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dc.creatorOliveira, Lêda Aparecida dos Santos-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:30:23Z-
dc.date.available2012-12-20-
dc.date.available2016-06-22T18:30:23Z-
dc.date.issued2012-11-23-
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Lêda Aparecida dos Santos. Mestrado em administração: o que busca o aluno nesse curso?. 2012. 194 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2012. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.372por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11974-
dc.description.abstractThis dissertation aims to identify and analyze the relations between personal values, attributes considered in the decision of choice of course, the judgment and meanings attributed and the level of satisfaction with the Master course chosen by students of Graduate Programs in Management, members of the Post-Management Program. To perform this study twenty-three courses of Academic Master in Management were analyzed, distributed in the Southeast, South, Northeast and Center-east regions of Brazil, totaling 512 students (current and graduated). With a theoretical and empirical approach, this is a descriptive study, mainly quantitative, developed from primary and secondary data. The primary data were collected by a self-administered questionnaire available in the internet for current and egresses students from the analyzed programs. The secondary data were obtained by a documental research and literature review in order to allow a better comprehension of the trajectory of Graduate Studies programs and the context of Master in Management courses in Brazil. The data analysis was made by descriptive statistical techniques and multivariate data (Cluster Analysis and Multinomial Discriminant Analysis). The proposed model of personal values influence, course attributes and judgment/meaning was analyzed and the overall hit rate in the Discriminant Analysis classification was 83.0%. The research shows that there are significant differences in student evaluations with regard to courses classified according the grouping of Master Courses (A to D). There are contradictions between the goal to search a Master Course in order to work in the academy and the egress activity. A mismatch was detected between the ideal profile of the teacher professional in Management and the current reality.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMestrado acadêmicopor
dc.subjectValores pessoaispor
dc.subjectAtributos do cursopor
dc.subjectJulgamento e significadopor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectAcademic mastereng
dc.subjectPersonal valueseng
dc.subjectAttributes of courseeng
dc.subjectJudgement and meaningeng
dc.subjectSatisfactioneng
dc.subjectPós-graduação Avaliaçãopor
dc.subjectAdministração - Estudo e ensinopor
dc.subjectValorespor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.titleMestrado em administração: o que busca o aluno nesse curso?por
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Moriguchi, Stella Naomi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728865P9por
dc.contributor.referee1Valadão Júnior, Valdir Machado-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792819U6por
dc.contributor.referee2Brito, Eliane Pereira Zamith-
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4381012U7por
dc.description.degreenameMestre em Administraçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação busca identificar e analisar as relações entre os valores pessoais, os atributos considerados na decisão de escolha do curso, o julgamento e significados atribuídos e o nível de satisfação com o Curso de Mestrado escolhido pelos alunos de Programas de Pós-Graduação em Administração, integrantes do Programa Pró-Administração. Para realizar esse estudo, foram analisados vinte e três Cursos de Mestrado Acadêmico em Administração distribuídos nas regiões brasileiras Sudeste, Sul, Nordeste e Centro-Oeste, totalizando 512 discentes (atuais e egressos). Com uma abordagem teórico-empírica, este é um estudo descritivo, predominantemente quantitativo, desenvolvido a partir de dados primários e secundários. Os dados primários foram coletados por meio de questionário autoaplicável disponibilizado via internet para os discentes atuais e egressos dos programas analisados. Os dados secundários foram obtidos por meio de pesquisa documental e revisão bibliográfica, de forma a possibilitar melhor compreensão da trajetória dos programas de Pós-Graduação e do contexto dos Cursos de Mestrado em Administração no Brasil. A análise dos dados ocorreu por meio de técnicas estatísticas descritivas e análise multivariada de dados (Análise de Agrupamentos e Análise Discriminante Múltipla). O modelo proposto de influência dos valores pessoais, atributos do curso e julgamento/significado foi analisado e o índice de acerto global na classificação da Análise Discriminante foi de 83,0%. A pesquisa demonstra que existem diferenças significativas nas avaliações dos discentes quanto aos Cursos classificados de acordo com agrupamento dos Cursos de Mestrado (A a D). Existem contradições entre o objetivo de buscar o Curso de Mestrado para atuar na academia e a atividade do egresso. Foi detectado um descompasso entre o perfil ideal do profissional docente em Administração e a realidade atual.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2012.372-
dc.orcid.putcode81757390-
dc.crossref.doibatchidd08e2949-21b4-4b91-b223-d09f1b847d90-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Administração

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