Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13716
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorTeixeira, Sérgio
dc.date.accessioned2016-06-22T18:35:58Z-
dc.date.available2008-07-02
dc.date.available2016-06-22T18:35:58Z-
dc.date.issued2008-03-31
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Sérgio. O lazer e a recreação na Revista Brasileira de Educação Física e Desportos como dispositivos educacionais (1968-1984). 2008. 251 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13716-
dc.description.abstractThis paper identifies the prescripts of leisure and recreation during the military period. It departs from the assumption that the concepts of leisure and recreation translated the expectancy of building compliant and disciplined bodies in order to control the population, so that they would be aligned with the military government ideal, thus creating conditions for the nation s safe development. The paper is supported on Michel Foucault s theoretical elaboration, inasmuch as the author states that social control is exerted by means of soft strategies of domination and submission, in which repressive techniques do not prevail in the practice of power, instead, it is based on the dissemination of the discourse concerning an ideal of freedom and autonomy among individuals. Aiming to observe the way these discourses were propagated in the field of Physical Education during the military period, we use as reference material Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, issued from 1968 to 1984. This magazine is broadly characterized here by demonstrating its technical and ideological aspects, as well as its prescriptive character concerning leisure and recreation towards the various social actors with the purpose of introducing them in that normalization society model. The paper concludes that leisure and recreation, as bodily practices in the field of Physical Education, were employed as elusive mechanisms for establishing that social order. Hence, it presents another perspective rather than the one defended by the military regime, which, intending to maintain itself, simply used repressive actions. Such perspective considers that there were artifices aimed at spreading the positivist ideal along the society. Therefore, the paper defends the belief that, in order to conduct the population s behavior, leisure and recreation were educational practices applied to the whole social body, both in the formal and in the informal fields.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLazer e recreaçãopor
dc.subjectEducação físicapor
dc.subjectControle socialpor
dc.subjectLeisure and recreationeng
dc.subjectPhysical educationeng
dc.subjectSocial controleng
dc.subjectLazer - Brasil - Históriapor
dc.subjectRecreação - Brasil - Históriapor
dc.subjectEducação física - Brasil - Históriapor
dc.titleO lazer e a recreação na Revista Brasileira de Educação Física e Desportos como dispositivos educacionais (1968-1984)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Resende, Selmo Haroldo de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791686E7por
dc.contributor.referee1Carvalho, Carlos Henrique de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791686A6por
dc.contributor.referee2Gatti Júnior, Décio
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728192D6por
dc.contributor.referee3Vago, Tarcísio Mauro
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761284P8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4264975E5por
dc.description.degreenameMestre em Educaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho busca identificar as prescrições do lazer e da recreação no período militar. Parte da hipótese de que as concepções de lazer e de recreação traduziam expectativas de constituição de corpos obedientes e disciplinados, a fim de regulamentar a população, de modo que ela se alinhasse ao ideário do Estado militar, instando condições para que o desenvolvimento da nação se desse com segurança. O trabalho se sustenta em fundamentações teóricas de Michel Foucault, posto que este autor afirma que o controle social é exercido por meio de estratégias suaves de dominação e de submissão, não prevalecendo as técnicas repressivas de exercício de poder, mas sobretudo, a disseminação de práticas discursivas voltadas para um ideário de liberdade e de autonomia entre os indivíduos. Para se perceber como se dava a circulação de discursos no campo de saber da Educação Física no período militar, utiliza como fonte a Revista Brasileira de Educação Física e Desportos, que foi editada entre os anos de 1968 e 1984. Faz uma caracterização geral deste periódico, demonstrando os seus aspectos técnicos e ideológicos, como também o seu caráter prescritivo, com relação ao lazer e à recreação, aos diversos atores sociais, especialmente os profissionais de Educação Física, no sentido de inseri-los naquele modelo de sociedade de normalização. Conclui que o lazer e a recreação, como práticas corporais da área de conhecimento da Educação Física, eram concebidos como mecanismos sutis de estabelecimento daquela ordem social. Desse modo, o trabalho tem uma outra perspectiva diferente daquela que advoga que o regime militar, para a sua manutenção, simplesmente utilizava ações repressivas, mas entende ter havido estratagemas voltados para o alastramento de um ideário de positividade na sociedade. Defende, portanto, o pensamento de que para conduzir as condutas da população, o lazer e a recreação eram dispositivos educacionais estendidos a todo o corpo social, independentemente se localizados num campo formal ou num campo informal.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81753382-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Sergio.pdf6.07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.