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dc.creatorTeixeira, Lucília de Sousa Leão-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:30:02Z-
dc.date.available2015-11-17-
dc.date.available2016-06-22T18:30:02Z-
dc.date.issued2015-05-05-
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Lucília de Sousa Leão. A representação do negro nas poesias de Castro Alves e de Luiz Gama. 2015. 153 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2015. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.261por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11895-
dc.description.abstractThis work intends to analyze the representation of black people in the poetry of Castro Alves and to show that the african-Brazilian was represented by him in a limited way, viewed from the outside . This fact can help people to build a semantic contrary to the appreciation of the descendant of slaves, because it strengthens inferiorizing images. Nevertheless, the Bahian poet was a voice in favor of the black people in the second half of the nineteenth century. It is purpose of this study to open up new avenues for future readings of Castro Alves, for the poet, even being one of the most advanced consciousness of his time, turned out to represent the black people in a way not to totally break the stereotypes of his time, what makes us relativize the nickname \"poet of the slaves.\" It is noteworthy that the Brazilian poetry of the nineteenth century appeared as creator framework of issues, themes and nationalist and subjectivist situations at a time when the domain of political power was exercised by the ruling class which maintained slaves. Alves literary discourse was strongly marked by dominant interests that were part of the country\'s modernization process, such as the abolition of slavery by the hands of the elite itself and the consequent and gradual transformation of the slave in proletarian. This paper also aims to discuss how the texts of the black poet Luiz Gama, a contemporary of Castro Alves, from a speech from the inside , saying the african-Brazilian specificity, build an identity affirmation of himself and of his collective, surpassing the common semantic places where the black people had been closed in the Brazilian literary tradition. To show the trajectory of black people from object to subject, we take as parameters three elements: the creative poetic consciousness; the point of view of the enunciation and the values conveyed by poetic discourse, aspects relating to the representative statutes in literature.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCastro Alvespor
dc.subjectLuiz Gamapor
dc.subjectLiteratura afro-brasileirapor
dc.subjectEstereotipiapor
dc.subjectPoesiapor
dc.subjectAfrican-Brazilian Literatureeng
dc.subjectStereotypingeng
dc.subjectPoetryeng
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLiteratura brasileira - História e críticapor
dc.subjectAlves, Castro, 1847-1871 - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectGama, Luiz, 1830-1882 - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleA representação do negro nas poesias de Castro Alves e de Luiz Gamapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Vianna, Cintia Camargo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4760317T3por
dc.contributor.referee1Ribeiro, Ivan Marcos-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4708250J0por
dc.contributor.referee2Carbonieri, Divanize-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771290A2por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4241142E0por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoEste trabalho pretende analisar a representação do negro nas poesias de Castro Alves e mostrar que o afro-brasileiro foi representado por ele de forma limitada, vista de fora . Tal fato pode chegar a construir uma semântica contrária à valorização do descendente de escravos, pois reforça imagens inferiorizantes. Apesar disso, o poeta baiano foi uma voz em favor do negro na segunda metade do século XIX. É propósito deste trabalho abrir novos caminhos para futuras leituras de Castro Alves, pois o poeta, mesmo sendo uma das consciências mais avançadas para a época em que atuou, acabou por representar o negro de maneira a não romper totalmente com os estereótipos de seu tempo, o que nos faz relativizar a alcunha poeta dos escravos . Vale ressaltar que a poesia brasileira do século XIX figurava enquanto quadro idealizador de assuntos, de temas e situações nacionalistas e subjetivistas ou costumbristas numa época em que o domínio do poder político era exercido pela classe senhorial e escravista. O discurso literário de Alves foi fortemente marcado por interesses dominantes que faziam parte do processo de modernização do país, como a abolição da escravatura por mãos da própria elite e a consequente e gradual transformação do escravo em proletário. Pretende-se, também, discutir como os textos do poeta negro Luiz Gama, contemporâneo de Castro Alves, a partir de um discurso de dentro , afirmando a especificidade afro-brasileira, edificam uma afirmação identitária de si e de seu coletivo, ultrapassando os lugares semânticos comuns nos quais o negro fora encerrado na tradição literária brasileira. Para mostrar a trajetória do negro de objeto a sujeito, tomamos como parâmetros três elementos: a consciência poética criadora; o ponto de vista de enunciação e os valores veiculados pelo discurso poético, aspectos que dizem respeito aos estatutos representativos em literatura.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2015.261por
dc.orcid.putcode81765965-
dc.crossref.doibatchid101d0d86-efd5-461f-9793-ab4189c542c9-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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