Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11960
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSilva Júnior, Sinvaldo Assunção da-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:30:20Z-
dc.date.available2012-02-06-
dc.date.available2016-06-22T18:30:20Z-
dc.date.issued2011-09-30-
dc.identifier.citationSILVA JÚNIOR, Sinvaldo Assunção da. Organizações do terceiro setor envolvidas em projetos artístico-culturais : uma análise da sua gestão e da tendência dos seus gestores aos valores pós-materialistas um estudo de caso. 2011. 117 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2011. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.123por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11960-
dc.description.abstractThe present dissertation objectifies to investigate the particularities of a Third Sector organization management involved in artistic-cultural projects and the reasons of the activism of its managers, in order to search their tendency to post-materialist values, according to Inglehart. In this sense, as an important aspect of the management, it was attempted to discover in which way these managers measure the results of the actions and projects of this organization. Since this study treats with organizations involved in arts and culture, it was objectified to understand here the relation between Third Sector organizations and culture, and in which way their managers see the culture and the social contribution that were resulted from their cultural projects. In this case, the social contribution is understood as a form of result. This vision of both culture and the social contributions of culture are important in so far as they induce managers to opt for certain kinds of artistic-cultural projects, namely those using arts and culture as a medium of social transformation. Moreover, from the discussion of Inglehart s Theory of Human Development, this research objectified to verify the tendency of the managers to the materialist/post-materialist values. From the results referring to the management particularities of the studied Third Sector organization, it was concluded that, on the part of the managers, there is ignorance of some management aspects, such as finances, people management (volunteers), accountancy, marketing, and communication with the target audience. On the studied organization, the reasons of the managers activism are subjective, personal, which does not contribute for a more rational and professional vision of the attempted voluntary work. In what regards to the managers conceptions about culture, everyone see it as an instrument of social transformation, which dialogues with much of the literature about Third Sector organizations focusing in arts and culture. In this sense, the cultural actions and projects of the organization, i.e., its services/products, aim not only the target audience s entertainment, but, above all, the transmission of a greater message and, when possible, the social transformation through culture. It was also possible to verify a managers tendency to the post-materialist values, according to Inglehart.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTerceiro setorpor
dc.subjectAssociações sem fins lucrativos - Administraçãopor
dc.subjectProjetos culturaispor
dc.subjectAdministração de projetospor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectMaterialismopor
dc.subjectPós-materialismopor
dc.subjectInglehartpor
dc.subjectThird sectoreng
dc.subjectCultureeng
dc.subjectMaterialismeng
dc.subjectPost-materialismeng
dc.subjectIngleharteng
dc.titleOrganizações do terceiro setor envolvidas em projetos artístico-culturais : uma análise da sua gestão e da tendência dos seus gestores aos valores pós-materialistas um estudo de casopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Oliveira Filho, Joao Bento de-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768608J5por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4242570A6por
dc.description.degreenameMestre em Administraçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação objetivou investigar as particularidades da gestão de uma organização do Terceiro Setor envolvida em projetos artístico-culturais e as razões do ativismo dos seus gestores de forma a sondar sua tendência aos valores pósmaterialistas, de acordo com Inglehart. Nesse sentido, como um aspecto importante da gestão, tentou-se descobrir de que maneira esses gestores mensuram os resultados das ações e projetos dessa organização. Uma vez que este estudo trata de organizações envolvidas em artes e cultura, objetivou-se aqui entender a relação entre organizações do Terceiro Setor e a cultura e de que forma os seus gestores enxergam a cultura e a contribuição social advinda dos projetos culturais. A contribuição social, nesse caso, é entendida como uma forma de resultado. Essa visão tanto da cultura como das contribuições sociais da cultura são importantes na medida em que movem os gestores a optar por determinados tipos de projetos artístico-culturais, a saber, aqueles que usam as artes e a cultura como um meio de transformação social. Ademais, a partir da discussão da teoria do desenvolvimento humano de Inglehart, esta pesquisa objetivou verificar a tendência dos gestores aos valores materialistas/pós-materialistas. A partir dos resultados referentes às particularidades da gestão da organização do Terceiro Setor estudada, chegou-se à conclusão que há um desconhecimento por parte dos gestores de aspectos da gestão como finanças, gestão de pessoas (voluntários), contabilidade, marketing e comunicação com o público-alvo. As razões do ativismo dos gestores são, na organização estudada, de caráter subjetivo, pessoal, o que não contribui para uma visão mais racional e profissional do trabalho voluntário empreendido. No que se refere às concepções dos gestores sobre a cultura, todos a vêem como um instrumento de transformação social, o que dialoga com grande parte da literatura sobre organizações do Terceiro Setor com foco em artes e cultura. Nesse sentido, as ações e projetos culturais da organização, ou seja, os seus serviços/produtos visam não somente o divertimento do público-alvo mas, sobretudo, a transmissão de uma mensagem maior e, quando possível, a transformação social através da cultura. Também foi possível constatar uma tendência dos gestores aos valores pós-materialistas, segundo Inglehart.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2011.123-
dc.orcid.putcode81757357-
dc.crossref.doibatchid80117cfb-5c18-4069-9e9b-71788a7d163f-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
d.pdf1.11 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.