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dc.creatorFerreira, Luiz Alberto Miranda-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:35:28Z-
dc.date.available2015-06-08-
dc.date.available2016-06-22T18:35:28Z-
dc.date.issued2015-02-12-
dc.identifier.citationFERREIRA, Luiz Alberto Miranda. Dominância fiscal ou dominância monetária no Brasil: uma análise do regime de metas de inflação. 2015. 61 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.53por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/13594-
dc.description.abstractThe objective of this study is to analyze the coordination between monetary and fiscal policy in Brazil, more precisely in the context of monetary and fiscal dominances through a theoretical and empirical analysis. The two policies are directly related, and a possible conflict between the two would be able to generate damage to the economic health of the country. An analysis of the theoretical literature that explains the main theories on the issue of dominances is made. The monetary dominance implies a surplus to keep constant the debt / GDP ratio. In fiscal dominance, the tax authority sets its performance regardless of its budget, announcing possible deficits and surpluses. There is currently no consensus on which of the two authorities is active and which is passive for the Brazilian case. In order to verify which of the two policies is dominant two methods were used, one based on the analysis by estimating models auto regressive of distributed lags (ARDL) and another involving the estimation of a structural auto regressive vector (SVAR) using monthly data for the period 2003-2013 priority for the Public Sector Net Debt (DLSP), public sector borrowing requirement (PSBR) and Selic rate. The causal analysis and response functions to impulses on the structural VAR, indicated that there is impairment of the tax authority to the level of public debt, leading to the conclusion that Brazil is in a monetary dominance regime.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCoordenação de políticas econômicaspor
dc.subjectPolítica monetáriapor
dc.subjectPolítica fiscalpor
dc.subjectPolítica monetária ativapor
dc.subjectCoordination of economic policieseng
dc.subjectMonetary policyeng
dc.subjectFiscal policyeng
dc.subjectProactive monetary policyeng
dc.subjectPolítica econômica - Brasilpor
dc.subjectPolítica monetária - Brasilpor
dc.subjectPolítica tributáriapor
dc.titleDominância fiscal ou dominância monetária no Brasil: uma análise do regime de metas de inflaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Cleomar Gomes da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779174D7por
dc.contributor.referee1Saiani, Carlos César Santejo-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770036J0por
dc.contributor.referee2Gomes, Fábio Augusto Reis-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4765612H6por
dc.description.degreenameMestre em Economiapor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é analisar a coordenação entre a política monetária e a política fiscal no Brasil, mais precisamente no âmbito das dominâncias monetária e fiscal, por meio de uma análise empírica. As duas políticas se relacionam diretamente, e um possível desajuste entre elas seria capaz de gerar danos à economia do país. É feita uma análise da literatura teórica, que explicita as principais teorias sobre a questão das dominâncias. A dominância monetária implica em um superávit que mantenha constante a relação dívida/PIB. Na dominância fiscal, a autoridade fiscal define sua atuação independentemente do seu orçamento, anunciando possíveis déficits e superávits. Não existe atualmente um consenso sobre qual das duas autoridades é ativa e qual é passiva para o caso brasileiro. A fim de verificar qual das duas políticas é dominante foram utilizadas duas metodologias, uma baseada na análise e estimação de modelos auto regressivos de defasagens distribuídas (ARDL) e outra envolvendo a estimação de um vetor auto-regressivo estrutural (SVAR), utilizando dados mensais para o período de 2003 a 2013 com ênfase especial na Dívida Líquida do Setor Público (DLSP), Necessidades de Financiamento do Setor Público (NFSP) e taxa Selic. As análises de causalidade e das funções de resposta a impulsos sobre o VAR estrutural, indicaram que existe comprometimento da autoridade fiscal com o nível de endividamento público, permitindo concluir que o Brasil encontra-se em um regime de dominância monetária.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Economiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApor
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.53por
dc.orcid.putcode81761943-
dc.crossref.doibatchid577704c2-dde0-44ec-91b1-32cd27c19384-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Economia

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