Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12317Registro completo de metadatos
| Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Peres, Bruna Bellinazzi | - |
| dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:31:27Z | - |
| dc.date.available | 2013-05-27 | - |
| dc.date.available | 2016-06-22T18:31:27Z | - |
| dc.date.issued | 2012-12-11 | - |
| dc.identifier.citation | PERES, Bruna Bellinazzi. Inspiração de sensações: um processo de criação em dança a partir dos sentidos da percepção. 2012. 94 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.388 | por |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12317 | - |
| dc.description.abstract | This research is about a Creative Process in Dance that brings as its main reflection the body s sensitive knowledge. I do consider here, therefore, as the analysis s focus, as subjectsmatters about the artist-creator that works with the body and its multiplicity of possibilities and its creative potential, in the poetic expression of dance context. I delimit a dynamic research practice to work with the stimulation of the five senses of perception and through these sensitivities, study possibilities of movement of artists-creators. To this end, I establish dialogue with the methodological proposals of Patricia Leal. Conceptual basis for the this work are establishing dialogues with the content submitted by various authors dealing with the sensitive knowledge, the experience, the body, the senses, and the relationship with space and contemporary dance. The methodological procedures defined to achieve the set goals were organized into the following aspects: a) practical experimentation, b) literature review, c) recording and analysis of practical achievements. The research, in this context, has generated an artistic result, this thesis and a DVD containing all the analyzed material (logbook, photos, movies). | eng |
| dc.format | application/pdf | por |
| dc.language | por | por |
| dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
| dc.rights | Acesso Aberto | por |
| dc.subject | Dança | por |
| dc.subject | Processo criativo | por |
| dc.subject | Saber sensível | por |
| dc.subject | Sentidos | por |
| dc.subject | Dance | eng |
| dc.subject | Creative process | eng |
| dc.subject | Namely sensitive senses | eng |
| dc.title | Inspiração de sensações: um processo de criação em dança a partir dos sentidos da percepção | por |
| dc.type | Dissertação | por |
| dc.contributor.advisor1 | Aleixo, Fernando Manoel | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4776974E2 | por |
| dc.contributor.referee1 | Silva, Narciso Larangeira Telles da | - |
| dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799572T6 | por |
| dc.contributor.referee2 | Leal, Patrícia Garcia | - |
| dc.contributor.referee2Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767234U9 | por |
| dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4496247Y8 | por |
| dc.description.degreename | Mestre em Artes | por |
| dc.description.resumo | A presente pesquisa aborda um Processo Criativo em Dança que traz como principal reflexão o saber sensível do corpo. Considero aqui, portanto, como foco de análise, questões sobre o artista-criador que trabalha com o corpo e sua multiplicidade de possibilidades e potencial criativo, no contexto da expressão poética da dança. Delimito uma dinâmica de investigação prática para trabalhar com os estímulos dos sentidos da percepção e, através dessas sensibilizações, estudar possibilidades de movimentação de artistas-criadores. Para tal, estabeleço diálogo com as propostas metodológicas de Patrícia Leal. Para a fundamentação conceitual o trabalho estabelece diálogos com os conteúdos apresentados por diversos autores que tratam do saber sensível, da experiência, do corpo, dos sentidos, e das relações com o espaço e com a Dança Contemporânea. Os procedimentos metodológicos definidos para alcançar os objetivos estabelecidos, foram organizados nos seguintes aspectos: a) experimentação prática; b) análise bibliográfica; c) registro e análise dos alcances práticos. A pesquisa, nesse contexto, gerou um resultado artístico, a presente dissertação e um DVD, contendo todo o material analisado (diários de pesquisa, fotos, filmes). | por |
| dc.publisher.country | BR | por |
| dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | por |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
| dc.publisher.department | Linguística, Letras e Artes | por |
| dc.publisher.initials | UFU | por |
| dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.388 | - |
| dc.orcid.putcode | 81760166 | - |
| dc.crossref.doibatchid | d08e2949-21b4-4b91-b223-d09f1b847d90 | - |
| Aparece en las colecciones: | DISSERTAÇÃO - Artes | |
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| InspiraçãoSensaçõesProcesso.pdf | 10.38 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir | |
| InspiraçãoSensaçõesProcesso anexos.pdf | 1.07 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.

