Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12033
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorAntonioli, Rafael Mathias
dc.date.accessioned2016-06-22T18:30:33Z-
dc.date.available2007-08-16
dc.date.available2016-06-22T18:30:33Z-
dc.date.issued2007-06-22
dc.identifier.citationANTONIOLI, Rafael Mathias. Atitude empreendedora no interior das organizações: uma análise comparativa entre pessoas que participaram e não participaram do Programa de Gestão de Processos da Algar. 2007. 114 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12033-
dc.description.abstractThe purpose of this research is to identify the differences in enterprising attitude of persons who had joined Algar s PGP - process management program (Programa de Gestão de Processos) and persons who had not. Thus, a survey was conducted in the top two companies in innovation s production: ACS and CTBC; the data has been collected through a cross-sectional analysis. The both group s results had been compared in order to identify differences in enterprising attitude. After make a literature review about entrepreneuring, corporative entrepreneuring, intrapreneuring and enterprising attitude; beyond a survey of the previous works on such subjects, IMAE was chosen. This research instrument was created by Lopez Júnior (2005) to measure the enterprising attitude of the individual, bearing in mind the dimensions: planning, accomplishment, power and innovation. In this research, the enterprising attitude was defined as the learned predisposition to act in enterprising way, following the rules it planned behavior, theory that supported the creation of IMAE instrument. After do an advance test with 33 individuals, it was necessary adjust it to the public in order to make the auto-story easier. The study was performed in 210 employees of the Algar group, 84 participants and 126 non-participants of the PGP. The results showed significant statistical difference for all dimensions in analysis and for general index (t=1,912). The difference between groups was more preeminent for dimensions power (t=2,497) and realization (t=2,366).eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAtitude empreendedorapor
dc.subjectIMAEpor
dc.subjectIntra-empreendedorismopor
dc.subjectEmpreendedorismo corporativopor
dc.titleAtitude empreendedora no interior das organizações: uma análise comparativa entre pessoas que participaram e não participaram do Programa de Gestão de Processos da Algarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mello Junior, Edison
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783836E9por
dc.contributor.referee1Machado, Hilka Vier
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798657U3por
dc.contributor.referee2Moriguchi, Stella Naomi
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728865P9por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4584273Z2por
dc.description.degreenameMestre em Administraçãopor
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é identificar as diferenças na atitude empreendedora das pessoas que participaram e das que não participaram do Programa de Gestão de Processos (PGP) da Algar. Para tal, foi realizado um levantamento nas duas empresas com maior produção absoluta de inovação: ACS e CTBC; onde os dados foram coletados por meio de um corte transversal, delimitado no tempo; e os resultados de ambos os grupos foram comparados de forma a identificar diferenças na atitude empreendedora. Após uma revisão da literatura sobre empreendedorismo, empreendedorismo corporativo, intra-empreendedorismo e atitude empreendedora; além de um levantamento dos trabalhos anteriores sobre tais temas, o IMAE, instrumento de pesquisa criado por Lopez Júnior (2005) para medir a atitude empreendedora do indivíduo tendo por base as dimensões: planejamento, realização, poder e inovação foi escolhido. Neste trabalho, a atitude empreendedora foi definida como a predisposição aprendida para atuar de maneira empreendedora, seguindo os preceitos do comportamento planejado, teoria que subsidiou a criação do instrumento. Após a realização de um pré-teste com 33 indivíduos, houve a necessidade de realizar algumas modificações que tornassem o instrumento melhor adaptado ao público em questão e facilitasse o auto-relato. O estudo foi realizado com 210 funcionários do grupo Algar, sendo 84 participantes do PGP e 126 não participantes. Os resultados indicaram diferença estatisticamente significativa para todas as dimensões em análise e no índice geral (t=1,912). Sendo que a diferença foi mais acentuada para as dimensões poder (t=2,497) e realização (t=2,366).por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81757291-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
RMAntonioliPRT.pdf1.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.