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dc.creatorSilva, Vitor Marcelino da-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:24Z-
dc.date.available2012-09-05-
dc.date.available2016-06-22T18:31:24Z-
dc.date.issued2012-03-01-
dc.identifier.citationSILVA, Vitor Marcelino da. Desvios de linguagem: as contribuições de Rubens Gerchman e Nelson Leirner para a prática da apropriação de imagens na arte contemporânea no Brasil. 2012. 240 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.144por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12300-
dc.description.abstractThis dissertation aims to analyze the contributions of Brazilian artists Rubens Gerchman and Nelson Leirner for the recurrent practice of image appropriation in contemporary art in Brazil. To do so, first we tried to define some important concepts and to resume a concise history of image appropriation to become clear what are the relations, notes, and trials that provided to both artists before history of this practice. To analyze all production of artists in which we perceive the appropriation of images was also very important to be perceived more clearly the actual contributions. In this production, which then extended from the 1960 s to the 1990 s, were chosen a work and a series that proved significant in this process and therefore had a analysis more timely: the work Lindonéia a Gioconda do subúrbio, produced by Rubens Gerchman in 1966 and the series Homenagem a Fontana, produced by Nelson Leirner in 1967 which consists of three works, Homenagem a Fontana I, II and III. The chosen works were extremely relevant to the research objective was achieved and summarizes important issues of all appropriationist production of the artists. The period extremely close to the production of works led to examine more thoroughly the second half of the 1960 s where we find a consistent theoretical and artistic production that proved entirely suitable for the practice of appropriating images to arise. It is then from the perception of the artistic context not only Brazil but also internationally it was possible to realize the important contributions of these works.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectApropriação de imagenspor
dc.subjectRubens Gerchmanpor
dc.subjectNelson Leirnerpor
dc.subjectAppropriation of imageseng
dc.subjectArtistas brasileiros - Séc. XXpor
dc.subjectArte moderna - Séc. XXpor
dc.subjectGerchman, Rubens, 1942 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectLeirner, Nelson, 1932 - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleDesvios de linguagem: as contribuições de Rubens Gerchman e Nelson Leirner para a prática da apropriação de imagens na arte contemporânea no Brasilpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Andrade, Marco Antonio Pasqualini de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4796553U4por
dc.contributor.referee1Nardin, Heliana Ometto-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705092T2por
dc.contributor.referee2Araujo, Virginia Gil-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4177997Z4por
dc.description.degreenameMestre em Artespor
dc.description.resumoEsta dissertação tem como objetivo analisar as contribuições dos artistas plásticos brasileiros Rubens Gerchman e Nelson Leirner para a recorrente prática de apropriação de imagens na arte contemporânea no Brasil. Para isso, procurou-se definir primeiramente, alguns importantes conceitos e retomar uma concisa história da apropriação de imagens , para que se tornem claras quais são as relações, apontamentos e experimentações que ambos os artistas proporcionaram perante a história dessa prática. Analisar toda a produção dos artistas na qual se percebe a apropriação de imagens também foi importante para que sejam percebidas com maior clareza as efetivas contribuições. Dentro então dessa produção que se estendeu dos anos 1960 até os anos 1990, foram escolhidas uma obra e uma série que se mostraram significativas nesse processo e que, por isso, tiveram uma análise mais pontual: a obra Lindonéia A Gioconda do subúrbio, produzida por Rubens Gerchman no ano de 1966 e a série Homenagem a Fontana, produzida por Nelson Leirner no ano de 1967 que é constituída por três trabalhos, Homenagem a Fontana I, II e III. As obras escolhidas se mostraram extremamente relevantes para que o objetivo da pesquisa fosse alcançado e sintetizam importantes questões de toda a produção apropriacionista dos artistas. O período extremamente próximo de produção das obras nos levou a analisar mais a fundo a segunda metade dos anos 1960 onde encontramos uma consistente produção teórica e artística que se mostrou totalmente propícia para que a prática da apropriação de imagens aflorasse. É a partir então da percepção do contexto artístico não só brasileiro, mas também internacional que foi possível perceber as contribuições destas importantes obras.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Artespor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTESpor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.144-
dc.orcid.putcode81760017-
dc.crossref.doibatchidb8d00e40-b24e-41bb-91d8-9af1e3c908fc-
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