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dc.creatorNalesso, Andréia Chaves-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:30:28Z-
dc.date.available2014-09-22-
dc.date.available2016-06-22T18:30:28Z-
dc.date.issued2014-06-06-
dc.identifier.citationNALESSO, Andréia Chaves. Cultura organizacional e sustentabilidade: integração, diferenciação ou fragmentação?. 2014. 140 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.330por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/12000-
dc.description.abstractThe Corporate Sustainability has been one of the organizations\' answers for new demands of actual context, which would stop being only economical and legal, envolving also social and ambiental responsabilities. The implementation of projects from this nature varies since answers to legal impositions until those who are vinculated to the own strategy and culture of the organization. Accordingly, stands out that the sustainable practices conducted by the organizations only make themselves viable from the moment that organizational culture starts being oriented for the Sustainability. The current study, of quantitative and qualitative nature and descriptive character, had as goal verify whether Sustainability is a value shared by the employees of RDX Telecom or by most part of them, or whether coexist different perceptions and performances related to the theme, from the existence of subcultures within the organization, according to parameters of analysis proposed by Martin (2002). The adopted method to lead this research was the case study, realized in RDX Telecom, a telecommunications company with national performance. The research was led in two moments, being the first of them a pilot study and the second, the final research. For the final research, the data were collected, considering internal and external documents published about the company, two in-depth interviews and 290 semistructured interviews, with one probability sample, making use of one guide topic already validated. For qualitative data, was performed the documental analysis and the classic content analysis. With regard to quantitative aspects, the descriptive statistic and the inferencial statistic were used. The results suggest that the sustainability is in the differentiation level and that it\'s still not a quality shared by members of the company, characterizing the existence of various subcultures and different positions and manifestations related to the theme.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectResponsabilidade socioambientalpor
dc.subjectDesenvolvimento sustentávelpor
dc.subjectSustentabilidade corporativapor
dc.subjectCultura organizacionalpor
dc.subjectCultura corporativapor
dc.subjectEnvironmental responsibilityeng
dc.subjectSustainable developmenteng
dc.subjectCorporate sustainabilityeng
dc.subjectOrganizational cultureeng
dc.subjectCorporate cultureeng
dc.subjectResponsabilidade social da empresapor
dc.titleCultura organizacional e sustentabilidade: integração, diferenciação ou fragmentação?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Valadão Júnior, Valdir Machado-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792819U6por
dc.contributor.referee1Medeiros, Cíntia Rodrigues de Oliveira-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4731958D6por
dc.contributor.referee2Alperstedt, Graziela Dias-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728889E6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4381733J8por
dc.description.degreenameMestre em Administraçãopor
dc.description.resumoA sustentabilidade Corporativa tem sido uma das respostas das organizações para as novas demandas do contexto atual, que deixaram de ser somente econômicas e legais, envolvendo também responsabilidades sociais e ambientais. A implementação de projetos dessa natureza variam desde respostas às imposições legais até aqueles que estão vinculados à própria estratégia e cultura da organização. Nesse sentido, destaca-se que as práticas sustentáveis conduzidas pelas organizações só se viabilizam a partir do momento em que a cultura organizacional passa a estar orientada para a sustentabilidade. O presente estudo, de natureza quantitativa e qualitativa e de caráter descritivo, teve como objetivo verificar se a sustentabilidade é um valor compartilhado pelos funcionários da RDX Telecom ou pela maior parte deles, ou se coexistem diferentes percepções e atuações relacionadas ao tema, a partir da existência de subculturas dentro da organização, conforme parâmetros de análise propostos por Martin (2002). O método adotado para conduzir esta pesquisa foi o estudo de caso, realizado na RDX Telecom, uma empresa de telecomunicações com atuação nacional. A pesquisa foi conduzida em dois momentos, sendo o primeiro deles um estudo piloto e o segundo, a pesquisa final. Para a pesquisa final, os dados foram coletados, considerando-se documentos internos e externos publicados sobre a empresa, duas entrevistas em profundidade e 290 entrevistas semiestruturadas, com uma amostra probabilística, utilizando-se um tópico-guia já validado. Para os dados qualitativos, realizou-se a análise documental e a análise de conteúdo clássica. Com relação aos aspectos quantitativos, foram utilizadas a estatística descritiva e a estatística inferencial. Os resultados sugerem que a sustentabilidade está no nível de diferenciação e que ainda não é um valor compartilhado pelos membros da empresa, caracterizando a existências de diversas subculturas e diferentes posturas e manifestações com relação ao tema.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.330por
dc.orcid.putcode81757402-
dc.crossref.doibatchid4760f38e-67c9-4f29-9dee-77c4e5a21ac4-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Administração

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