Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12298
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Oliveira, Mariza Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:31:24Z | - |
dc.date.available | 2012-09-05 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:31:24Z | - |
dc.date.issued | 2012-02-27 | - |
dc.identifier.citation | OLIVEIRA, Mariza Barbosa de. Trânsitos poéticos: perspectivas de ação artística nos trajetos da cidade. 2012. 144 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.76 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12298 | - |
dc.description.abstract | This study addresses reflections from the creative process in developing a visual poetic whose theme is art and urban space. The methodology used to address the object of study took place from a previous contact with the research field. The operations were designed from artistic research poetics of a specific fragment of the city of Uberlândia (MG) - the Neighborhood Morumbi, where focussed on bus stops as possibles places of subjectivity and then moved on to other places in the city through public transportation lines. The artistic actions taken during the search encompassed the political discussion of public spaces and intermediates, represented by bus stops, and questioned the effectiveness of public transportation service in town. Two actions did part of the artistic research Jogo da Memória: qual é o ponto? e Sardinha In Trânsito and, through them, sought to establish a connection between art and life by joining the audience in their contexts of implementation as well, drawing attention to fragments of the city, everyday places, in wich the experience of experiencing the city in comparison with the city\'s image, created by the official discourse and the culture of the spectacle, happens. The operations involved the realization of artistic actions and discussions on issues related to negotiations that underlie artistic practices in the context of the city. | eng |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Processo criativo | por |
dc.subject | Ações artísticas | por |
dc.subject | Contexto urbano | por |
dc.subject | Política | por |
dc.subject | Espaços públicos | por |
dc.subject | Creative process | eng |
dc.subject | Artistic actions | eng |
dc.subject | The urban context: politics | eng |
dc.subject | Public spaces | eng |
dc.subject | Arte História e crítica | por |
dc.subject | Espaços urbanos | por |
dc.subject | Criação (Literária, artística, etc.) | por |
dc.title | Trânsitos poéticos: perspectivas de ação artística nos trajetos da cidade | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Rauscher, Beatriz Basile da Silva | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760581T9 | por |
dc.contributor.referee1 | Nardin, Heliana Ometto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705092T2 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos, Maria Ivone dos | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4218903D5 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Artes | por |
dc.description.resumo | Este estudo aborda reflexões a partir do processo criativo na elaboração de uma poética visual que tem como tema arte e espaço urbano. A metodologia utilizada para abordar o objeto de estudo se deu a partir de um contato prévio com o campo de pesquisa, ou seja, as operações artísticas foram concebidas a partir da investigação poética de um fragmento específico da cidade de Uberlândia (MG) o Bairro Morumbi, onde se tomou como foco os pontos de ônibus como possíveis lugares de subjetivação, avançando depois para outros lugares da cidade por meio das linhas do transporte coletivo. As ações artísticas realizadas durante a pesquisa abrangeram a discussão política dos espaços públicos e intermediários, representados pelos pontos de ônibus, bem como questionaram a efetividade do serviço de transporte coletivo da cidade. Duas ações artísticas fizeram parte da pesquisa: Jogo da Memória: qual é o ponto? e Sardinha In Trânsito, por meio delas, procurou estabelecer uma aproximação entre arte e vida por meio da participação do público presente em seus contextos de realização, bem como chamar a atenção para fragmentos da cidade, lugares cotidianos, onde a experiência de vivenciar a cidade se efetiva, em confronto com a imagem da cidade, criada pelos discursos oficiais e pela cultura do espetáculo. As operações que envolveram a realização das ações artísticas encaminharam as discussões para as questões relacionadas às negociações que permeiam as práticas artísticas no contexto da cidade. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.department | Linguística, Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.76 | - |
dc.orcid.putcode | 81760195 | - |
dc.crossref.doibatchid | 67765add-fc00-4a03-b04a-0db8c802123f | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.