Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13748
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorKapuziniak, Célia-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:02Z-
dc.date.available2008-11-05-
dc.date.available2016-06-22T18:36:02Z-
dc.date.issued2000-12-19-
dc.identifier.citationKAPUZINIAK, Célia. A cidadania como finalidade da educação: uma reflexão sobre as LDBS. 2000. 164 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2000.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13748-
dc.description.abstractEste trabajo trata de la educación para la ciudadania, y más precisamente la ciudadania como finalidad de la educación. Para eso hemos pasado por uma investigación acerca de la conciencia ciudadana y la política educativa expresada en la legislación educativa. Nuestro cuestionamiento está ubicado en la finalidad de la política educativa, si esta busca o no la ciudadania. Es decir, preparar todos los brasileños, mediante la educación, para ser ciudadanos. La primera parte del estudio es de carácter histórico. Se busca señalar el proceso de gestación de las Leyes de Directrices y Bases de la Educación y de los Planes Nacionales de Educación, en el contexto de la sociedad brasileña, con sus contradicciones, y conflictos de clases. También se hizo una reconstrucción histórica y teórica del concepto de ciudadania, que sigue siendo aún una utopia. En la parte de reflexión filosófica, se procede a una diferenciación entre los conceptos de fines y objetivos de la educación, insertando la educación para la ciudadania como fin de la educación, señalando como sólo una educación revolucionária podrá alcanzar esa finalidad. Se hace un análisis de las Leyes de Directrices y Bases de la Educación Nacional, desnudando en ellas las posibilidades de llevar o no a una realización de la ciudadania por medio de la educación. La educación es una decisión política, y la ciudadania se construye en las relaciones sociales e institucionales. La cuestión que buscamos contestar es si la educación se reduce a la función adaptativa, reproduciendo la ideologia dominante, o si ella puede ser emancipativa. Concluímos que es posible formar la conciencia crítica y transformar la educación en un proceso continuado de creación, de crítica y creatividad, de transformación de si mismo y del medio. De utopia y retos lanzados a las nuevas generaciones.spa
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCidadania (educação)por
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectEducação - filosofiapor
dc.titleA cidadania como finalidade da educação: uma reflexão sobre as LDBSpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Araújo, José Carlos Souza-
dc.contributor.referee1Goncalves Neto, Wenceslau-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787504U5por
dc.contributor.referee2Algarte, Roberto Aparecido-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782736E5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4261854T0por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho trata da educação para a cidadania, e mais concretamente da cidadania como finalidade da educação, passando por uma pesquisa sobre a formação da consciência cidadã e a política educacional expressa na legislação educacional. Nosso questionamento está situado na finalidade da política educacional, enquanto esta visa ou não a cidadania. Ou seja, preparar todos os brasileiros, mediante a educação, para o exercício da cidadania. A primeira parte do estudo é de caráter histórico. Procura-se mostrar o processo de gestação das Leis de Diretrizes e Bases da Educação e dos Planos Nacionais de Educação dentro do contexto da sociedade brasileira, com suas contradições, y conflitos de classes. Também fizemos uma reconstrução histórica e teórica do conceito de cidadania, que continua sendo uma utopia. Na parte de reflexão filosófica, procede-se, primeiramente, a uma diferenciação entre os conceitos de fins e objetivos da educação inserindo a educação para a cidadania como fim da educação, mostrando como somente uma educação revolucionária poderá alcançar essa finalidade. Faz-se uma análise das Leis de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, desvendando nelas as possibilidades de propiciar ou não a concretização da cidadania através da educação. A educação é uma decisão política, e a cidadania se constrói nos relacionamentos sociais e institucionais. A questão que procuraremos responder é se a educação se reduz à função adaptativa, reproduzindo a ideologia dominante, ou se ela pode ser emancipadora. É possível formar a consciência crítica e transformar a educação num processo contínuo de criação, de crítica e criatividade, de transformação de si mesmo e do meio. De utopia e desafios lançados às novas gerações.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753470-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Celia.pdf689.94 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.