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dc.creatorGuerreiro, Rafael Silva
dc.date.accessioned2016-06-22T18:30:29Z-
dc.date.available2008-05-08
dc.date.available2016-06-22T18:30:29Z-
dc.date.issued2006-11-28
dc.identifier.citationGUERREIRO, Rafael Silva. An entrepeneur s development: a study at a business school in Uberlândia. 2006. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12005-
dc.description.abstractThe subject entrepeneurism has had a lot of interest in the last few years both in Brazil and abroad. A criterious analyses has revealed that the subject might be new as a scientific study; however, entrepeneur acts can be traced back from early mankind history. We have to take into account that there are two different study streams of entrepreneurs development. The first one believes that entrepeneurism is innate while the other one believes the opposite. We have chosen the second stream, which believes that the entrepeneur s spirit can be developed. The purpose of this paper is to study the contribution of the academic experience in the entrepeneur s development in students of a business school. This research paper, based on theoretical references, investigates the Entrepeneurs Development Program contribution in a business course in Uberlândia to the development of an entrepeneur spirit. The fundaments of this study were the economic theories, both social and behavioral, with emphasis on the identification of entrepeneur s characteristics present on the students of this study. Among the findings of this research, we could verify that the academic performance of those students who have their own businesses is similar to those who do not have their own businesses. Also the Entrepeneurs Development Program of this school in the study is according to the international proposal for the establishment of an entrepeneur development course. We could verify that the entrepeneur s characteristics studied were present, in different levels, in all students who have their own businesses and we can infer that the course contributes to the development of such characteristics among the students.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEmpreendedorpor
dc.subjectEmpreendedorismopor
dc.subjectCurso de Administraçãopor
dc.subjectEntrepreneureng
dc.subjectEntrepreneurshipeng
dc.subjectBusiness administration courseeng
dc.subjectEntrepreneurship - Uberlândia (MG)por
dc.subjectEscolas de administração de empresas - Uberlândia (MG)por
dc.titleFormação do empreendedor: um estudo em uma escola de administração em Uberlândiapor
dc.title.alternativeAn entrepeneur s development: a study at a business school in Uberlândiaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Mello Junior, Edison
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783836E9por
dc.contributor.referee1Souza Neto, Silvestre Prado de
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723056Y4por
dc.contributor.referee2Moriguchi, Stella Naomi
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728865P9por
dc.description.degreenameMestre em Administraçãopor
dc.description.resumoO assunto empreendedorismo tem obtido projeção nos últimos anos, no Brasil e no exterior. Uma análise criteriosa revela que o tema pode até ser recente como estudo científico, porém os atos empreendedores confundem-se com a história da humanidade. Levando em conta que existem duas vertentes no estudo do desenvolvimento de empreendedores, sendo que uma acredita ser o empreendedorismo nato ao empreendedor e outra que defende a idéia contrária, optou-se, neste estudo, pela segunda corrente: que considera que o espírito empreendedor possa ser desenvolvido para o exercício de suas atividades. Assim, este trabalho tem como objeto de pesquisa o estudo da contribuição da experiência acadêmica na formação do empreendedor em alunos de um curso de administração. O presente trabalho de pesquisa, com base em referências teóricas, investiga a contribuição de um Programa de Formação de Empreendedores, em um curso de administração em Uberlândia, para o desenvolvimento do espírito empreendedor. O estudo fundamentou-se nas teorias de base econômica, comportamental e social, com ênfase na identificação das características empreendedoras presentes nos alunos do curso em estudo. Dentre as constatações da pesquisa, verificou-se que o desempenho acadêmico dos alunos proprietários de negócios é bastante similar aos dos alunos não proprietários de negócios, bem como que o Programa de Formação de Empreendedores, do curso em estudo, está em consonância com as propostas internacionais para a implantação de cursos de formação empreendedora. Constatou-se que as características empreendedoras pesquisadas encontram-se presentes, em diferentes níveis, em todos os alunos proprietários de negócios e que pode-se supor que o curso contribuiu para o desenvolvimento de tais características junto aos alunos.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81757268-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Administração

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