Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12369
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRocha, Fernando Alves-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:39Z-
dc.date.available2016-04-27-
dc.date.available2016-06-22T18:31:39Z-
dc.date.issued2014-08-20-
dc.identifier.citationROCHA, Fernando Alves. Ritual do ator em grupo: o conceito de treinamento a partir da trajetória do Grupo Sonhus Teatro Ritual. 2014. 200 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.404por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12369-
dc.description.abstractThe objective of this work is the study of concepts and approaches present in an artistic process of building and maintaining a theater group, specifically that concern their creative processes and training or maintenance and development of their language and the art of its actors. Therefore, this work joined the organization and analysis of creative procedures, tests and actor training, from the artistic experience of the inserted researcher in the study object, the Sonhus Group Ritual Theatre. The study relies on approaches that integrate both the participant observation ethnological and phenomenological description, applied within a qualitative research methodology. The result of participant observation was later linked to other bibliographic references and experience reports from other actors participants active in the Group\'s history through semi-structured interviews prepared by the researcher, reflective training and surveys of some experiments, techniques and procedures performed in collective over eighteen group. The issue of research rests on two lines of force and motivating questions: what parameters indicate qualitative differences that define the uniqueness of a theater group in the organization and how the body technical preparation qualitatively interfere in artistic language of ritual significance of work.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTeatro de grupopor
dc.subjectRitualpor
dc.subjectTreinamentopor
dc.subjectAtorpor
dc.subjectTécnicas corporaispor
dc.subjectLinguagenspor
dc.subjectGroup of theatereng
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectActoreng
dc.subjectBody techniqueseng
dc.subjectLanguageseng
dc.titleRitual do ator em grupo: o conceito de treinamento a partir da trajetória do Grupo Sonhus Teatro Ritualpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Aleixo, Fernando Manoel-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776974E2por
dc.contributor.referee1Leal, Mara Lúcia-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761082P6por
dc.contributor.referee2Haderchpek, Robson Carlos-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762078U3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4247726J7por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoO objetivo desse trabalho é o estudo de conceitos e abordagens presentes em um processo de edificação e manutenção artística de um grupo de teatro, especificamente no que concernem seus processos criativos e de treinamento ou manutenção e desenvolvimento de sua linguagem e da arte de seus atores. Portanto, este trabalho aliou a organização e a análise de procedimentos criativos, de ensaios e de treinamento do ator, a partir da experiência artística do pesquisador inserido no objeto de estudo, o Grupo Sonhus Teatro Ritual. O estudo apoia-se em abordagens que transitam entre a observação participativa etnológica e a descrição fenomenológica, aplicadas dentro de uma metodologia qualitativa de pesquisa. O resultado da observação participante foi relacionado posteriormente com outros referenciais bibliográficos e com relatos de experiência dos demais atores partícipes ativos na trajetória do Grupo através de entrevistas semi-estruturadas elaboradas pelo pesquisador, de treinamentos reflexivos e de levantamentos de alguns experimentos, técnicas e procedimentos praticados em coletivo no decorrer dos dezoito anos de grupo. A problemática da pesquisa repousa sobre duas linhas de força e questões motivadoras: que parâmetros evidenciam diferenças qualitativas que definam a singularidade de uma organização em teatro de grupo e como a preparação técnica corporal interfere qualitativamente num trabalho de significação ritual de linguagem artística.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.404por
dc.orcid.putcode81760063-
dc.crossref.doibatchid4760f38e-67c9-4f29-9dee-77c4e5a21ac4-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RitualAtorGrupo.pdf5.07 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.