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dc.creatorMaciel, Lilian Lima-
dc.date.accessioned2016-06-22T18:30:01Z-
dc.date.available2014-10-07-
dc.date.available2016-06-22T18:30:01Z-
dc.date.issued2014-02-24-
dc.identifier.citationMACIEL, Lilian Lima. Espacialidades reais e fantásticas nas narrativas de Lygia Bojunga: uma leitura de A bolsa amarela, A casa da madrinha e o Sofá estampado. 2014. 114 f. Dissertação (Mestrado em Linguística, Letras e Artes) - Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2014. DOI https://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.121por
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufu.br/handle/123456789/11878-
dc.description.abstractThis study, which focuses the literary narratives The yellow bag, The godmother\'s house and The chintz sofa, written by Lygia Bojunga, is intended to demonstrate how this author operates the linkage between the real and the imaginary, breaking the boundaries delimited by reason through objects/spaces (the bag, the house and the sofa/hole) that trigger the unusual in these narratives that constitute our corpus. It is observed in Lygia a great creativity for confabulation with the creation of a reverse world that provides children with an escape from the repression of adults; we perceive how the objects/spaces the bag, the house and the couch/hole arise as borders that open countless possibilities for characters to move between the real and unreal to develop their sorrows and anxieties, leading them to a deeper and more elaborate reading of the world and their own existence. To do so, the theoretical foundation on spatiality will be held from the theories of Michel Foucault, Gilles Deleuze and Félix Guattari. In the basis of our reflections regarding the Fantastic Literature we use Tzvetan Todorov studies, Remo Ceserani, Filipe Furtado, Freud, Louis Vax, and others; and in the grounding of the relationship between the real, the fictional and the imaginary, Wolfgang Iser s studies are addressed.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior-
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Uberlândiapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEspaçopor
dc.subjectFantásticopor
dc.subjectLiteratura infantil e juvenilpor
dc.subjectLygia Bojungapor
dc.subjectSpaceeng
dc.subjectFantasticeng
dc.subjectChildren and youth literatureeng
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLiteratura infantojuvenilpor
dc.subjectNunes, Lygia Bojunga, 1932- A bolsa amarela - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectNunes, Lygia Bojunga, 1932 A casa da madrinha - Crítica e interpretaçãopor
dc.subjectNunes, Lygia Bojunga, 1932 Sofá estampado - Crítica e interpretaçãopor
dc.titleEspacialidades reais e fantásticas nas narrativas de Lygia Bojunga: uma leitura de A bolsa amarela, A casa da madrinha e o Sofá estampadopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.contributor.advisor1Gama-Khalil, Marisa Martins-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767829E0por
dc.contributor.referee1Coito, Roselene de Fátima-
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4723643E8por
dc.contributor.referee2Carrijo, Silvana Augusta Barbosa-
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706111H6por
dc.contributor.referee3Andrade, Paulo Fonseca-
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4767429T3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4383474T4por
dc.description.degreenameMestre em Teoria Literáriapor
dc.description.resumoNo presente estudo, que tem como foco de abordagem as narrativas literárias A bolsa amarela, A casa da madrinha e O sofá estampado da autora Lygia Bojunga, pretende-se demonstrar a forma como a autora opera a articulação entre o real e o imaginário, de forma a romper fronteiras delimitadas pela razão por intermédio de objetos/espaços (a bolsa, a casa e o sofá/buraco) que deflagram o insólito nessas narrativas que constituem nosso corpus. Observa-se em Lygia uma grande criatividade para a fabulação com a criação de um mundo reverso que proporciona à criança uma fuga da repressão dos adultos; percebemos como os objetos/espaços a bolsa, a casa e o sofá/buraco se colocam como fronteiras que abrem aos personagens inúmeras possibilidades de movimentação entre o real e o irreal para elaborar suas dores e angústias conduzindo-os para uma leitura do mundo e de sua existência mais profunda e elaborada. Para tanto, o embasamento teórico sobre as espacialidades será realizado a partir das teorias de Michel Foucault, Gilles Deleuze e Félix Guattari. No embasamentodas reflexões acerca da literatura fantástica, serão utilizados os estudos de Tzvetan Todorov, Remo Ceserani, Filipe Furtado, Freud, Louis Vax e outros; e na fundamentação da relação entre o real, o fictício e o imaginário, os estudos Wolfgang Iser serão abordados.por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS::TEORIA LITERARIApor
dc.publisher.departmentLinguística, Letras e Artespor
dc.publisher.initialsUFUpor
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.14393/ufu.di.2014.121por
dc.orcid.putcode81765912-
dc.crossref.doibatchid6bda9598-e242-43c6-81dc-5768926013e9-
Appears in Collections:DISSERTAÇÃO - Estudos Literários

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