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Campo DCValorLengua/Idioma
dc.creatorFagundes, André Francisco Alcântara-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:30:21Z-
dc.date.available2014-06-26-
dc.date.available2016-06-22T18:30:21Z-
dc.date.issued2006-06-26-
dc.identifier.citationFAGUNDES, André Francisco Alcântara. A contribuição do geomarketing nas organizações. 2006. 121 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2006.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11968-
dc.description.abstractThis dissertation has verified the contribution that geomarketing - a tool which uses computational techniques and geographical data in order to generate information in digitalized maps - has given to the decision-making process of marketing in the main corporate groups of Uberlândia-MG. The research had as its focus the verification of the contribution of geomarketing in the following marketing activities: market segmentation, sales management, market potential analysis and business localization. The method used was cases study and the companies researched belong to the ten corporate groups in town which achieved the best finantial results in 2004. The data were collected by means of interviews with the people in charge of the marketing or geomarketing area of the researched companies. Content and documental analysis have been used for the analysis of the data collected. It has been concluded that geomarketing contributes to the marketing area in the decision making process, especially when it comes to quality and accuracy of the reports that it releases to its users, which, due to the innovative way of mixing marketing data with maps, allows a faster and more efficient comprehension of the analysed market circumstances. Besides, even if geomarketing doesn t present innovations related to the marketing theory, it consists of a tool which brings more positivity to the marketing area. The research has also shown that the use of geomarketing is more useful for the companies which have a larger number of clients, actual and potential, especially in situations in which these clients are geographically dispersed in their market.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeomarketingpor
dc.subjectSistema de informação geográficapor
dc.subjectSegmentação de mercadopor
dc.subjectAdministração de vendaspor
dc.subjectAnálise do potencial de mercadopor
dc.subjectLocalização do negóciopor
dc.subjectGeographic information systemeng
dc.subjectMarket segmentationeng
dc.subjectSales managementeng
dc.subjectMarket potential analysiseng
dc.subjectBusiness localizationeng
dc.subjectMarketingpor
dc.titleA contribuição do geomarketing nas organizaçõespor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Moriguchi, Stella Naomi-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728865P9por
dc.contributor.referee1Carneiro, Tereza Cristina Janes-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4720535Z6por
dc.contributor.referee2Valadão Júnior, Valdir Machado-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792819U6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4137130J6por
dc.description.degreenameMestre em Administraçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação verificou a contribuição que o geomarketing ferramenta que utiliza técnicas computacionais e dados geográficos para gerar informações dispostas em mapas digitalizados tem gerado para o processo decisório de marketing nos principais grupos empresariais que atuam em Uberlândia-MG. A pesquisa teve como foco a verificação da contribuição do geomarketing nas seguintes atividades de marketing: segmentação de mercado, administração de vendas, análise do potencial de mercado e localização do negócio. O método utilizado foi o estudo de casos, em que se pesquisou uma empresa de cada um dos dez grupos empresariais da cidade que apresentaram os maiores faturamentos no ano de 2004. Os dados foram coletados por meio de entrevistas com os responsáveis pela área de marketing ou geomarketing das organizações pesquisadas. Utilizou-se a análise de conteúdo e documental para a análise dos dados coletados. Concluiu-se que o geomarketing contribui e auxilia os gestores de marketing das organizações no processo de tomada de decisões, especialmente no que concerne à qualidade e precisão dos relatórios que ele disponibiliza para os seus usuários, que, devido à forma inovadora de mesclar dados mercadológicos com mapas, possibilita uma compreensão mais rápida e eficiente das circunstâncias de mercado analisadas. Além disso, ainda que o geomarketing não apresente inovações em relação à teoria de marketing, ele consiste em uma ferramenta que traz mais assertividade aos gestores de marketing. A pesquisa também mostrou que o uso do geomarketing é mais útil para organizações que tenham um maior número de clientes, atuais e potenciais, principalmente em situações nas quais os mesmos estejam geograficamente dispersos pelo seu mercado.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81757420-
Aparece en las colecciones:DISSERTAÇÃO - Administração

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