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dc.creatorCarvalho, Brígida Maria Pimenta
dc.date.accessioned2016-06-22T18:35:59Z-
dc.date.available2014-02-27
dc.date.available2016-06-22T18:35:59Z-
dc.date.issued2008-05-08
dc.identifier.citationCARVALHO, Brígida Maria Pimenta. A educação profissional tecnológica de graduação sob os impactos do neoliberalismo. 2008. 142 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13725-
dc.description.abstractThe current scenario portrays a time of great contradictions, in which the scientific and technological progress is ordained by holders of the capital. The neoliberal ideology tends to be associated with the processes of globalization of capital and market, which aims to liberate the capital to its destructive nature. In the field of Education for Graduate Training Technology, the hegemony of the market just thought the project teaching, based in the ideology of teaching skills and employability. In order to examine the policies of the Professional Education and Technology of Graduate and outline the impacts and consequences that neoliberalism exercises on these policies, is used as a literature search methodology and analysis documentary, in the period 1995 to 2007, with the categories: work, education, professional education and technology. At first, we examine the work establishing the difference between the understanding of it as a specific category of social being - size ontology - of the ways that he took under the command of capitalism. Then seek contextualize the meaning of education and professional education. In a second moment, describes the journey of history courses Superior Courses of Technology and the laws that supported its creation. Later, it made specific Laws to the analysis underlying the formulation and training for these courses. We signaling that the Vocational Education Technology of Graduate has two dimensions: an education formatted templates to the capital, but also of possibility and alternative, in its broad sense.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectPolíticas educacionaispor
dc.subjectLaboreng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectVocational educationeng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectEducational policyeng
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.titleA educação profissional tecnológica de graduação sob os impactos do neoliberalismopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1França, Robson Luiz de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737323E6por
dc.contributor.referee1Lucena, Carlos Alberto
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911T7por
dc.contributor.referee2Cecílio, Sálua
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782847P8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4237990E1por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoO cenário atual retrata um tempo de grandes contradições, no qual o avanço científico e tecnológico é ordenado pelos detentores do capital. A ideologia neoliberal tende a ser associada aos processos de mundialização do capital e do mercado, que tem por finalidade liberar o capital à sua natureza destrutiva. No campo da Educação Profissional Tecnológica de Graduação, a hegemonia do pensamento mercantil cinge o projeto pedagógico, embasado na ideologia da pedagogia das competências e da empregabilidade. No intuito de analisar as políticas da Educação Profissional Tecnológica de Graduação e delinear os impactos e as conseqüências que o neoliberalismo exerce sobre essas políticas, são utilizadas, como procedimentos metodológicos, a pesquisa bibliográfica e a análise documental, no período compreendido entre 1995 a 2007, tendo como categorias: trabalho, educação, educação profissional e tecnologia. Em um primeiro momento, examinamos o trabalho estabelecendo a diferença entre o entendimento do mesmo como categoria específica do ser social dimensão ontológica das formas que ele assume sob o comando do capitalismo. Em seguida, buscamos contextualizar o significado de educação e educação profissional. Em um segundo momento, descrevemos o percurso histórico dos Cursos Superiores de Tecnologia e as leis que sustentaram sua criação. Posteriormente, sucedemos à análise específica das Leis que fundamentam a formulação e formação desses Cursos. Concluímos sinalizando que a Educação Profissional Tecnológica de Graduação possui uma dupla dimensão: de uma educação formatada aos moldes interesseiros do capital, mas, também, de possibilidade e alternativa, em seu sentido amplo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753389-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Educação

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