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https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12478
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Duarte, Valquíria Aparecida Rosa | |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:32:14Z | - |
dc.date.available | 2009-10-20 | |
dc.date.available | 2016-06-22T18:32:14Z | - |
dc.date.issued | 2009-07-17 | |
dc.identifier.citation | DUARTE, Valquíria Aparecida Rosa. MP-Draughts - Um Sistema Multiagente de Aprendizagem Automática para Damas Baseado em Redes Neurais de Kohonen e Perceptron Multicamadas. 2009. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009. | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12478 | - |
dc.description.abstract | The goal of this work is to present MP-Draughts (MultiPhase- Draughts), that is a multiagent environment for Draughts, where one agent - named IIGA- is built and trained such as to be specialized for the initial and the intermediate phases of the games and the remaining ones for the final phases of them. Each agent of MP-Draughts is a neural network which learns almost without human supervision (distinctly from the world champion agent Chinook). MP-Draughts issues from a continuous activity of research whose previous product was the efficient agent VisionDraughts. Despite its good general performance, VisionDraughts frequently does not succeed in final phases of a game, even being in advantageous situation compared to its opponent (for instance, getting into endgame loops). In order to try to reduce this misbehavior of the agent during endgames, MP-Draughts counts on 25 agents specialized for endgame phases, each one trained such as to be able to deal with a determined cluster of endgame boardstates. These 25 clusters are mined by a Kohonen-SOM Network from a Data Base containing a large quantity of endgame boardstates. After trained, MP-Draughts operates in the following way: first, an optimized version of VisionDraughts is used as IIGA; next, the endgame agent that represents the cluster which better fits the current endgame board-state will replace it up to the end of the game. This work shows that such a strategy significantly improves the general performance of the player agents. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Sistemas multi-agentes | por |
dc.subject | Algoritmos de clusterização | por |
dc.subject | Redes neurais artificiais | por |
dc.subject | Aprendizagem por reforço | por |
dc.subject | Aprendizagem por diferenças temporais | por |
dc.subject | Busca eficiente | por |
dc.subject | Jogos | por |
dc.subject | Multiagent system | eng |
dc.subject | Clustering algorithm | eng |
dc.subject | Artificial neural network | eng |
dc.subject | Reinforcement learning | eng |
dc.subject | Temporal difference learning | eng |
dc.subject | Network | eng |
dc.subject | Efficient search | eng |
dc.subject | Game | eng |
dc.subject | Inteligência artificial | por |
dc.subject | Jogos (Dama) | por |
dc.subject | Redes neurais - Computação | por |
dc.title | MP-Draughts - Um Sistema Multiagente de Aprendizagem Automática para Damas Baseado em Redes Neurais de Kohonen e Perceptron Multicamadas | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Julia, Rita Maria da Silva | |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788590Z8 | por |
dc.contributor.referee1 | Yamanaka, Keiji | |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8 | por |
dc.contributor.referee2 | Silva, Ivan Nunes da | |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721425J4 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732032T0 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Ciência da Computação | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste trabalho é propor um sistema de aprendizagem de Damas, o MPDraughts (MultiPhase- Draughts): um sistema multiagentes, em que um deles - conhecido como IIGA (Initial/Intermediate Game Agent)- é desenvolvido e treinado para ser especializado em fases iniciais e intermediárias de jogo e os outros 25 agentes, em fases finais. Cada um dos agentes que compõe o MP-Draughts é uma rede neural que aprende a jogar com o mínimo possível de intervenção humana (distintamente do agente campeão do mundo Chinook). O MP-Draughts é fruto de uma contínua atividade de pesquisa que teve como produto anterior o VisionDraughts. Apesar de sua eficiência geral, o Vision- Draughts, muitas vezes, tem seu bom desempenho comprometido na fase de finalização de partidas, mesmo estando em vantagem no jogo em comparação com o seu oponente (por exemplo, entrando em loop de final de jogo). No sentido de reduzir o comportamento indesejado do jogador, o MP-Draughts conta com 25 agentes especializados em final de jogo, sendo que cada um é treinado para lidar com um determinado tipo de cluster de tabuleiros de final de jogo. Esses 25 clusters são minerados por redes de Kohonen-SOM de uma base de dados que contém uma grande quantidade de estado de tabuleiro de final de jogo. Depois de treinado, o MP-Draughts atua da seguinte maneira: primeiro, uma versão aprimorada do VisionDraughts é usada como o IIGA; depois, um agente de final de jogo que representa o cluster que mais se aproxima do estado corrente do tabuleiro do jogo deverá substituir o IIGA e conduzir o jogo até o final. Este trabalho mostra que essa estratégia melhorou, significativamente, o desempenho geral do agente jogador. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Ciência da Computação | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAO | por |
dc.publisher.department | Ciências Exatas e da Terra | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.orcid.putcode | 81752964 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação |
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