Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11925
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRodrigues, Veridiana Sefrin Novaes
dc.date.accessioned2016-06-22T18:30:10Z-
dc.date.available2009-11-10
dc.date.available2016-06-22T18:30:10Z-
dc.date.issued2009-08-11
dc.identifier.citationRODRIGUES, Veridiana Sefrin Novaes. Valores pessoais do estudante estrangeiro no Brasil: estudo com os alunos do PEC-G. 2009. 146 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais Aplicadas) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2009.por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11925-
dc.description.abstractThere is today increased integration between markets, with a continuous flow of people, products and processes from one country to another for various reasons, among which is the search for better education and professional qualification. One such example is the group of students of the Programa Estudante-Convênio Graduação (PEC-G, Undergraduate Student- Exchange Program), a bilateral program through which the Brazilian government offers educational cooperation to developing countries in Africa, Asia, Latin America and the Caribbean. This program offers benefits to students, such as being excused from the entrance examination and not paying educational fees for the undergraduate course taken in Brazil. In the present study we investigated, initially in an exploratory manner and subsequently in a descriptive manner, the perception of values (based on the Schwartz Value Survey) of PEC-G students regarding the attributes of the Brazilian institutions of higher education (in accordance with the Means-End Chain) using the Laddering technique. Among the set of values that form the cognitive structure of the population investigated we highlight competence and social recognition. Among the attributes given to the institutions of higher education, we highlight quality of teaching and research, qualification of professors and infrastructure. The results of the present study can be used by the Brazilian institutions of higher education and the public organs involved with PEC-G in order to focus their marketing strategies on foreign students and on the countries participating in the program.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudante estrangeiropor
dc.subjectIES brasileirapor
dc.subjectCadeia meios e finspor
dc.subjectPEC-Gpor
dc.subjectValores pessoaispor
dc.subjectForeign studenteng
dc.subjectBrazilian institution of higher educationeng
dc.subjectLadderingeng
dc.subjectMeans-end chaineng
dc.subjectPersonal valueseng
dc.subjectComportamento do consumidorpor
dc.subjectProgramas de intercâmbio de estudantespor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectUniversidades e faculdadespor
dc.subjectValorespor
dc.titleValores pessoais do estudante estrangeiro no Brasil: estudo com os alunos do PEC-Gpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Moriguchi, Stella Naomi
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728865P9por
dc.contributor.referee1Boas, Luiz Henrique de Barros Vilas
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4784498A0por
dc.contributor.referee2Murakami, Luiz Carlos
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773855E8por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4232005Y9por
dc.description.degreenameMestre em Administraçãopor
dc.description.resumoNota-se um mercado cada vez mais integrado com um fluxo contínuo de pessoas, produtos e processos de um país para outro por diferentes motivos, dentre os quais o estudo, no qual destaca-se a busca do indivíduo por uma formação e uma melhor qualificação profissional. Neste contexto, estão inseridos os estudantes do PEC-G (Programa Estudante-Convênio Graduação) que é um programa bilateral do governo brasileiro, de cooperação educacional, junto a países em desenvolvimento da África, Ásia, América Latina e Caribe. Neste convênio, o estudante tem benefícios como isenção do vestibular e do pagamento de taxas e mensalidades durante a graduação no Brasil. Neste estudo realizou-se uma pesquisa, inicialmente, exploratória e em seguida, descritiva trabalhando-se com a percepção de valores destes estudantes (a partir da Escala de Valores de Schwartz), em relação aos atributos das instituições de ensino superior brasileiras (conforme a teoria da Cadeia Meios e Fins - MEC), usando a técnica Laddering. Destacaram-se no conjunto de valores que formam a estrutura cognitiva destes estudantes a competência e o reconhecimento social. Dentre os atributos das instituições brasileiras de ensino superior foram ressaltados a qualidade de ensino e pesquisa, a qualificação docente e a infra-estrutura. Este estudo oferece subsídios para que as IES brasileiras e os órgãos públicos envolvidos com o PEC-G possam melhor direcionar suas estratégias de marketing junto aos estudantes estrangeiros e aos países parceiros do programa.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Administraçãopor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpor
dc.publisher.departmentCiências Sociais Aplicadaspor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.orcid.putcode81757348-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Administração

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Veridiana.pdf1.23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.