Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12324
Registro completo de metadatos
Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorProença, Adriana Porto-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:28Z-
dc.date.available2013-09-18-
dc.date.available2016-06-22T18:31:28Z-
dc.date.issued2013-05-24-
dc.identifier.citationPROENÇA, Adriana Porto. Instalações interativas digitais os códigos estéticos e a produção artística contemporânea. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.254por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12324-
dc.description.abstractThe research in this work has as its main focus the aesthetic enjoyment through the hybrid language of technological art inquiring about its role in concept constructions, attributions of meaning and values that underlie and permeate digital interactive artistic installations. For this purpose it became necessary the understanding of paths and definitions of aesthetics in light of art autonomy. We have outlined, thus, an approach related to the relations established between aesthetics and art bringing up to surface the development of artistic production concept and social and cultural praxis of each historical moment. Starting from the experience with the works of the twelfth edition of International Festival of Electronic Language - File 2011, we have selected three digital interactive installations to be studied and analyzed. When describing the structures of these works we aimed to recover the process of creation, so then we could have reflected the aesthetic concepts and the identity properties which are part of the studied objects. We have verified which intrinsic aesthetic effects of these technological devices mark these productions and we have given them the real existence in the contemporary art field. We have also pondered different approaches as the technical issue, levels of interaction between art/audience/space which join together technology and art, specifically in regards of the selected works.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstalações interativaspor
dc.subjectTecnologiapor
dc.subjectArtepor
dc.subjectEstéticapor
dc.subjectInteratividadepor
dc.subjectImersãopor
dc.subjectInteractive installationseng
dc.subjectTechnologyeng
dc.subjectArteng
dc.subjectAestheticseng
dc.subjectInteractivity and immersioneng
dc.subjectEstética na artepor
dc.subjectArte interativapor
dc.titleInstalações interativas digitais os códigos estéticos e a produção artística contemporâneapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Nardin, Heliana Ometto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705092T2por
dc.contributor.referee1Rocha, Cleomar de Sousa-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795549A1por
dc.contributor.referee2Abreu, Sandro Canavezzi de-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282674U4por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4442825A6por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoA investigação nesta dissertação tem como foco a fruição estética por meio da linguagem híbrida da arte tecnológica, indagando sobre o seu papel na construção de conceitos, atribuições de sentido e valores que a fundamentam e que permeiam as instalações interativas digitais. Para essa finalidade, tornouse necessário o entendimento dos caminhos e definições da estética à autonomia da arte. Esboçamos, assim, uma pequena abordagem sobre as relações entre estética e arte, evidenciando o desenvolvimento do conceito ligado à produção artística e à práxis social e cultural específica de cada momento histórico. A partir da experiência com as obras da décima segunda edição do Festival Internacional de Linguagem Eletrônica File 2011, selecionamos três instalações interativas digitais para estudo e análise. Ao descrever estruturalmente os trabalhos refletimos a respeito das concepções estéticas e das propriedades identitárias que fazem parte dos objetos artísticos em estudo. Verificamos quais efeitos estéticos intrínsecos a esses dispositivos tecnológicos marcam essa produção e dão existência concreta aos trabalhos no campo expandido da arte contemporânea. Ponderamos as diferentes abordagens sobre essas propriedades, como a questão técnica, os níveis de interação obra/público/espaço que constituem a arte tecnológica e especificamente as obras selecionadas.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.254-
dc.orcid.putcode81760151-
dc.crossref.doibatchide72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Artes

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Adriana Porto.pdf3.9 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.