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dc.creatorAquino, Karina Alexandra Escobar-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:30:03Z-
dc.date.available2016-05-13-
dc.date.available2016-06-22T18:30:03Z-
dc.date.issued2016-02-29-
dc.identifier.citationAQUINO, Karina Alexandra Escobar. Mitocrítica da poesia contemporânea da América Central. 2016. 108 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2016. DOI http://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.181por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11904-
dc.description.abstractThis work analyses some symbols and myths found in Central American contemporary poetry. We use the myth critical method, outlining the contributions in this field of authors like Durand, Eliade and Bachelard in order to study some of the poets included in Puertas abiertas: Antología de poesía centroamericana. The mythical and literary history path, presented in chapter one, focuses on discussing the current meaning of the Central American imaginary . This discussion allows us to understand how poetry is, in fact, a source that keeps collective memories. In the second chapter, it is outlined the syncretism that characterizes societies from Central America. Nevertheless, we point out that the Central America societies‟ cultural blending is characterized by shared historical bases which makes that the poets from different countries a cohesive group. If the Central American territory is distinguished by cultural mixtures and overlaps, it was necessary to understand how the meaning of Mother Land was perceived in the contemporary poetry. The analyses done to the poems of Jorge Galán and Javier Payeras present two different visions upon Mother Land. We conclude that the Central American imaginary is very complex, but this work proposes a myth critical approach about contemporary poetry that can be used to develop new researches about the same topic and study field.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectPoesia contemporâneapor
dc.subjectAmérica Centralpor
dc.subjectMitocríticapor
dc.subjectImagináriopor
dc.subjectMitopor
dc.subjectSímbolopor
dc.subjectContemporary poetryeng
dc.subjectCentral Americaeng
dc.subjectMyth-criticismeng
dc.subjectImaginaryeng
dc.subjectMytheng
dc.subjectSymboleng
dc.subjectLiteratura centro-americana - História e críticapor
dc.subjectPoesia - História e críticapor
dc.titleMitocrítica da poesia contemporânea da América Centralpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Souza, Enivalda Nunes Freitas e-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4766011E1por
dc.contributor.referee1Turchi, Maria Zaíra-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707092U0por
dc.contributor.referee2Cipreste, Karla Fernandes-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4773410Y2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K8508010J9por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoEsta dissertação analisa alguns símbolos e mitos encontrados na poesia contemporânea da América Central. Utilizamos o método mitocrítico, destacando as contribuições de Durand, Eliade e Bachelard para estudar alguns dos poetas incluídos em Puertas abiertas. Antología de poesía centroamericana. O percurso histórico mítico-literário, do primeiro capítulo, reflete sobre o significado atual do imaginário centro-americano ; e serve como premissa para responder como a poesia está formada por memórias coletivas. No segundo capítulo, destacamos as características de uma sociedade constituída por sincretismos. Porém, assinalamos que a hibridez sociocultural centro-americana está caracterizada por bases históricas comuns que fazem dos poetas de diferentes países um grupo coeso. Se o espaço centro-americano se distingue por misturas e solapamentos, era preciso entender como é percebida a mãe pátria na poesia contemporânea. A análise feita às mostras poéticas de Jorge Galán e Javier Payeras apresentam-nos duas visões diferentes sobre a pátria. Concluímos que o imaginário centro-americano é complexo, mas esta dissertação propõe uma aproximação mitocrítica da poesia contemporânea, e transforma-se numa base para a elaboração de outros trabalhos que possam envolver esta mesma temática e linha de estudo.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttp://doi.org/10.14393/ufu.di.2016.181pt_BR
dc.orcid.putcode81765988-
dc.crossref.doibatchid51077b7f-2a0d-4bd9-a513-1043c8690d8b-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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