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dc.creatorPetraglia, Luciana Mendes Carvalho-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:31:16Z-
dc.date.available2016-02-17-
dc.date.available2016-06-22T18:31:16Z-
dc.date.issued2015-08-27-
dc.identifier.citationPETRAGLIA, Luciana Mendes Carvalho. O sentido da caminhada: uma análise sobre os aspectos físicos e sensoriais das calçadas do centro de Uberlândia. 2015. 191 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.437por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12273-
dc.description.abstractThis research investigated the quality of sidewalks from the perspective of the user by evaluating the physical aspects and sensory (or perceptive) of the trajectory. The main objective was to understand which attributes are responsible for the quality of the pedestrian trajectory. For this analysis a methodology with multi-methods and valuation techniques was used, which was also divided into two pillars: physical aspects and perceptual aspects. Quantitative methods were used to evaluate physical aspects whereas qualitative methods were employed for perceptual evaluation. The methodology was based on the perspective of the user based on the four perspective planes defined in the Sidewalk Room as roadside plane, canopy plane, ground plane and building wall plane. In order to evaluate the quality of these planes, Post Occupancy Evaluation techniques were applied. Data collection was employed for the physical aspects, whereas interviewing techniques, behavioral map, word cloud and focus group were chosen for the perspective aspect. The data indicate problems related to the physical, acoustic and thermal comfort in the trajectory. Although there is an initial step on the issue of accessibility, its implementation is not suitable. The results suggest that the planes interfere with each other in the trajectory quality. In facades (building wall plane) whose stores are more integrated with the sidewalks (ground plane), directly affecting the flow of pedestrians. The interviews, focal groups and behavioral maps confirm the data of the physical survey, in which the results demonstrate dissatisfaction regarding walk quality. Also a great interest of this research users in the windowshops, shops , the main square in downtown Uberlândia, the Tubal Vilela Square, was manifestated. The results indicate that, despite the heavy flow of people, the quality of the sidewalks from the perspective of the users through its four planes still demands attention by the government.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCalçadaspor
dc.subjectPedestrepor
dc.subjectCaminhadapor
dc.subjectSensorialpor
dc.subjectSidewalkRoompor
dc.subjectSidewalkeng
dc.subjectPedestrianeng
dc.subjectWalkingeng
dc.titleO sentido da caminhada: uma análise sobre os aspectos físicos e sensoriais das calçadas do centro de Uberlândiapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Garrefa, Fernando-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779284J6por
dc.contributor.referee1Cocozza, Glauco de Paula-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707992J6por
dc.contributor.referee2Rodrigues, Eloisa Ramos Ribeiro-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4763461A2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4638677E6por
dc.description.degreenameMestre em Arquitetura e Urbanismopor
dc.description.resumoEsta pesquisa investigou a qualidade das calçadas sob a ótica do usuário avaliando os aspectos físicos e sensoriais (ou perceptivos) da trajetória. O principal objetivo foi compreender quais atributos são responsáveis pela qualidade da trajetória do pedestre. Para esta análise foi utilizada uma metodologia com multi-métodos e técnicas de avaliação dividas em dois pilares: os aspectos físicos e os aspectos perceptivos. Foram utilizados métodos quantitativos para avaliação dos aspectos físicos e os métodos qualitativos para avaliação perceptiva. A metodologia foi baseada na ótica do usuário partindo dos quatro planos de perspectiva definidas no Sidewalk Room como plano da pista de rolamento, plano do teto, plano do piso e plano da fachada. Com intuito de avaliar a qualidade destes planos foram aplicadas as técnicas de Avaliação Pós Ocupação. Para os aspectos físicos foi utilizado o levantamento de dados e para os aspectos perceptivos foram escolhidas as técnicas de entrevistas, mapa comportamental, nuvem de palavras e grupo focal. Os dados obtidos apontam problemas em relação ao conforto físico, sonoro e térmico na trajetória. Embora haja um passo inicial em relação à questão da acessibilidade, sua execução não é adequada. Os resultados apontam que os planos interferem entre si na qualidade da trajetória. Em fachadas (plano fachada) cujas lojas são mais integradas às calçadas (plano piso), afetando diretamente o fluxo de pedestres. As entrevistas, grupos focais e mapas comportamentais, confirmam os dados dos levantamentos físicos, onde os resultados mostram dados de insatisfação dos entrevistados em relação à qualidade, e manifestam um grande interesse dos usuários desta pesquisa pelas vitrines, lojas e pela principal praça do centro de Uberlândia: a praça Tubal Vilela. Os resultados indicam que, apesar do fluxo intenso de pessoas, a qualidade das calçadas vista sob a ótica do usuário através de seus quatro planos ainda demanda cuidados a atenção por parte do poder público.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Arquitetura e Urbanismopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ARQUITETURA E URBANISMOpor
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.437por
dc.orcid.putcode81752847-
dc.crossref.doibatchidd6753981-8e41-42fb-9dfa-f52cb5852ff1-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Arquitetura e Urbanismo

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