Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12357
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, José Raphael Brito dos | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:31:38Z | - |
dc.date.available | 2015-11-19 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:31:38Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-25 | - |
dc.identifier.citation | SANTOS, José Raphael Brito dos. Scenic disassembly: investigation of the actor s poetics in the group theatre. 2015. 200 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.422 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12357 | - |
dc.description.abstract | This work is a though concerning disassembly as a way of research about the scenic creation processes, with emphases in the actor s poetics in the group theatre context. The actor s poetics, in the case of this work, comprehend his experiences in the collective creation and/or the collaboration process cooperative nets in which the performance construction is established in group. Disassembly is a practice that began with Latin American theatre groups that would use this procedure in order to present testimonies, tessituras, features and trajectories of a creation process. This research follow the course of the quality aspect with theoretical foundations, interviews and, in some parts, the author uses the first-person narrative to expose his personal experiences. The theoretical analysis was based upon investigations about Theatre in group, Actor in Cooperative Net of Creation and Disassembly, from the previous studies of RosyaneTrotta (2008), André Carreira (2007) and Ileana Diéguez (2009), to name some of them. This document is divided in three chapters: the first one contains a contextualization of the actor creation practices in a group theatre, lightening out conceptual and historical matters. Finally an incitation is presented: How to research the creation processes? The second chapter encloses the scenic disassembly as an investigation procedure about the actor s poetics, and invites the group theatre actress TâniaFarias to narrate her experience in the exercise of unset her performances, contribution that encourage the development of proposals about the topic. The third chapter regards the exercise of written disassembly, in which the author spins his creation path based on his own experiences at the Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho, (Core of Theatrical Research Rascunho) and shares his creation processes of the following shows: Lullaby; Esperando Godot (Waiting Godot); Primeiro Amor (First Love) and Siameses (Siamese). | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Desmontagem cênica | por |
dc.subject | Teatro de grupo | por |
dc.subject | Poéticas do ator | por |
dc.subject | Scenic disassembly | eng |
dc.subject | Group theater | eng |
dc.subject | Actor s poetics | eng |
dc.subject | Criação (Literária, artística, etc) | por |
dc.subject | Atores | por |
dc.subject | Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho | por |
dc.title | Desmontagem cênica: investigação das poéticas do ator em teatro de grupo | por |
dc.title.alternative | Scenic disassembly: investigation of the actor s poetics in the group theatre | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Silva, Narciso Larangeira Telles da | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799572T6 | por |
dc.contributor.referee1 | Leal, Mara Lúcia | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761082P6 | por |
dc.contributor.referee2 | Colla, Ana Cristina | - |
dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779502T6 | por |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4205334H0 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Artes | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa é uma reflexão da desmontagem como modo de investigação dos processos de criação cênica, com ênfase nas poéticas do ator no contexto de teatro de grupo. As poéticas do ator, no caso deste trabalho, compreendem suas experiências na criação coletiva e/ou processo colaborativo redes cooperativas em que a construção do espetáculo é estabelecida em conjunto. A desmontagem é uma prática que iniciou com grupos de teatro latino-americanos que se utilizam deste procedimento para apresentar testemunhos, tessituras, traços e trajetos de um processo de criação. A pesquisa seguiu vertente qualitativa com fundamentações teóricas, entrevista e em algumas partes o autor utiliza a narração em primeira pessoa para a apresentação de suas experiências pessoais. A análise teórica foi fundamentada em pesquisas sobre Teatro de grupo, Ator em rede cooperativa de criação e Desmontagem, a partir dos estudos de Rosyane Trotta (2008), André Carreira (2007) e Ileana Diéguez (2009) respectivamente, para citar alguns. A dissertação está dividida em três capítulos: no primeiro capítulo contextualiza-se as práticas da criação do ator em teatro de grupo pontuando questões conceituais e históricas, finalizando com a provocação: como pesquisar os processos de criação? No segundo capítulo apresenta-se a desmontagem cênica como um procedimento de investigação das poéticas do ator e convida-se a atriz de teatro de grupo Tânia Farias para nos relatar sua experiência sobre o exercício de desmontar os seus espetáculos, auxiliando no levantamento de questões sobre a temática. E no terceiro capítulo finaliza-se com o exercício da desmontagem escrita em que o autor tece o seu trajeto da criação com base em suas experiências no Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho, compartilhando os processos de criação dos seguintes espetáculos: Lullaby; Esperando Godot; Primeiro Amor e Siameses. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.department | Linguística, Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.422 | por |
dc.orcid.putcode | 81760054 | - |
dc.crossref.doibatchid | d6753981-8e41-42fb-9dfa-f52cb5852ff1 | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
DesmontagemCenicaInvestigacao.pdf | 7.82 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.