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dc.creatorScarpellini, Maira Andriani-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:38Z-
dc.date.available2015-12-17-
dc.date.available2016-06-22T18:31:38Z-
dc.date.issued2013-03-15-
dc.identifier.citationSCARPELLINI, Maira Andriani. As crianças em suas relações com a música no recreio escolar. 2013. 202 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12359-
dc.description.abstractThis research was aimed at comprehending the relationship that students establish with the music in a playground. From this objective, we sought to understand what are (and how happen) the musical practices of children in this environment, what are the means used by them to make present this music in the playground, how they teach and learn music at this time of the school routine, how do they share (or not) the music with colleagues and how is the playground organization as a leisure place while at school, with different logics and dynamics. Therefore, it was important to understand the structure and organization of playground, how music weaves times and spaces in that place, how children learn/teach music while play and do other activities in that educational space/time. With a qualitative approach, the method adopted was the case study, and the data collection procedures were based on observations and interviews. We adopted the theoretical principles of the following authors: to understand the playground as a social space, Bourdieu (1997, 2004); to understand it as a space of leisure and learning, Marcellino (1990, 1998, 2006) and Dumazedier (1994); to reflect on the learning as a form of relating to the world, Charlot (2000); and to comprehend the play and playful, Brougère (2001, 2004, 2010, 2012a, 2012b). According to the conclusions, it is detached that children relate to music in a playground in different ways, using portable stereos, singing and percussion to makes it presented in the school. They teach and learn music through play and other forms of interaction such as conversation, singing and percussion. Studying this period the school routine was enriching to address the processes of teaching and learning music for children and thereby to understand the music and pedagogical practices at school.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRecreio escolarpor
dc.subjectCrianças em suas relações com a músicapor
dc.subjectEnsino/aprendizagem musicalpor
dc.subjectPlayground schooleng
dc.subjectChildren in their relationships with musiceng
dc.subjectMusic educationeng
dc.subjectMúsica - Instrução e estudopor
dc.subjectCrianças - Canções e músicapor
dc.titleAs crianças em suas relações com a música no recreio escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gonçalves, Lilia Neves-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728291Y6por
dc.contributor.referee1Deus, José Soares de-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762110D9por
dc.contributor.referee2Ribas, Maria Guiomar de Carvalho-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4739520Y6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4444728D7por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve como objetivo compreender as relações que os estudantes estabelecem com a música no recreio escolar. A partir deste objetivo buscou-se também entender quais são (e como se dão) as práticas musicais das crianças nesse ambiente, quais os meios utilizados por elas para presentificar essa música no recreio, como elas ensinam/aprendem música nesse momento da rotina escolar, como compartilham (ou não) a música com os colegas e como é a organização do recreio enquanto espaço de lazer na escola, com dinâmicas e lógicas distintas. Para isso, foi importante compreender a estrutura e a organização do recreio, como a música tece seus tempos e espaços, como as crianças aprendem/ensinam música enquanto brincam e fazem outras atividades nesse espaço/tempo escolar. Com uma abordagem qualitativa, o método adotado foi o estudo de caso, e os procedimentos de coleta de dados se basearam em observações e entrevistas. Foram adotados os princípios teóricos dos seguintes autores: para entender o recreio como um espaço social, Bourdieu (1997, 2004); para compreendê-lo como um espaço de lazer e aprendizagem, Marcellino (1990, 1998, 2006) e Dumazedier (1994); para refletir acerca da aprendizagem como forma de relação com o mundo, Charlot (2000); e para compreender o brincar e lúdico, Brougère (2001, 2004, 2010, 2012a, 2012b). Dentre as conclusões, destaca-se que as crianças se relacionam com a música no recreio de diferentes maneiras, utilizando aparelhos de som portáteis, canto e percussão para presentificá-la na escola. Elas ensinam e aprendem música por meio de brincadeiras e de outras formas de interação como conversa, canto e percussão. Estudar esse período da rotina escolar revelou-se enriquecedor para abordar os processos de ensino/aprendizagem musical das crianças e, com isso, conhecer as práticas pedagógico-musicais na escola.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81760051-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

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