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dc.creatorMoura, Geovana Ferreira Melo
dc.date.accessioned2016-06-22T18:36:01Z-
dc.date.available2008-10-23
dc.date.available2016-06-22T18:36:01Z-
dc.date.issued2002-02-18
dc.identifier.citationMOURA, Geovana Ferreira Melo. Por trás dos muros escolares: luzes e sombras na educação feminina (Colégio N. Sra. das Dores - Uberaba 1940/1966). 2002. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2002.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13735-
dc.description.abstractThis work has as study object the history of the feminine education in Colégio Senhora das Dores of Uberaba, in the years 1940 to 1966, focalizing the school institution as a space of students' formation. It is a reflection on the Catholic confessional teaching, offered by Dominican Sisters. The study evidences perspectives of analyses about the school institutions, demonstrating the directions of the current historiography that it has been valuing the private subjects, that is to say, that attributes value to the local and regional specify. We also revisited the history of Uberaba, the first school institutions of the area and the arrival of the Dominican Sisters in Brazil, in 1885. The analysis of the primary sources of the School - record books, reports, documents, letters and annotations - besides the techniques of the Oral History, through the people's deposition involved in the scenery of the School students and teachers were understood as important methodological resources. Starting from the accomplished interpretations, we had the understanding that the families transferred to the School the function of educating and to form their daughters, in agreement with the desirable woman patterns for the patriarchal society at that time. The girl would then, be learned, apprentice of the Catholic religion, gifted and prepared to the " sweetness " of home and maternity.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscolas católicas Uberaba (MG)por
dc.subjectEducação femininapor
dc.subjectIgreja e educaçãopor
dc.titlePor trás dos muros escolares: luzes e sombras na educação feminina (Colégio N. Sra. das Dores - Uberaba 1940/1966)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Inácio Filho, Geraldo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4797761Z5por
dc.contributor.referee1Manoel, Ivan Aparecido
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4780029P7por
dc.contributor.referee2Goncalves Neto, Wenceslau
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787504U5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763403A3por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objeto de estudo a história da educação feminina no Colégio Nossa Senhora das Dores de Uberaba, nos anos 1940 a 1966, focalizando a instituição escolar como espaço de formação das alunas. Trata-se de uma reflexão sobre o ensino confessional católico oferecido pelas Irmãs Dominicanas. O estudo evidencia algumas perspectivas de análise sobre as instituições escolares, demonstrando os rumos da atual historiografia, que tem valorizado as questões particulares, ou seja, que atribui valor às especificidades locais e regionais. Também fizemos uma visita à história de Uberaba, focalizando principalmente as primeiras instituições escolares da região e a chegada das Irmãs Dominicanas no Brasil, em 1885. A análise das fontes primárias do Colégio livros de ata, relatórios, documentos avulsos, cartas e anotações , além das técnicas da História Oral, através do depoimento de pessoas envolvidas no cenário do Colégio alunas e professoras compreenderamse em importantes recursos metodológicos. A partir das interpretações realizadas, tivemos o entendimento de que as famílias transferiam à Escola a função de educar e formar suas filhas, de acordo com os padrões de mulher desejáveis pela sociedade patriarcal da época. A moça deveria, então, ser culta, praticante da religião católica, prendada e preparada para as doçuras do lar e da maternidade.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753416-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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