Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12291
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Leite, Arley Gomes | - |
dc.date.accessioned | 2016-06-22T18:31:22Z | - |
dc.date.available | 2012-05-11 | - |
dc.date.available | 2016-06-22T18:31:22Z | - |
dc.date.issued | 2012-03-02 | - |
dc.identifier.citation | LEITE, Arley Gomes. O sorriso da caveira: genealogia de uma representação da morte nas artes visuais. 2012. 110 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.146 | por |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12291 | - |
dc.description.abstract | Cette recherchetraite del\'image récurrentedu crâne et dusquelette dansles arts visuels de l\'Ouest,et ce qu\'ils signifient,survivanceset transformationsau fil du temps.Pour établir uneapproche deplus prèsces questions, temporellementet géographiquement,nous avons commencé avecl\'analyse desgravures sur boisdans la série \"Balladsof Death\",réaliséepar OswaldoGoeldipour le magazineCliman ° 13,en 1944.Cette réflexion critique surla récurrencede l\'image ducrâne humainet le squelettedans les arts visuels;contextualisédans un pedigreecourt,permet depenser à lasurvie etrecadre l\'imageartistique contemporainedu crânehumain à l\'intérieurd\'une chronologieet l\'iconographied\'identification, en intégrant dansleurs propresapproche conceptuelles des questionspertinentes pourl\'examen actuelde l\'historiographie del\'art.D\'une enquête documentaire approfondieet iconographique, cette approcheporte sur les représentationsdu crânedans l\'Antiquitéà laVanitasbarroque pour s approcher de la pluralité desexpressionscontemporainesd\'imagede la mortau Brésil, endemandantau sujetde nouvelles orientations possiblescette figuration, en plusdes traditionsantérieuresallégoriques.Enquêtequi a permisun examenet des réflexions comparativesiconologiquesuggéré des approchesqui vont au-delà desimple chronologie, en intégrantl\'anachronismeprésents dans lesimages elles-mêmeset en augmentantla réflexion sur ledialogue que lesimages produites parGoeldi, à établi dans le champ delocutionspluriellesdes imagesde la mort auBrésil, dans unelecture généalogique à la fois, par comparaison avecles images précédentes,comme une ouverturesur la compréhension desfigurationsdu crâneet de la mortau sein de l\'espace et le temps contemporain. | fra |
dc.description.sponsorship | Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado de Minas Gerais | - |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Uberlândia | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Morte | por |
dc.subject | Crânio | por |
dc.subject | Arte | por |
dc.subject | Vanitas | por |
dc.subject | Mort | fra |
dc.subject | Skull | fra |
dc.subject | Art | fra |
dc.subject | Vanitas | fra |
dc.subject | Arte - História e crítica | por |
dc.subject | Morte na arte | por |
dc.title | O sorriso da caveira: genealogia de uma representação da morte nas artes visuais | por |
dc.type | Dissertação | por |
dc.contributor.advisor1 | Dória, Renato Palumbo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795838Z7 | por |
dc.contributor.referee1 | Nardin, Heliana Ometto | - |
dc.contributor.referee1Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4705092T2 | por |
dc.contributor.referee2 | Borges, Maria Elizia | - |
dc.creator.Lattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4457043P5 | por |
dc.description.degreename | Mestre em Artes | por |
dc.description.resumo | Esta pesquisa trata da recorrência da imagem do crânio e do esqueleto nas artes visuais ocidentais, seus significados, sobrevivências e transformações ao longo do tempo. Para estabelecer uma abordagem mais próxima destas questões, temporal e geograficamente, partiu-se da análise dasxilogravurasda série Baladas da Morte , realizadas por Oswaldo Goeldi para a revista Clima nº13, em 1944. Essa reflexão crítica sobre a recorrência da imagem do crânio e do esqueleto humano nas artes visuais; contextualizada em uma abreviada genealogia; permite pensar nas sobrevivências e nas resignificações contemporâneasda imagem artística do crânio humano dentro de uma cronologia e identificação iconográfica, que incorpora em sua própria abordagem as questões conceituais pertinentes à atual revisão da historiografia da arte. A partir de um extenso levantamento bibliográfico e iconográfico, essa abordagem versa sobre as representações da caveira na Antiguidade, passando pelas VanitasBarrocas até se aproximar da pluralidade das locuções contemporâneas da imagem da morte no Brasil, indagando sobre os possíveis novos sentidos desta figuração, para além das tradições alegóricas precedentes. Levantamento que possibilitou um exame comparativo que sugeriu abordagens e reflexões iconológicas que ultrapassam a mera cronologia, incorporando o anacronismo presente nas próprias imagens e incrementando a reflexão sobre o diálogo que as imagens produzidas por Goeldi, estabelecem com o campo plural das locuções das imagens da morte no Brasil, em uma leitura tanto genealógica -através da comparação com imagens anteriores -como uma abertura acerca da compreensão das figurações do crânio e da morte dentro do espaço e tempo contemporâneos. | por |
dc.publisher.country | BR | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-graduação em Artes | por |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES | por |
dc.publisher.department | Linguística, Letras e Artes | por |
dc.publisher.initials | UFU | por |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.146 | - |
dc.orcid.putcode | 81760191 | - |
dc.crossref.doibatchid | b8d00e40-b24e-41bb-91d8-9af1e3c908fc | - |
Appears in Collections: | DISSERTAÇÃO - Artes |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.