Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12345
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorCosta, Panmela Tadeu-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:36Z-
dc.date.available2015-02-23-
dc.date.available2016-06-22T18:31:36Z-
dc.date.issued2014-03-21-
dc.identifier.citationCOSTA, Panmela Tadeu. De fora pra dentro: a dança contemporânea em Uberlândia (1980 2001). 2014. 277 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.232por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12345-
dc.description.abstractThis research aims to analyze the initial scenario of contemporary dance in Uberlandia city between the decades of 1980, 1990 and the early 2000s. This, by itself, restricts the other goal aimed in this research that is the conceptual discussion on the question: what is contemporary dance? Thus, what is to be understood is how the historical relations, represented by the active artists in Uberlandia during the period established, cooperate in constructing a concept of contemporary dance. Hence, the methodology of oral history was chosen in order to understand the established historical context by means of the speeches of the interviewed artists. The theoretical questions about the subject and the bibliography about the ‗contemporary question emerged as a support for the construction on an identitary thought of dance. Among the methods used to reach the aimed goals are two ways of getting in touch with historical sources: consulting the diary editions published between 1990-1999 of the Jornal Correio de Uberlândia, at the Municipal Public Archive, and interviewing artists who were able to offer information about the settled historical context. In short, looking at what had been done and the goals reached, the inquiry aspires to create a solid research source for dance artists, to reaffirm a artistic-cultural identity for the city, to contribute to the development of the academic area related with dance which is relatively new in the local university circles , and to contribute to discussions on contemporary dance in general, as the debate involving its concept is quite difficult.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectUberlândiapor
dc.subjectDança Contemporâneapor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectContemporary danceeng
dc.subjectHistoryeng
dc.subjectDançapor
dc.subjectDança - Uberlândia (MG) - Históriapor
dc.titleDe fora pra dentro: a dança contemporânea em Uberlândia (1980 2001)por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7por
dc.contributor.referee1Mundim, Ana Carolina da Rocha-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4769614E3por
dc.contributor.referee2Alvarenga, Arnaldo Leite de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707187E6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4246251P4por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoO objetivo dessa pesquisa é analisar o cenário inicial da dança contemporânea na cidade de Uberlândia entre as décadas de 1980, 1990 e início de 2000. Isso, por sua vez, restringe outro objetivo que diz respeito à discussão conceitual do trabalho: o que é dança contemporânea? O que se pretende, portanto, é entender como as relações históricas, representadas pelos artistas da cidade de Uberlândia ativos na criação em dança durante as décadas de 1980, 1990 e 2000, cooperam para a construção de um conceito em dança contemporânea. Por isso, optou-se pela metodologia da história oral para que se conheça o contexto histórico estudado por meio das falas dos artistas entrevistados. As questões teóricas sobre o tema e bibliografias acerca da questão do ―contemporâneo‖ surgiram como suporte para a construção de um pensamento identitário sobre a dança. Dentre os métodos utilizados para alcançar os objetivos almejados estão duas formas de contato com as fontes históricas: a consulta, no Arquivo Público Municipal de Uberlândia, ao Jornal Correio de Uberlândia publicados entre o ano de 1990 e 1999 e as entrevistas com artistas escolhidos que poderiam oferecer informações sobre o contexto histórico estabelecido. Em suma, vislumbrando o caminho percorrido, bem como os objetivos alcançados e as questões almejadas, a investigação pretende criar uma fonte de pesquisa sólida para os artistas da dança, reafirmar uma identidade artístico-cultural para a cidade, contribuir para o desenvolvimento da área acadêmica da dança relativamente nova no cenário universitário local e contribuir para as discussões sobre a dança contemporânea de uma maneira geral, já que é tão complicada a discussão sobre seu conceito.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.232por
dc.orcid.putcode81760061-
dc.crossref.doibatchid6bda9598-e242-43c6-81dc-5768926013e9-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
ForaDentroDanca_parte1.pdf8.09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
ForaDentroDanca_parte 2.pdf6.9 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir
ForaDentroDanca_parte3.pdf7.12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.