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dc.creatorSantos, Alexandre Nunes dos-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:34Z-
dc.date.available2014-08-07-
dc.date.available2016-06-22T18:31:34Z-
dc.date.issued2014-03-28-
dc.identifier.citationSANTOS, Alexandre Nunes dos. Mariana Pineda: a revolutionary in recreation of Frederico García Lorca. 2014. 115 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.259por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12336-
dc.description.abstractMARIANA PINEDA: A REVOLUTIONARY IN RECREATION OF FEDERICO GARCÍA LORCA García Lorca analyzes the dramatic transposition of the political process of the eponymous heroine grenadine. Celebrated in popular songs who sing their fight, Mariana edge a liberal flag during the government of Don Fernando VII to please the man she loved, and ends up being convicted and executed. Lorca composes a dramatic play based on elements of the character that make telluric discussion intrinsically human affairs from his heroine, with her embroidery, stands for love and freedom. Mariana Pineda who inspires Lorcas s artistic production lived in the early nineteenth century, and served in the fight against a dictatorship, conducting partisan political actions, which committed her to the despotic government of her time. The heroine defends her values of honor and freedom, common feature of other female characters in the traditional Spanish theater, especially the dramaturgist of the Golden Age. Lope de Vega is focused due to telluric features, appreciation of the female and elements of folk tales that gets close to the lorquiano drama. Therefore, a comparative study of the project of the two Spanish authors built on the drama under study Mariana Pineda by Lorca and tragicomedy Fuenteovejuna by Lope de Vega will be held.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMulherpor
dc.subjectRevoluçãopor
dc.subjectLiberdadepor
dc.subjectMarianapor
dc.subjectGarcía Lorcapor
dc.subjectWomeneng
dc.subjectRevolutioneng
dc.subjectFreedomeng
dc.subjectTeatropor
dc.subjectPineda, Mariana, 1804-1831por
dc.subjectGarcía Lorca, Federico, 1898-1936por
dc.titleMariana Pineda: uma revolucionária na recriação de Frederico García Lorcapor
dc.title.alternativeMariana Pineda: a revolutionary in recreation of Frederico García Lorcaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Machado, Irlei Margarete Cruz-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767728H4por
dc.contributor.referee1Arantes, Luiz Humberto Martins-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799949E7por
dc.contributor.referee2Lopes Neto, Antônio-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761513Y6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4279174T4por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoMARIANA PINEDA: UMA REVOLUCIONÁRIA NA RECRIAÇÃO DE FEDERICO GARCÍA LORCA analisa a transposição dramática, do processo político da heroína granadina homônima. Celebrada em canções populares que entoam sua luta, Mariana borda uma bandeira liberal durante o governo de Don Fernando VII para agradar ao homem que amava, e foi condenada e executada. Lorca compõe uma obra dramática valendo-se de elementos de caráter telúrico que o fazem discutir questões intrinsecamente humanas a partir de sua heroína que, com seu bordado, defende o amor e liberdade. A personagem histórica Mariana Pineda, que inspiraria a produção artística de Lorca, viveu no início do século XIX e atuou na luta contra o regime monárquico de Fernando VII, realizando ações políticas de caráter partidário, o que a comprometeu com o governo despótico de seu tempo. A heroína defende seus valores de honra e liberdade, característica comum a outras personagens tradicionais femininas do teatro espanhol, em especial, dos dramaturgos do Século de Ouro. Lope de Vega será abordado devido aos aspectos telúricos, a valorização do feminino e aos contos populares que o aproximam do drama lorquiano. Assim, será realizado um estudo comparativo das obras dos dois autores espanhóis tomando como base o drama em estudo: Mariana Pineda de Lorca e a tragicomédia Fuenteovejuna de Lope de Vega.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.259por
dc.orcid.putcode81760129-
dc.crossref.doibatchid6bda9598-e242-43c6-81dc-5768926013e9-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

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