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dc.creatorBarcelos, Ayres Roberto Araújo
dc.date.accessioned2016-06-22T18:32:20Z-
dc.date.available2011-10-03
dc.date.available2016-06-22T18:32:20Z-
dc.date.issued2011-02-23
dc.identifier.citationBARCELOS, Ayres Roberto Araújo. D-VisionDraughts: uma rede neural jogadora de damas que aprende por reforço em um ambiente de computação distribuída. 2011. 139 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12509-
dc.description.abstractThe objetive of this work is to propose a draughts learning system, the D-VisionDraughts (Distributed VisionDraughts): a distributed draughts player agent based on neural networks that learns by reinforcement. The D-VisionDraughts is trained in a distributed processing environment in order to achieve a high level of play without expert game analysis and with minimal human intervention as possible (distinctly from the world draughts champion Chinook). The D-VisionDraughts corresponds to a distributed version of the eficient VisionDraughts player, where the latter corresponds to a MLP (multilayer perceptron) neural network that learns by means of temporal diferences. The role of the neural network is to evaluate how much a board state is favorable to the agent (prediction). This value will lead the search module to determine the best action (in this case, the best move) of the current board state of the game. Another factor that has an important impact on the search eciency, which is analyzed in this work, is the degree of ordering of the game tree. Thus, the main contributions of this work are: the replacement of the serial algorithm used in VisionDraughts, the minimax with alpha-beta pruning, by the distributed algorithm Young Brothers Wait Concept (YBWC); the use of heuristics for game tree ordering, that is essential for the proper performance of YBWC and alpha-beta pruning in general; the impact analysis of the high-performance processing environment on the unsupervised learning skills of the player. This work shows that with the techniques used, the time required to perform a game tree search was signicantly reduced and through tournaments played with VisionDraughts the overall performance of the distributed agent is improved.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDamaspor
dc.subjectAprendizagem de máquinapor
dc.subjectAprendizagem por reforçopor
dc.subjectAprendizagem por diferenças temporaispor
dc.subjectRedes neurais articiaispor
dc.subjectPoda alpha-betapor
dc.subjectTabelas de transposiçãopor
dc.subjectAprofundamento iterativopor
dc.subjectBusca paralelapor
dc.subjectDraughtseng
dc.subjectMachine learningeng
dc.subjectReinforcement learningeng
dc.subjectTemporal differences learningeng
dc.subjectArticial neural networkeng
dc.subjectAlpha-beta pruningeng
dc.subjectTransposition tableeng
dc.subjectIterative deepeningeng
dc.subjectParallel searcheng
dc.titleD-VisionDraughts: uma rede neural jogadora de damas que aprende por reforço em um ambiente de computação distribuídapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Julia, Rita Maria da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788590Z8por
dc.contributor.referee1Matias Júnior, Rivalino
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792617U6por
dc.contributor.referee2Bazzan, Ana Lucia Cetertich
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723207J7por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4298322P6por
dc.description.degreenameMestre em Ciência da Computaçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é propor um sistema de aprendizagem de damas, o DVisionDraughts (Distributed VisionDraughts): um agente distribuído jogador de damas baseado em redes neurais que aprende por reforço. O D-VisionDraughts é treinado em um ambiente de processamento distribuído de modo a alcançar um alto nível de jogo sem a análise de especialistas e com o mínimo de intervenção humana possível (diferentemente do agente campeão do mundo de damas Chinook). O D-VisionDraughts corresponde a uma versão distribuída do eciente jogador VisionDraughts, onde este último corresponde à uma rede neural MLP (multilayer perceptron) que aprende pelo método das diferenças temporais. O papel da rede neural é avaliar o quanto um estado de tabuleiro é favorável ao agente (valor de predição). Este valor irá guiar o módulo de busca na procura pela melhor ação (neste caso, o melhor movimento) correspondente ao estado de tabuleiro corrente do jogo. Outro fator que é importante na eciência da busca, e que foi analisado neste trabalho, é o grau de ordenação da árvore de jogo. Desta forma, as principais contribuições deste trabalho consistem em: substituir o algoritmo serial utilizado para a busca em árvore de jogos do VisionDraughts, o minimax com poda alpha-beta, pelo algoritmo distribuído Young Brothers Wait Concept (YBWC); o uso de heurísticas para ordenação da árvore de jogos, que é essencial para o bom desempenho do YBWC e da poda alpha-beta em geral; a análise do impacto do ambiente de processamento distribuído nas habilidades de aprendizado não supervisionadas do jogador. Este trabalho mostra que, com a aplicação das técnicas no D-VisionDraughts, reduzimos expressivamente o tempo necessário para a etapa de busca e, através de torneios realizados com o VisionDraughts, o desempenho geral do agente distribuído foi nitidamente melhor.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81752984-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

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