Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13732
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Mendes, Olenir Maria | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:36:00Z | - |
dc.date.available | 2008-09-19 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:36:00Z | - |
dc.date.issued | 1999-04-09 | - |
dc.identifier.citation | MENDES, Olenir Maria. Os cursos de licenciatura e a formação do professor: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da educação. 1999. 215 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 1999. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13732 | - |
dc.description.abstract | This study had as its objective the analysis of fourteen degree course curriculum proposals from the Federal University of Uberlândia, seeking to know the configuration moviment of each course through the years and its relations with educational politics, inserted in the socio economical and political Brazilian context. The intention was to analyse the general and specific objectives of each of the proposals, relate the teacher s profile found in the main demands and necessities imposed by the in relation to the teacher s formation in Brazil and understand the condition for implementation of the proposals by analysing the curriculum of the courses studied. we adapted as a methodological category the study of the object inserted in a dynamic relationship with the context in which it is part. In this perspective, we intended to explain how the connections are stablished between historical determinants and the creation of degree courses at UFU and at other brazilian universities. For this purpose we examined the main documents refering to the criation and development of each course analysed, we interviewed courses coordenators to add informations to the study. The results shwed that the curriculum plans of the courses did not have the proposals and what was proposed more recently for degree in the country. what prevails is a certain valorization of specific knowledge to the detriment of pedagogical knowledge. The curriculum struture established for these courses presents a model that s criticizes and does not respond to the basic necessities of the social reality in respect to the teacher s formation. However new perspectives are apearing as an affort to overcome the problems that were shown in some of the proposals analysed. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.subject | Ensino superior - Licenciatura | por |
dc.subject | Ensino superior - Licenciatura | por |
dc.title | Os cursos de licenciatura e a formação do professor: a contribuição da Universidade Federal de Uberlândia na construção do perfil de profissionais da educação | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Rossana Valeria de Souza e | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793520Y7 | por |
dc.contributor.referee1 | Nogueira, Sandra Vidal | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798684H2 | por |
dc.contributor.referee2 | Freitas, Helena Costa Lopes de | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795620Z2 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4172608Z6 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Educação | por |
dc.description.resumo | Este estudo teve como objetivo analisar as propostas curriculares de quatorze cursos de Licenciatura da UFU, buscando conhecer o movimento de configuração de cada curso ao longo do tempo e suas relações com as políticas educacionais, inseridas no contexto sócio-econômico e político brasileiro. O intuito foi analisar os objetivos gerais e específicos de cada uma das propostas, relacionar o perfil do professor encontrado nas mesmas com as principais exigências e necessidades postas pela literatura acerca da formação do professor no Brasil e compreender as condições de implementação das propostas através da análise das grades curriculares dos cursos estudados. Adotamos como categoria metodológica o estudo do objeto inserido na dinâmica relação com o contexto do qual é parte. Nessa perspectiva, procuramos explicitar como se estabelecem os principais nexos entre os determinantes históricos e a criação de cursos de Licenciatura na UFU e as universidades brasileiras. Para isso analisamos os documentos principais referentes à criação e desenvolvimento de cada curso investigado e entrevistamos os coordenadores dos cursos, como forma de complementar as informações necessárias para o estudo. Os resultados mostram que os Planos Curriculares dos cursos não incorporam as propostas e orientações feitas pelas associações de profissionais da Educação e pelos estudos e propostas mais recentes sobre as Licenciaturas no País. Prevalece uma certa valorização do saber específico em detrimento do saber pedagógico. A estrutura curricular implementada por esses cursos apresenta, um modelo bastante criticado pela literatura, o qual não tem respondido às necessidades básicas da realidade social no que se refere à formação de professores. Entretanto, novas perspectivas se apresentam em tentativas de superação dos problemas expressos em algumas propostas analisadas. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Educação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Humanas | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81753864 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Educação |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
CursosLicenciaturaFormacao.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.