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dc.creatorCordeiro, Carlos Henrique Gomes Machado-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:34Z-
dc.date.available2014-07-23-
dc.date.available2016-06-22T18:31:34Z-
dc.date.issued2014-02-20-
dc.identifier.citationCORDEIRO, Carlos Henrique Gomes Machado. O discurso do silêncio: reflexões sobre processos de abstração na produção de desenhos de árvores. 2014. 132 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.79por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12335-
dc.description.abstractThe Speech of the Silence: reflections on abstraction processes in the production of drawings of trees is a Poetical Visual research which has as study object the personal production of drawings trees pictures. From works made in studio, I make reflections about creation processes and finalized drawings. A part of the studied works was previously produced and another part was made for this research. Among the latest production, I emphasize the series Trees in Dilution and the drawing Arboreal Vertical Space Progression. Through them I discuss technical processes as well as decisions in the procedures that determined major changes in the creation process. Among the proceedings, I discuss about paint dilution, graphic synthesis, the choice of trees without leaves that arises from my mental repertoire of images, empty spaces, aesthetic experience, composition in parts, therefore, issues which consider the abstraction as the process that must be deeply investigated. In order to build my reflections, I use abstraction processes as the guiding of the research, searching in the Phenomenology the procedures to analyze and understand my practice as drawer. I also resort to History and to Art Criticism to make connections between my production and the works of other artists, with which I realize poetic convergences, as Cézanne, Braque, Mondrian, with regard to the abstractions of the form; Malevich and Opalka, regarding to abstraction of the visible ; and Brancusi and Fontana, who are related to the spatial expansion, towards the real space.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectDesenhopor
dc.subjectProcesso de criaçãopor
dc.subjectAbstraçãopor
dc.subjectArte Modernapor
dc.subjectDrawingeng
dc.subjectCreation processeng
dc.subjectAbstractioneng
dc.subjectModern Arteng
dc.subjectCriação (Literária, artística, etc.)por
dc.subjectNeoclassicismo (Arte)por
dc.titleO discurso do silêncio: reflexões sobre processos de abstração na produção de desenhos de árvorespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Silva, Cláudia Maria França da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706014Y5por
dc.contributor.referee1Rauscher, Beatriz Basile da Silva-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760581T9por
dc.contributor.referee2Almozara, Paula Cristina Somenzari-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706701T5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4420393P9por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoO Discurso do Silêncio: Reflexões Sobre Processos de Abstração na Produção de Desenhos de Árvores é uma pesquisa em Poéticas Visuais que tem como objeto de estudo a produção pessoal em desenho com o motivo de árvores. A partir dos trabalhos feitos em ateliê, estabeleço reflexões que vão do processo de criação aos desenhos finalizados. Parte dos trabalhos estudados foi produzida anteriormente e outra parte pertence à presente pesquisa. Desta produção mais recente, destaco a série Árvores em Diluição e o desenho Progressão Espacial Arbórea Vertical. Por meio deles, discuto tanto processos técnicos quanto decisões nos procedimentos que determinaram profundas alterações no processo de criação. Dentre tais procedimentos, discuto a diluição da tinta, a síntese gráfica, a escolha por árvores sem folhas advindas de meu repertório mental de imagens, os espaços vazios, a experiência estética, a composição em partes, enfim, questões que trazem a necessidade da abstração como processo a ser investigado em profundidade. Para construir minhas reflexões, me utilizo dos processos de abstração como o fio condutor da pesquisa, buscando na Fenomenologia os meios processuais para analisar e compreender minha prática de desenhador. Recorro também à História e à Crítica de Arte para traçar conexões entre minha produção e os trabalhos de outros artistas com os quais percebo convergências poéticas, sendo eles Cézanne, Braque, Mondrian no que se refere às abstrações da forma; Malevich e Opalka em relação a uma abstração do visível ; e Brancusi e Fontana relacionados a uma expansão espacial, em direção ao espaço real.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.79por
dc.orcid.putcode81760099-
dc.crossref.doibatchid958601c8-04e4-4d15-9383-00cbac966ee7-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

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