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dc.creatorSalles, Luiz Caetano de-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:35:54Z-
dc.date.available2016-06-17-
dc.date.available2016-06-22T18:35:54Z-
dc.date.issued2014-10-10-
dc.identifier.citationSALLES, Luiz Caetano de. Ensino jurídico como atividade especializada do aparelho ideológico escolar. 2014. 153 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.126por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13711-
dc.description.abstractBased on the Theory of Ideological State Apparatuses put forth by philosopher Louis Pierre Althusser and instigated by the contradictions between the rapid growth in the last two decades the number of courses of legal education and Bachelors they launched on the labor market as operators of the Law (which is based on liberal discourse of equality and freedom) and the inalterability of discrimination and oppression within the Brazilian society, this study uses the method of historical materialism dialectic to analyze the peculiarities of legal education and with this remove the varnish ideological that gives brightness to this type of education, revealing, in the end, merely as a specialized activity of the school ideological apparatus attesting to the state of potential operators of its repressive apparatus, whose primary function an ulterior motives are to ensure the reproduction of the relations of production of the capitalist mode of production.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAparelhos ideológicospor
dc.subjectAparelho escolarpor
dc.subjectCurso jurídicopor
dc.subjectEducação superiorpor
dc.subjectEnsino jurídicopor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectEnsino de Direitopor
dc.subjectIdeological apparatuseng
dc.subjectSchool apparatuseng
dc.subjectLegal courseeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectLegal educationeng
dc.subjectHigher educationeng
dc.subjectTeaching of laweng
dc.subjectEnsino superior - Direitopor
dc.subjectIdeologia e educaçãopor
dc.subjectDireito - Estudo e ensinopor
dc.titleEnsino jurídico como atividade especializada do aparelho ideológico escolarpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lima, Antônio Bosco de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798667P6por
dc.contributor.referee1Gil, Aldo Duran-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772180P2por
dc.contributor.referee2França, Robson Luiz de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737323E6por
dc.contributor.referee3Cassin, Marcos-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737596H6por
dc.contributor.referee4Minto, César Augusto-
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792523D7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4744717P6por
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopor
dc.description.resumoTendo como referencial a teoria dos Aparelhos ideológicos de Estado elaborada pelo filósofo Louis Pierre Althusser e instigado pela contradição entre o vertiginoso crescimento verificado nas duas últimas décadas da quantidade de cursos de ensino jurídico e de bacharéis por eles lançados no mercado de trabalho como operadores do Direito (o qual se sustenta no discurso liberal da igualdade e da liberdade) e a inalterabilidade da discriminação e da opressão no seio da sociedade brasileira, este trabalho de pesquisa utiliza-se do método do materialismo histórico dialético para analisar as singularidades do ensino jurídico e com isso remover o verniz ideológico que dá brilho a essa modalidade de ensino, desvelando-a, ao final, meramente como uma atividade especializada do Aparelho ideológico escolar, certificadora para o Estado, de potenciais operadores de órgãos do seu Aparelho repressor, o qual tem como função primordial e dissimulada, assegurar a reprodução das relações de produção do modo de produção capitalista.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.te.2014.126por
dc.orcid.putcode81754021-
dc.crossref.doibatchid958601c8-04e4-4d15-9383-00cbac966ee7-
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