of Uberlândia reading ways. To be able to achieve the proposed aim, we used the theme oral history as a method of investigative work. Therefore, using interviews with five read and write teachers, who work in the first grades of elementary school from the city and the country, we tried to reveal and understand their reading history, as well as the work they do with reading in class. We have followed a route of theoretical thinking, outlining in the Introduction the chosen methodological way and the reasons why we have made our options. In order to do that we have worked with the current conceptions about the oral history as a research tool. In the first chapter we focused on some theories about subject constitution and its speech space, emphasizing its relation with language. Our aim consisted in understanding, based on the this theoretical light, the teachers identity as subjects that tell their histories from the places they take up and perform teaching. Some personal information was also highlighted in the final part. In the second chapter we have worked with the education history, memory and representation. We have established some analysis, relating the teachers descriptions with these knowledge fields. In a more emphatic manner, in the third chapter, we have analyzed the teachers reading ways. In the fourth chapter we have explained the findings made in the research, made relevant points about the meaning of reading to the teachers, their representations as readers and educators stand out. We have finished the study commenting about teaching work, expressing a little of our utopia about education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectFormação de professorespor
dc.subjectHistória oralpor
dc.subjectMemória e representaçõespor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectReadingeng
dc.subjectFormation of teacherseng
dc.subjectOral historyeng
dc.subjectMemory and representationseng
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.titleModos de leitura de alfabetizadoras: história, memória e representaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Santos, Sônia Maria dos
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767934E3por
dc.contributor.referee1Inácio Filho, Geraldo
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797761Z5por
dc.contributor.referee2Leite, Fernando Antônio
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4133877A0por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa se insere no campo das discussões sobre leitura, elucidando questões referentes aos modos de ler de alfabetizadoras da rede municipal de ensino de Uberlândia. Para atender ao intuito proposto, utilizamos a história oral temática como método de trabalho investigativo. Assim, por meio de entrevistas realizadas com cinco alfabetizadoras, que atuam nas séries iniciais do Ensino Fundamental de escolas urbanas e rurais, procuramos desvelar e compreender suas histórias de leitoras, bem como o trabalho que realizam com a leitura em sala de aula. Fizemos um percurso de reflexão teórica, delineando na Introdução o caminho metodológico escolhido e os motivos que nos levaram às nossas opções. Para isso, trabalhamos com as concepções atuais sobre a história oral como instrumento de pesquisa. No primeiro capítulo enfocamos algumas teorias sobre a constituição do sujeito e seu espaço enunciativo, enfatizando sua relação com a linguagem. Nosso intuito consistiu em compreender, tendo por base esse enfoque teórico, a identidade das alfabetizadoras, enquanto sujeitos que narram suas histórias a partir dos lugares que ocupam e desempenham a docência. Alguns dados pessoais foram também ressaltados na parte final. No segundo capítulo trabalhamos com a história da educação, memória e representação. Estabelecemos algumas análises, relacionando as narrativas das alfabetizadoras com esses campos do conhecimento. De maneira mais contundente, no terceiro capítulo analisamos os modos de leitura das alfabetizadoras. No quarto capítulo explicitamos as descobertas realizadas na pesquisa, pontuando questões relevantes a respeito do significado da leitura para as alfabetizadoras, suas representações como leitoras e como educadoras. Terminamos este estudo tecendo algumas reflexões sobre o trabalho docente, expressando um pouco da nossa utopia sobre a educação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753423-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ORAraujoDISSPRT.pdf461.26 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.