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dc.creatorTalga, Jaqueline Vilas Boas-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:33:31Z-
dc.date.available2013-10-24-
dc.date.available2016-06-22T18:33:31Z-
dc.date.issued2013-06-24-
dc.identifier.citationTALGA, Jaqueline Vilas Boas. Eu estou nos Axés: relações de hierarquias e reciprocidades estabelecidas nos Candomblés. 2013. 219 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Humanas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.274por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12892-
dc.description.abstractThe origin, expansion and restructuring of Candomblés are presented as a way of analyzing the changes and differentiated relations between people involved in this religiosity. Empirically, and more specifically, we follow the lineage of the family candomblé queto do Axé Oxumarê. We depart from Uberlândia-MG, going trough São Paulo-SP finally reaching the original house in Bahia. The main method adopted in this research was that of participant observation. We found complex relations of hierarchy and reciprocity within all social relations established in this religiosity. We found different changes in the interior of the family and along the lineage regarding teaching, the concept of the ritual times, the prevalence of some rituals over others, the relations of gender and the absorption of practices, mainly of other African religiosities. All these structural changes allowed us to think the changes in the treatment given to the different categories of people in the Candomblés. By recognizing the differentiations existing in this religious field, we aim at contributing critically with the observations of this religiosity. In doing so, we support the povo de santo (adepts) against the general attacks they suffer because of their way of adoring the sacred.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReligiosidades afro-brasileiraspor
dc.subjectCandombléspor
dc.subjectMudançaspor
dc.subjectHierarquiapor
dc.subjectReciprocidadepor
dc.subjectBrazilian African religionseng
dc.subjectChangeseng
dc.subjectHierarchyeng
dc.subjectReciprocityeng
dc.subjectReligião e sociologiapor
dc.subjectCultos afro-brasileirospor
dc.titleEu estou nos Axés: relações de hierarquias e reciprocidades estabelecidas nos Candombléspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Junqueira, Marili Peres-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773564E2por
dc.contributor.referee1Fonseca, Dagoberto José-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781660U1por
dc.contributor.referee2Mano, Marcel-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782757H9por
dc.contributor.referee3Vannuchi, Maria Lúcia-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4782220P5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4260206H5por
dc.description.degreenameMestre em Ciências Sociaispor
dc.description.resumoO trabalho apresenta a origem, expansão e (re)estruturação dos Candomblés como maneira de abordar as mudanças e as relações diferenciadas entre as pessoas envolvidas nesta religiosidades. Empiricamente, de modo mais especifico, percorremos a linhagem da família do candomblé queto do Axé Oxumarê. Partimos de Uberlândia-MG, passando pela grande São Paulo-SP até a casa matriz na Bahia. O principal método adotado para essa pesquisa foi a observação participante. Encontramos complexas relações de hierarquia e reciprocidade que permeiam todas as relações sociais estabelecidas nessa religiosidade. Encontramos mudanças diferenciadas no interior da família e no transcorrer da linhagem, no que diz respeito à passagem dos conhecimentos, a concepção dos tempos dos rituais, a prevalência de rituais sobre outros, as relações entre os sexos e a sexualidade, a apropriação de práticas de outras religiosidades, principalmente de matriz africana. Todas essas mudanças estruturais nos permitiram pensar as próprias alterações no tratamento concedido às diferentes categorias de pessoas nos Candomblés. Reconhecendo as diferenciações existentes nesse campo religioso, pretendemos contribuir criticamente com o olhar apresentado nas análises dessas religiosidades, assim como apoiar o povo de santo contra as investidas preconceituosas para com seu modo de adorar o sagrado.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciências Sociaispor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::SOCIOLOGIApor
dc.publisher.departmentCiências Humanaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.274-
dc.orcid.putcode81761813-
dc.crossref.doibatchide72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804-
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