Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13608
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorStutz, Beatriz Lemos
dc.date.accessioned2016-06-22T18:35:33Z-
dc.date.available2009-12-10
dc.date.available2016-06-22T18:35:33Z-
dc.date.issued2009-10-27
dc.identifier.citationSTUTZ, Beatriz Lemos. Técnico em enfermagem no município de Uberlândia : a construção histórica de uma profissão e a primeira instituição escolar. 2009. 265 f. Tese (Doutorado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13608-
dc.description.abstractWith this research we attempt to contribute with the discussion, reflection and understanding of the social, political, economic and cultural factors that marked the construction of the professional of technicians nursing practice in the country and specifically in the city of Uberlândia, linked to the historical course of the Technical Health School, Federal University of Uberlândia, an educational institution dedicated to training the professional worker, since its creation in 1973. Created with the objective of assisting the municipality, and the cities near by, this university Clinical Hospital was given the need to expand the health services offered to a rapidly growing population, the Technical School has played an important role in the community where it operates , regarding the training of health middle level technicians in and especially for the development of nursing through their effective participation in the creation of undergraduate courses in this area, at the University of Uberlândia. Thus, the present investigation, approved by the Ethics Committee of the Federal University of Uberlândia on June 13, 2008, under the Protocol Registration no. 079/08, through a dialectical conception of history, discusses the relationship between work, education and human development, based on sources of legal provisions of the Ministry of Education and Culture, Ministry of Health, documents and manuscripts held in the Uberlândia s Public Archives but also in the Center for Memory Preservation Federal University of Uberlândia, in the archives of the Technical Health School / UFU, Archives and Documentation Department of Casa de Oswaldo Cruz (DAD / COC) and Research Center and Documentation of Contemporary History Brazil's Center, Getúlio Vargas Foundation (CPDOC / FGV).eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscola Técnica de Saúde Históriapor
dc.subjectEnsino profissional - Históriapor
dc.subjectEscolas de enfermagem - Uberlândia (MG) - Históriapor
dc.subjectHistória da educaçãopor
dc.subjectEducação profissionalpor
dc.subjectInstituição escolarpor
dc.subjectEducation historyeng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subjectEducational institutioneng
dc.titleTécnico em enfermagem no município de Uberlândia : a construção histórica de uma profissão e a primeira instituição escolarpor
dc.typeTesepor
dc.contributor.advisor1Lucena, Carlos Alberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708911T7por
dc.contributor.referee1Soares, Beatriz Ribeiro
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794566A8por
dc.contributor.referee2Araujo, Jose Carlos Souza
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787936D6por
dc.contributor.referee3Bueno, Sônia Maria Vilella
dc.contributor.referee4Machado, Lucília Regina de Souza
dc.contributor.referee4Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788214J2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4550203Y9por
dc.description.degreenameDoutor em Educaçãopor
dc.description.resumoProcuramos, com esta pesquisa, contribuir para o debate, reflexão e compreensão das forças sociais, políticas, econômicas e culturais que marcaram a construção do exercício profissional do técnico em enfermagem no país e em específico no município de Uberlândia, vinculados ao percurso histórico da Escola Técnica de Saúde da Universidade Federal de Uberlândia, instituição escolar voltada para a formação desse trabalhador, a partir de sua instalação, no ano de 1973. Criada com o objetivo de atender ao município, ao Hospital de Clínicas dessa Universidade e a cidades da região, diante da necessidade da ampliação dos serviços de saúde oferecidos a uma população em pleno crescimento, a Escola Técnica tem desempenhado importante papel na comunidade na qual está inserida, no que se refere à formação de técnicos de nível médio em saúde e, principalmente, para o desenvolvimento da enfermagem mediante sua efetiva participação na criação do curso de graduação nessa área, ligado à Universidade Federal de Uberlândia. Para tal, a presente investigação, aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal de Uberlândia, em 13 de junho de 2008, sob o Protocolo de Registro nº. 079/08, por meio de uma concepção dialética da história, problematiza as relações entre trabalho, educação e formação humana, tendo como fontes de estudos, dispositivos legais do Ministério da Educação e Cultura, Ministério da Saúde, documentos impressos e manuscritos existentes no Arquivo Público de Uberlândia como também no Núcleo de Preservação da Memória da Universidade Federal de Uberlândia, nos arquivos da Escola Técnica de Saúde/UFU, no Departamento de Arquivo e Documentação da Casa de Oswaldo Cruz (DAD/COC) e no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil da Fundação Getúlio Vargas (CPDOC/FGV).por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Educaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81754068-
Appears in Collections:TESE - Educação

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Beatriz.pdf3.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.