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dc.creatorVieira, Flávio César Freitas-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:02Z-
dc.date.available2008-11-05-
dc.date.available2016-06-22T18:36:02Z-
dc.date.issued2004-02-19-
dc.identifier.citationVIEIRA, Flávio César Freitas. Profissionalização docente e legislação educacional: Uberabinha (1892-1930). 2004. 229 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13744-
dc.description.abstractThis dissertation proposes to present the transformations in the teacher s professionalization based on educational legislation in Uberabinha, between the years 1892 and 1930, as one of the aspects of insertion in the uberabinhense society involved in a modern atmosphere. Those transformations will be studied founded on discussions originating in Modern State liberal principles, on Constitutional Law and the Republican Constitutions, Federal and State, on Municipal Legislation and on the progressive registers stablished for legislation on educational area, which versify, principally, about rights and duties of involved subjects in the dynamic of teacher s professionalization, besides this professional profile changes through the focused period in the First Republic. The consulted sources, to get the aims of this research, are non-official documents as written and periodical press registers of the period, besides official papers as Proceedings and Town hall of Uberabinha Reports and the Municipal Inspector documents. The official documentation points to subjects and social and institutional acts legitimating an insertion process in the modernity, showing the teacher s professionalization quest as a participant element in the modernization process of a society in transition, it means, form antiquated, as all imperial things, to the modern, the Republic; from amateur to professional; for volunteer to professional teacher, who was considered a fundamental element to the Republic maintenance. In this transition, the teacher s professionalization in Uberabinha can be understood through three moments: the construction (1892-1899); the consolidation (1899-1923) and the modernization (1923-1930), all these aspects involved on the teaching staffs constitution, which passed from the first to the last moment, from the volunteer teacher to the normal teacher, valorizing the urban context in detriment of the rural.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Históriapor
dc.subjectEducação - Uberlândia (MG) - Históriapor
dc.subjectEnsino - Legislação - Uberlândia (MG)por
dc.subjectProfessores - Formação - Uberlândia (MG)por
dc.titleProfissionalização docente e legislação educacional: Uberabinha (1892-1930)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gonçalves Neto, Wenceslau-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787504U5por
dc.contributor.referee1Araujo, Jose Carlos Souza-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787936D6por
dc.contributor.referee2Carvalho, Carlos Henrique de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791686A6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776999E6por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação se propõe a apresentar as transformações na profissionalização do professor com base na legislação educacional em Uberabinha no período de 1892 a 1930, como um dos aspectos de inserção da sociedade uberabinhense na atmosfera da modernidade. Tais transformações serão estudadas tomando-se por base discussões provenientes dos princípios liberais do Estado Moderno, o Direito Constitucional e as Constituições republicanas, Federal e Estadual, a Legislação Municipal, e os registros progressivos estabelecidos pela legislação na área educacional, que versam, principalmente, sobre os direitos e deveres dos sujeitos envolvidos na dinâmica da profissionalização do professor, bem como a mudança do perfil desse profissional no transcorrer do período da Primeira República enfocado. As fontes consultadas, para alcançar os objetivos desta pesquisa, são documentos não oficiais, tais como registros na imprensa escrita e periódica da época, bem como documentos oficiais, Atas e Relatórios da Câmara Municipal de Uberabinha e documentos do Inspetor Municipal. A documentação oficial indica ações de sujeitos e de grupos sociais e institucionais no sentido de legitimar um processo de inserção na modernidade, entre outras, a busca da profissionalização do professor como elemento participante do processo de modernização de uma sociedade em transição, do antiquado, como tudo o que respira o Império, para o moderno, a República, do amador para o profissional, do voluntário ao professor, que foi considerado elemento fundamental para a manutenção da República, não recebendo entretanto o retorno que buscava. Nesta transição a profissionalização do professor em Uberabinha pode ser compreendida em três momentos, o de construção (1892-1899); o de consolidação (1899 1923) e o de atualização (1923- 1930), na constituição de um corpo docente que transitou do primeiro ao último momento, do professor voluntário à professora normalista, valorizando o urbano em detrimento do ruralpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753431-
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