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dc.creatorDuarte, Valquíria Aparecida Rosa
dc.date.accessioned2016-06-22T18:32:14Z-
dc.date.available2009-10-20
dc.date.available2016-06-22T18:32:14Z-
dc.date.issued2009-07-17
dc.identifier.citationDUARTE, Valquíria Aparecida Rosa. MP-Draughts - Um Sistema Multiagente de Aprendizagem Automática para Damas Baseado em Redes Neurais de Kohonen e Perceptron Multicamadas. 2009. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12478-
dc.description.abstractThe goal of this work is to present MP-Draughts (MultiPhase- Draughts), that is a multiagent environment for Draughts, where one agent - named IIGA- is built and trained such as to be specialized for the initial and the intermediate phases of the games and the remaining ones for the final phases of them. Each agent of MP-Draughts is a neural network which learns almost without human supervision (distinctly from the world champion agent Chinook). MP-Draughts issues from a continuous activity of research whose previous product was the efficient agent VisionDraughts. Despite its good general performance, VisionDraughts frequently does not succeed in final phases of a game, even being in advantageous situation compared to its opponent (for instance, getting into endgame loops). In order to try to reduce this misbehavior of the agent during endgames, MP-Draughts counts on 25 agents specialized for endgame phases, each one trained such as to be able to deal with a determined cluster of endgame boardstates. These 25 clusters are mined by a Kohonen-SOM Network from a Data Base containing a large quantity of endgame boardstates. After trained, MP-Draughts operates in the following way: first, an optimized version of VisionDraughts is used as IIGA; next, the endgame agent that represents the cluster which better fits the current endgame board-state will replace it up to the end of the game. This work shows that such a strategy significantly improves the general performance of the player agents.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSistemas multi-agentespor
dc.subjectAlgoritmos de clusterizaçãopor
dc.subjectRedes neurais artificiaispor
dc.subjectAprendizagem por reforçopor
dc.subjectAprendizagem por diferenças temporaispor
dc.subjectBusca eficientepor
dc.subjectJogospor
dc.subjectMultiagent systemeng
dc.subjectClustering algorithmeng
dc.subjectArtificial neural networkeng
dc.subjectReinforcement learningeng
dc.subjectTemporal difference learningeng
dc.subjectNetworkeng
dc.subjectEfficient searcheng
dc.subjectGameeng
dc.subjectInteligência artificialpor
dc.subjectJogos (Dama)por
dc.subjectRedes neurais - Computaçãopor
dc.titleMP-Draughts - Um Sistema Multiagente de Aprendizagem Automática para Damas Baseado em Redes Neurais de Kohonen e Perceptron Multicamadaspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Julia, Rita Maria da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788590Z8por
dc.contributor.referee1Yamanaka, Keiji
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798494D8por
dc.contributor.referee2Silva, Ivan Nunes da
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721425J4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732032T0por
dc.description.degreenameMestre em Ciência da Computaçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é propor um sistema de aprendizagem de Damas, o MPDraughts (MultiPhase- Draughts): um sistema multiagentes, em que um deles - conhecido como IIGA (Initial/Intermediate Game Agent)- é desenvolvido e treinado para ser especializado em fases iniciais e intermediárias de jogo e os outros 25 agentes, em fases finais. Cada um dos agentes que compõe o MP-Draughts é uma rede neural que aprende a jogar com o mínimo possível de intervenção humana (distintamente do agente campeão do mundo Chinook). O MP-Draughts é fruto de uma contínua atividade de pesquisa que teve como produto anterior o VisionDraughts. Apesar de sua eficiência geral, o Vision- Draughts, muitas vezes, tem seu bom desempenho comprometido na fase de finalização de partidas, mesmo estando em vantagem no jogo em comparação com o seu oponente (por exemplo, entrando em loop de final de jogo). No sentido de reduzir o comportamento indesejado do jogador, o MP-Draughts conta com 25 agentes especializados em final de jogo, sendo que cada um é treinado para lidar com um determinado tipo de cluster de tabuleiros de final de jogo. Esses 25 clusters são minerados por redes de Kohonen-SOM de uma base de dados que contém uma grande quantidade de estado de tabuleiro de final de jogo. Depois de treinado, o MP-Draughts atua da seguinte maneira: primeiro, uma versão aprimorada do VisionDraughts é usada como o IIGA; depois, um agente de final de jogo que representa o cluster que mais se aproxima do estado corrente do tabuleiro do jogo deverá substituir o IIGA e conduzir o jogo até o final. Este trabalho mostra que essa estratégia melhorou, significativamente, o desempenho geral do agente jogador.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81752964-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

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