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dc.creatorFonseca, Alice Registro-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:28Z-
dc.date.available2013-09-13-
dc.date.available2016-06-22T18:31:28Z-
dc.date.issued2013-05-22-
dc.identifier.citationFONSECA, Alice Registro. Mediações em exposições do MUnA - Museu Universitário de Arte. 2013. 157 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.253por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12323-
dc.description.abstractThis paper presents the study of guided tours at the University Museum of Art (MUnA) between 1998 and 2011. The study is based on the memories reported by the tour guides, who are students and teachers of the Visual Art course of Federal University of Uberlandia. The tour guides reports were important methodological tools in analyzing the goals, dynamics and strategies employed in the educational practices of communication between the visitor and the art. The author selected relevant episodes in the educational path of MUnA, through which it is possible to identify MUnA s development. Its development showed that despite changing tour guides and different administrative attitudes, MUnA created activities around its public space; for example, the exhibition gallery, auditorium and courtyard and studio. On these three spaces, throughout thirteen years, a variety of tours occurred. First, in the gallery was appreciation and interaction with the art work. Secondly, in the auditorium and courtyard was exhibition theme reflection and Museum rules. Finally, in the studio was hands on plastic creativity. In conclusion, this research is intended to identify and analyze the guided tours and suggest ideas to assist in developing new plans and strategies for MUnA.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMediação em exposiçãopor
dc.subjectMUnApor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMuseu universitáriopor
dc.subjectGuided tourseng
dc.subjectMUnAeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectUniversity museumeng
dc.subjectMuna Uberlândia (MG)por
dc.subjectMuseu Universitário de Arte (Uberlândia, MG) Exposiçõespor
dc.titleMediações em exposições do MUnA - Museu Universitário de Artepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Arslan, Luciana Mourão-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4735617P2por
dc.contributor.referee1Lehmkuhl, Luciene-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708011T6por
dc.contributor.referee2Coutinho, Rejane Galvão-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4721691E6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4246611Y7por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta o estudo das práticas de mediação em exposições realizadas no MUnA (Museu Universitário de Arte), entre os anos de 1998 a 2011. Para a pesquisa foram utilizadas as memórias relatadas dos mediadores, obtidas através de entrevistas, artigos, relatórios e projetos. Os relatos utilizados na pesquisa foram importantes ferramentas metodológicas para analisar os objetivos, as dinâmicas e as estratégias empregados nas práticas educativas de comunicação entre o visitante e a arte exposta. O estudo aborda alguns episódios relevantes na trajetória das práticas do educativo do MUnA, a partir dos quais é possível identificar o seu desenvolvimento perante a constante rotatividade dos discentes e dos docentes e também as atitudes das distintas gestões administrativas. Apesar dessas variações, foi observado que as atividades sempre se desenvolveram em torno do próprio espaço em que o MUnA disponibiliza para o público, como: galeria de exposição, auditório, oficina e pátio. As diversas mediações realizadas ao longo desses treze anos têm como característica principal a distinção de ações para cada um destes espaços. Na galeria de exposição, prevê-se a leitura e a interação com as produções artísticas. No auditório ou no pátio, supõe-se a reflexão sobre a temática expositiva e a introdução sobre a história e as normas do Museu. A oficina sugere a criação plástica. O resultado final desta pesquisa não é apenas identificar e analisar as mediações em exposição, mas sugerir ideias e proporcionar reflexões que possam auxiliar no desenvolvimento de novos planos e estratégias.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.253-
dc.orcid.putcode81760155-
dc.crossref.doibatchide72b5109-30b5-440f-b725-5e2ba2fdd804-
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