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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFerreira, Hiran Nonato Macedo-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:32:24Z-
dc.date.available2012-10-05-
dc.date.available2016-06-22T18:32:24Z-
dc.date.issued2012-06-25-
dc.identifier.citationFERREIRA, Hiran Nonato Macedo. Captura multimídia em ambientes educacionais instrumentados: aspectos arquiteturais, modelo de comunicação e interface de acesso contextual. 2012. 112 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.286por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12525-
dc.description.abstractCapture and access applications support automatic capture of everyday experiences and the subsequent availability of such captured information. These applications explore the concept of ubiquitous computing in order to automate the process of capturing human activities and allow the generation of multimedia documents that can be stored, retrieved, viewed and extended over time. Their development involves the deployment of large and complex computing architectures, aspects of modeling and prototyping, as well as issues regarding storage, retrieval and extension of the captured information. This work presents Classroom eXperience, an infrastructure for capture and access in instrumented educational environments which allows the recording of a series of artifacts produced during a conventional lecture and its subsequent availability to students. The developed infrastructure includes mechanisms for contextual access of captured information, where content recommendations can be made according to the access context of each user. The infrastructure still comprises a peer-to-peer communication model supporting the storage, transfer and replication of captured content. By means of functional prototypes, case studies and qualitative analysis were conducted to evaluate the use of the system.eng
dc.description.sponsorshipConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectComputação ubíquapor
dc.subjectCaptura e acessopor
dc.subjectConteúdo multimídiapor
dc.subjectRedes peer-to-peerpor
dc.subjectCiência de contextopor
dc.subjectUbiquitous computingeng
dc.subjectCapture and accesseng
dc.subjectMultimedia contenteng
dc.subjectPeer-to-peer networkseng
dc.subjectContext-awareeng
dc.subjectComputação ubíquapor
dc.titleCaptura multimídia em ambientes educacionais instrumentados: aspectos arquiteturais, modelo de comunicação e interface de acesso contextualpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Cattelan, Renan Gonçalves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4770308A4por
dc.contributor.referee1Bulcão Neto, Renato-
dc.contributor.referee2Rosa, Pedro Frosi-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791965U0por
dc.contributor.referee3Amo, Sandra Aparecida de-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4791545U6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4436315P2por
dc.description.degreenameMestre em Ciência da Computaçãopor
dc.description.resumoAplicações de captura e acesso dão suporte à captura automática de experiências do cotidiano e na posterior disponibilização das informações capturadas. Essas aplicações exploram o conceito de computação ubíqua para automatizar o processo de captura de atividades humanas do cotidiano e permitir a geração de documentos multimídia passíveis de armazenamento, recuperação, visualização e extensão ao longo do tempo. Seu desenvolvimento contempla a implantação de arquiteturas computacionais extensas e complexas, aspectos de modelagem e prototipação, bem como questões sobre armazenamento, recupera ção e extensão das informações capturadas. Este trabalho apresenta o Classroom eXperience, uma infraestrutura de captura e acesso voltada para ambientes educacionais instrumentados que permite a gravação de uma série de artefatos produzidos durante uma aula e na sua posterior disponibilização aos alunos. A infraestrutura desenvolvida compreende recursos de tratamento contextual para acesso ao conteúdo armazenado, em que recomendações de conteúdo podem ser feitas a partir do contexto de acesso de cada usuá- rio. A infraestrutura desenvolvida contempla ainda um modelo de comunicação peer-topeer que suporta o armazenamento, a transferência e a replicação do conteúdo capturado. Por meio da criação de protótipos funcionais, foram também conduzidos estudos de caso e análises qualitativas sobre o uso da infraestrutura.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.286-
dc.orcid.putcode81752998-
dc.crossref.doibatchidb8d00e40-b24e-41bb-91d8-9af1e3c908fc-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

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