Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12369
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Rocha, Fernando Alves | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:31:39Z | - |
dc.date.available | 2016-04-27 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:31:39Z | - |
dc.date.issued | 2014-08-20 | - |
dc.identifier.citation | ROCHA, Fernando Alves. Ritual do ator em grupo: o conceito de treinamento a partir da trajetória do Grupo Sonhus Teatro Ritual. 2014. 200 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.404 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12369 | - |
dc.description.abstract | The objective of this work is the study of concepts and approaches present in an artistic process of building and maintaining a theater group, specifically that concern their creative processes and training or maintenance and development of their language and the art of its actors. Therefore, this work joined the organization and analysis of creative procedures, tests and actor training, from the artistic experience of the inserted researcher in the study object, the Sonhus Group Ritual Theatre. The study relies on approaches that integrate both the participant observation ethnological and phenomenological description, applied within a qualitative research methodology. The result of participant observation was later linked to other bibliographic references and experience reports from other actors participants active in the Group\'s history through semi-structured interviews prepared by the researcher, reflective training and surveys of some experiments, techniques and procedures performed in collective over eighteen group. The issue of research rests on two lines of force and motivating questions: what parameters indicate qualitative differences that define the uniqueness of a theater group in the organization and how the body technical preparation qualitatively interfere in artistic language of ritual significance of work. | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Teatro de grupo | por |
dc.subject | Ritual | por |
dc.subject | Treinamento | por |
dc.subject | Ator | por |
dc.subject | Técnicas corporais | por |
dc.subject | Linguagens | por |
dc.subject | Group of theater | eng |
dc.subject | Training | eng |
dc.subject | Actor | eng |
dc.subject | Body techniques | eng |
dc.subject | Languages | eng |
dc.title | Ritual do ator em grupo: o conceito de treinamento a partir da trajetória do Grupo Sonhus Teatro Ritual | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Aleixo, Fernando Manoel | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776974E2 | por |
dc.contributor.referee1 | Leal, Mara Lúcia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761082P6 | por |
dc.contributor.referee2 | Haderchpek, Robson Carlos | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762078U3 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4247726J7 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Artes | por |
dc.description.resumo | O objetivo desse trabalho é o estudo de conceitos e abordagens presentes em um processo de edificação e manutenção artística de um grupo de teatro, especificamente no que concernem seus processos criativos e de treinamento ou manutenção e desenvolvimento de sua linguagem e da arte de seus atores. Portanto, este trabalho aliou a organização e a análise de procedimentos criativos, de ensaios e de treinamento do ator, a partir da experiência artística do pesquisador inserido no objeto de estudo, o Grupo Sonhus Teatro Ritual. O estudo apoia-se em abordagens que transitam entre a observação participativa etnológica e a descrição fenomenológica, aplicadas dentro de uma metodologia qualitativa de pesquisa. O resultado da observação participante foi relacionado posteriormente com outros referenciais bibliográficos e com relatos de experiência dos demais atores partícipes ativos na trajetória do Grupo através de entrevistas semi-estruturadas elaboradas pelo pesquisador, de treinamentos reflexivos e de levantamentos de alguns experimentos, técnicas e procedimentos praticados em coletivo no decorrer dos dezoito anos de grupo. A problemática da pesquisa repousa sobre duas linhas de força e questões motivadoras: que parâmetros evidenciam diferenças qualitativas que definam a singularidade de uma organização em teatro de grupo e como a preparação técnica corporal interfere qualitativamente num trabalho de significação ritual de linguagem artística. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.department | Linguística, Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.404 | por |
dc.orcid.putcode | 81760063 | - |
dc.crossref.doibatchid | 4760f38e-67c9-4f29-9dee-77c4e5a21ac4 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
RitualAtorGrupo.pdf | 5.07 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.