Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12320
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorProença, Luana Maftoum-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:28Z-
dc.date.available2013-09-05-
dc.date.available2016-06-22T18:31:28Z-
dc.date.issued2013-02-25-
dc.identifier.citationPROENÇA, Luana Maftoum. Impro visa Ação: uma proposta de treinamento para teatro de improviso. 2013. 179 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2013. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.76por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12320-
dc.description.abstractImpro or Iprov is a theatrical form in which the show is created during its execution with the presence of the audience. Art Form directly influenced by the artistic and literary works of English director Keith Johnstone and the American director Viola Spolin, requires a specific skills training from the actor. This resheart is related to my experience as an actress in the Theatre-Sports show What Your Order? in Brasília-DF, connected with Impro s theorists, along with the Viewpoint s technique of the American directors Anne Bogart and Tina Landau, and the writings of the current coach of the Brazilian men\'s volleyball team, Bernardinho. For the work I planned and experimented a training system with the group Impro.Ato in Brasília. This group was formed by volunteers especially for this research. The parallel experience with the students of the Special Topics and Trends in Contemporary Theatre: Theatre-Sports and Improvisation class that I taught at the Uberlandia s Federal University in Minas Gerais, 2011. Those experiences contributed to the notes of experimentation with the Impro training to form an improvisator. The research s developments with my participation at the Intensive Classes of Second City Training Center at Chicago-IL, EUA, and the performance of the show named Red Line with the Impro.Ato, were also accurate for the reflections about the proposed training and its results.eng
dc.description.sponsorshipFundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectImpropor
dc.subjectImprovisaçãopor
dc.subjectTreinamentopor
dc.subjectViewpointspor
dc.subjectImproveng
dc.subjectImprovisationeng
dc.subjectTrainingeng
dc.subjectViewpointseng
dc.subjectTeatropor
dc.titleImpro visa Ação: uma proposta de treinamento para teatro de improvisopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor-co1Leal, Mara Lúcia-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761082P6por
dc.contributor.advisor1Silva, Narciso Larangeira Telles da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799572T6por
dc.contributor.referee1Leite, Vilma Campos dos Santos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4738083E8por
dc.contributor.referee2Muniz, Mariana de Lima e-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760350A1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4189918P7por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoImpro ou Improv é uma forma de teatro em que o espetáculo é criado durante sua execução com a presença da plateia. Forma de arte influenciada diretamente pelos trabalhos artísticos e literários do diretor inglês Keith Johnstone e da diretora estadunidense Viola Spolin, exige do ator um treinamento de habilidades específico. Esta pesquisa parte de minha experiência como atriz no espetáculo de Teatro-Esporte Qual o Seu Pedido? em Brasília-DF articulada com os teóricos do Impro, com os Viewpoints desenvolvidos pelas diretoras estadunidenses Anne Bogart e Tina Landau, e os escritos do técnico de vôlei masculino, Bernardinho. Como trabalho de campo, tracei e experimentei um sistema de treinamento com o grupo Impro.Ato em Brasília-DF e prática docente com os alunos da disciplina Tópicos Especiais e Tendências do Teatro Contemporâneo: Teatro-Esporte e Improvisação que ministrei no Curso de Teatro da Universidade Federal de Uberlândia. Essas práticas contribuíram para se refletir sobre a importância do treinamento em Impro na formação de um ator-improvisador. Os desdobramentos da pesquisa, como a participação no curso intensivo do Centro de Treinamento em Improviso Second City em Chicago-IL, EUA, e a execução do espetáculo Linha Vermelha com o Impro.Ato, também foram pontuais nas reflexões a cerca do treinamento proposto e os resultados obtidos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.76-
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2013.76-
dc.orcid.putcode81760156-
dc.crossref.doibatchid60e1cae6-a810-449f-a543-16d9c60feefb-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Artes

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luana Maftoum.pdf3.31 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.