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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCaexêta, Gutierrez Soares
dc.date.accessioned2016-06-22T18:32:12Z-
dc.date.available2008-10-23
dc.date.available2016-06-22T18:32:12Z-
dc.date.issued2008-07-21
dc.identifier.citationCAEXÊTA, Gutierrez Soares. VisionDraughts - um sistema de aprendizagem de jogos de damas baseado em redes neurais, diferenças temporais, algoritmos eficientes de busca em árvores e informações perfeitas contidas em bases de dados. 2008. 141 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Exatas e da Terra) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2008.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12460-
dc.description.abstractThe objective of this work is to propose a draughts learning system, VisionDraughts, based on works of Neto and Julia (LS-Draughts) and Mark Lynch (NeuroDraughts). The NeuroDraughts is a good automatic draughts player which uses temporal diference learning to adjust the weights of an articial neural network whose role is to estimate how much the board state represented in its input layer by NET-FEATUREMAP is favorable to the player agent. The set of features is manually dened. The search for the best action corresponding to a current board state is performed by minimax algorithm. The LS-Draughts expands the NeuroDraughts, through the genetic algorithms, generating automatically a set of minimal features which are necessary and essential to a game of draughts and optimizing, successfully, the training of the apprentice player. The Vision- Draughts adds two modules to the former architectures: an eficient tree-search module with alfa-beta, iterative deepening and transposition table, providing the player agent larger capacity to analyse future moves (board states more distant from the current board) and a module to access endgame databases, allowing to acquire perfect information to positions with less than 8 pieces on the board. Some tournaments were promoted between the best players obtained by NeuroDraughts, LS-Draughts and VisionDraughts. The tournament's results, all won by the VisionDraughts, show the importance of the new two modules in the building of good automatic draughts players: the runtime required for training the new player was drastically reduced and its performance was significantly improved. Furthermore, the VisionDraughts name was just chosen to emphasize the great importance of analysing future moves in order to the success of this work.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAprendizagem automáticapor
dc.subjectAprendizagem de máquinapor
dc.subjectAprendizagem incrementalpor
dc.subjectAprendizagem por reforçopor
dc.subjectRedes neuraispor
dc.subjectAprendizagem por diferenças temporaispor
dc.subjectTeoria dos jogospor
dc.subjectDamaspor
dc.subjectBusca em árvores de jogospor
dc.subjectMiniMaxpor
dc.subjectTabelas de transposiçãopor
dc.subjectAprofundamento iterativopor
dc.subjectBases de dados de finais de jogospor
dc.subjectChaves Zobristpor
dc.subjectTabela Hashpor
dc.subjectTratamento de colisõespor
dc.subjectAutomatic Learningeng
dc.subjectMachine Learningeng
dc.subjectIncremental Learningeng
dc.subjectReinforcement Learningeng
dc.subjectNeural networkeng
dc.subjectTemporal diference learningeng
dc.subjectGame theoryeng
dc.subjectDraughtseng
dc.subjectCheckerseng
dc.subjectMinimaxeng
dc.subjectAlfa-Betaeng
dc.subjectTransposition tableeng
dc.subjectIterative deepeningeng
dc.subjectEndgame databaseseng
dc.subjectZobrist keyeng
dc.subjectHash tableeng
dc.subjectCollisionseng
dc.subjectAprendizado do computadorpor
dc.subjectRedes neurais (Computação)por
dc.subjectTeoria dos jogospor
dc.subjectAlfa-Betapor
dc.titleVisionDraughts - um sistema de aprendizagem de jogos de damas baseado em redes neurais, diferenças temporais, algoritmos eficientes de busca em árvores e informações perfeitas contidas em bases de dadospor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Julia, Rita Maria da Silva
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788590Z8por
dc.contributor.referee1Lopes, Carlos Roberto
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4788535Z4por
dc.contributor.referee2Bittencourt, Guilherme
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4781001U9por
dc.description.degreenameMestre em Ciência da Computaçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é propor um sistema de aprendizagem de damas, Vision-Draughts, baseado nos trabalhos de Neto e Julia (LS-Draughts) e de Mark Lynch (NeuroDraughts). O NeuroDraughts é um bom jogador automático de damas que utiliza a técnica de aprendizagem por diferenças temporais para ajustar os pesos de uma rede neural artificial multi-camadas cujo papel é estimar o quanto um estado do tabuleiro do jogo, representado em sua camada de entrada através do mapeamento NET-FEATUREMAP, é favorável ao agente jogador. O conjunto de características do jogo é definido manualmente e a busca pela melhor ação a ser executada, a partir do estado corrente do tabuleiro, é realizada através do algoritmo minimax. O LS-Draughts expande o trabalho de Lynch por meio da técnica dos algoritmos genéticos, gerando, automaticamente, um conjunto mínimo e essencial de características do jogo de damas e otimizando, com grande sucesso, o treinamento do agente aprendiz. O VisionDraughts acrescenta dois módulos nas arquiteturas anteriores: um módulo de busca eficiente em árvores de jogos baseado no algoritmo alfa-beta, no aprofundamento iterativo e nas tabelas de transposição, que fornece ao agente jogador maior capacidade de analisar jogadas futuras (estados do tabuleiro mais distantes do estado corrente), um módulo para acessar bases de dados de finais de jogos que permite obter informações perfeitas para combinações de oito ou menos peças no tabuleiro. Foram realizados torneios entre os melhores jogadores obtidos por NeuroDraughts, LS-Draughts e VisionDraughts. Os resultados dos torneios, todos vencidos pelo VisionDraughts, evidenciam a importância dos dois novos módulos na construção de jogadores automáticos de damas: o tempo de execução para o treinamento do jogador foi drasticamente reduzido e seu desempenho significantemente melhorado. Alias, o nome VisionDraughts foi escolhido, justamente, para destacar a importância da capacidade de analisar jogadas futuras para o sucesso do presente trabalho.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Ciência da Computaçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Exatas e da Terrapor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81752965-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Ciência da Computação

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