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dc.creatorMarques, Mara Rúbia Alves
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:01Z-
dc.date.available2008-10-23
dc.date.available2016-06-22T18:36:01Z-
dc.date.issued1996-09-11
dc.identifier.citationMARQUES, Mara Rúbia Alves. Educação e cidadania na pós-modernidade. 1996. 168 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1996.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13736-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCidadaniapor
dc.subjectSociologia educacionalpor
dc.titleEducação e cidadania na pós-modernidadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Jefferson Ildefonso da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761102E6por
dc.contributor.referee1Sancevero, Marisilda Sacani
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788185Z3por
dc.contributor.referee2Borges, Vilmar José
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735976D3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773891A6por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoConsiderando a referência recorrente à formação da cidadania como objetivo prescípuo das políticas e práticas educacionais, o presente trabalho consistiu num processo de auto-crítica pedagógica que teve como objetivo entender a relação entre educação e cidadania no contexto da Pós-Modernidade, com vistas a compreender o significado de se educar para a cidadania hoje. Para tanto, fizemos a crítica das bases liberais modernas do conceito de cidadão, que associou mais conhecimento/razão a progresso e transformação social, colocando a educação escolar no centro da vida social, como locus cultural racionalista, dissociado do mundo social, por uma interpretação enviezada do significado da cidadania. Partimos do pressuposto de que a cidadania se define não pelo conteúdo racional enquanto produto da socialização de conhecimentos universalmente válidos, mas pelo processo histórico de lutas por qualificação existencial através das práticas e movimentos sociais, isto é, o sujeito é concebido enquanto movimento social. Metodologicamente, analisamos, num primeiro momento, a cidadania à luz das conformações histórico-societais da Pós-Modernidade, por nesse período a cidadania estar se expressando através dos mais novos movimentos sociais emancipatórios e/ou contestatórios ao nível da sociedade civil. Num segundo momento, consideramos criticamente os pilares do pensamento moderno em função das suas interpretações acerca das relações entre as condições históricas e o próprio conhecimento e de suas influências nas principais teorias pedagógicas modernas que têm marcado as atuais práticas e políticas em educação. Num terceiro momento recuperamos alguns pressupostos teóricos pósmodernos, concernentes às condições societais da Pós-Modernidade, no sentido de identificar elementos de uma teoria crítica pós-moderna que possam fundamentar os discursos educacionais acerca da cidadania. Concluímos que a cidadania é uma categoria epistêmica fundamental na educação escolar porque permite a percepção das experiências culturais coletivas e individuais ligadas a um padrão democrático global de relações sociais, possibilita uma inversão das concepções acerca da Modernidade enquanto espaço de lutas e contradições sociais e, por fim, para além do âmbito do saber formal dominante, considera as dimensões de outros saberes, enquanto produções culturais e simbólicas, incorporando novas linguagens e padrões de racionalidade correspondentes à pluralidade das práticas sociais. Nesse sentido, a reconstrução do conceito de cidadania no campo educacional mostrou-se importante como categoria que articula as dimensões constitutivas da práxis sócio-histórica - a epistemológica, a histórico-societal e a pedagógica - que sintetizam as relações dos sujeitos ou subjetividades com o conhecimento, com o social e com a educação.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753422-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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