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dc.creatorSilvestre, Eduardo Augusto-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:32:24Z-
dc.date.available2012-06-05-
dc.date.available2016-06-22T18:32:24Z-
dc.date.issued2012-04-20-
dc.identifier.citationSILVESTRE, Eduardo Augusto. Modelagem de software de tempo real utilizando o profile MARTE da UML. 2012. 115 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.225por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12524-
dc.description.abstractObject-oriented methods and languages have been widely applied in activities of modeling and design of real-time systems. Among all object-oriented notations, UML is the most used one. Despite the many well-known issues both in theory and practice, such as lack of concepts to represent time constraints and resource allocation, UML has been frequently applied to this domain. The MARTE profile was proposed in order to solve these issues. In this work the MARTE profile is applied together with UML to modeling a software for traffic signals control in order to analyze the pros and cons of using this recent OMG profile. The MARTE profile is compared with UML and SPT (a former MARTE profile). The result is that with MARTE the models are more specific and expressive, but are also more complex. In addition, mastering the MARTE language is a hard challenge. Researches and industrial applications are still required to achieve better conclusions on the use of MARTE.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMartepor
dc.subjectUMLpor
dc.subjectArquitetura de softwarepor
dc.subjectSistemas distribuídospor
dc.subjectSistemas de tempo realpor
dc.subjectControle de sinais de tráfegopor
dc.subjectSoftware architectureeng
dc.subjectReal-time systemseng
dc.subjectDistributed systemseng
dc.subjectRoad traffic signals conroleng
dc.subjectUML (Linguagem de modelagem padrão)por
dc.subjectSoftware - Arquiteturapor
dc.titleModelagem de software de tempo real utilizando o profile MARTE da UMLpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Soares, Michel dos Santos-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4745139J8por
dc.contributor.referee1Julia, Stéphane-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796960H1por
dc.contributor.referee2Costa, Heitor Augustus Xavier-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792198D7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4455012D3por
dc.description.degreenameMestre em Ciência da Computaçãopor
dc.description.resumoMétodos e linguagens orientadas a objetos tem sido amplamente aplicados em atividades de modelagem e projeto de software de tempo real. Entre todas as notações orientadas a objetos a mais usada é a UML. Apesar dos seus muitos problemas conhecidos na teoria e na prática, como a fraca representação de restrições temporais e alocação de recursos, a UML tem sido efetivamente aplicada neste domínio. O profile MARTE foi proposto para resolver essas questões. Neste trabalho o profile MARTE é aplicado juntamente com a UML para modelagem de um software de controle de sinais de trânsito com o objetivo de analisar os prós e contras da utilização deste recente profile OMG. O profile MARTE é comparado com UML e SPT (um profile anterior ao MARTE). O resultado é que com MARTE os modelos UML são mais específicos e expressivos, mas também são mais complexos. Adicionalmente, tornar-se proficiente na utilização do profile é um grande desafio. Pesquisas e aplicações industriais ainda são necessárias para melhores conclusões sobre a utilização do MARTE.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.225-
dc.orcid.putcode81753002-
dc.crossref.doibatchidb8d00e40-b24e-41bb-91d8-9af1e3c908fc-
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